Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação

Leonidas de Oliveira Brandao

Doutor e mestre em Matemática Aplicada pela Universidade de São Paulo (respectivamente em 1999 e 1994). Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988). Atualmente é professor assistente do departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Informática na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino à distância, geometria interativa (dinâmica), ambiente interativo de aprendizagem e avaliação automática, com interesse no desenvolvimento e aplicação de novos sistemas de apoio ao ensino (tais como iGeom, iGraf, iComb, iVProg, iMath e SAW). Com menor ênfase tem atuação em otimização contínua. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5618622435626525 (19/01/2024)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Instituto de Matemática e Estatística, Departamento de Ciência da Computação. Sala 212 - C Cid. Universitária 05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30919691 URL da Homepage: http://www.ime.usp.br/~leo
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Ciência da Computação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2011-2015. Ensino-Aprendizagem de Matematica dos Ensinos Fundamental II e Medio apoiado por ferramentas Web interativas
      Descrição: O projeto terá dois focos de observação didáticos: a verificação de aprendizagem do aluno com a utilização das TIC, assim como a análise do processo de produção de Conteúdo Didático Digital Interativo (iCDD), ambos relacionados ao currículo de Matemática. Além disso o projeto deverá resultar em aprimoramentos nos sistemas computacionais de apoio à educação desenvolvidos pelo grupo participante do LInE-IME-USP, todos a serem distribuídos na forma de software livre. Outro importante objetivo deste projeto é, ao final, disponibilizar a todos os professores interessados as ferramentas e atividades digitais desenvolvidas, criando inclusive uma comunidade virtual na qual os professores possam usar tais recursos, comentálos e, de modo geral, trabalhar colaborativamente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) . Integrantes: Leônidas de Oliveira Brandão - Coordenador / Seiji Isotani - Integrante / Anarosa Alves Franco Brandão - Integrante / ricardo bianconi - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Leonidas de Oliveira Brandao.
    2. 2011-2014. Estudo, Definicao e Desenvolvimento de Ferramentas Computacionais e Metodos Colaborativos de Aprendizagem para Facilitar a Utilizacao dos Laptops Educacionais no Ensino de Matematica e Portugues
      Descrição: Um dos objetivos deste projeto de pesquisa é a formação de professores para uso de atividades colaborativas e interativas, dentro e fora de sala de aula, utilizando laptops e integrando essa abordagem no contexto mais amplo do uso das tecnologias na aprendizagem. Também é objetivo do projeto entender e verificar o impacto desta metodologia nos processos de ensino-aprendizagem dos alunos em tópicos relacionados à Matemática e ao Português. Esses objetivos podem ser divididos em seis metas: - Estudar meios efetivos de introduzir a aprendizagem colaborativa e verificar seu impacto na formação de alunos e professores; - Propor métodos pedagógicos para uso efetivo dos programas computacionais interativos em sala de aula; - Dar Suporte a avaliação diagnóstica e formativa; - Ensino de Matemática; - Ensino de Português; - Sustentabilidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Leônidas de Oliveira Brandão - Integrante / Seiji Isotani - Coordenador / Anarosa Alves Franco Brandão - Integrante / Nílson José Machado - Integrante / Émerson de Pietri - Integrante / Junia Coutinho Anacleto - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Leonidas de Oliveira Brandao.
      Descrição: O uso eficaz das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), em particular dos laptops educacionais e da Web, no ensino fundamental e médio ainda é um grande desafio que vem sendo estudado por pesquisadores e educadores de diversas áreas do conhecimento. A literatura aponta várias dificuldades enfrentadas ao tentar introduzir a tecnologia em sala de aula, seja do ponto de vista do professor ou do aluno. No caso do professor, a falta de capacitação é uma das dificuldades mais citadas. Do ponto de vista da aprendizagem, alguns dos problemas enfrentados para se introduzir os computadores no dia-a-dia do aluno são a dificuldade deste em trabalhar colaborativamente utilizando as TIC e a falta de conteúdo interativo de boa qualidade. Apesar de sempre existir algum grau de interatividade em todo material didático digital apresentado ao aluno, muitos conteúdos apresentados apresentam interatividade pobre, por exemplo em animações nas quais o aluno precisa apenas clicar em algum ícone para avançar uma apresentação após certo tempo. Ou seja, o aluno é um agente passivo em sua aprendizagem. Neste contexto, este projeto de pesquisa apresenta uma solução integrada que se baseia em três características que facilitam a construção de ambientes propícios ao ensino, particulamente utilizado os laptops educacionais do projeto UCA. A primeira é o desenvolvimento de ferramentas Web interativas que permitam a criação de conteúdos com os quais o aluno possa interagir de modo mais efetivo com o conhecimento abordado. A segunda é a capacitação do professor no uso da aprendizagem colaborativa e no desenvolvimento de conteúdos interativos para conduzir aulas em que as TIC sejam utilizadas de modo eficaz. A terceira é o desenvolvimento de um conjunto de atividades que estimulam o aluno a ativamente construir seu próprio conhecimento. Através destes três características, este projeto de pesquisa irá estudar as ferramentas já desenvolvidas pelo equipe deste projeto e pr. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Anarosa Alves Franco Brandão - Integrante / Leônidas de Oliveira Brandão - Integrante / Isotani, Seiji - Coordenador / Nilton José Machado - Integrante / Émerson de Pietri - Integrante / Junia Anacleto - Integrante / Ryan Baker - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Anarosa Alves Franco Brandao.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. 1º Lugar Protótipo- Model2gether: uma ferramenta de apoio ao ensino e a aprendizagem de modelos por cegos, Congresso Brasileiro de Informática da Educação (CBIE).. 2016.
      Membro: Leônidas de Oliveira Brandão.
    2. Melhor dissertação de mestrado em Informática na Educação para orientando Danilo Leite Dalmon, Simposio Brasileiro em Informática na Educação da Sociedade Brasileira de Computação.. 2012.
      Membro: Leônidas de Oliveira Brandão.
    3. Melhor dissertação de mestrado em Informática na Educação para orientando Seiji Isotani, Simpósio Brasileiro de Informática na Educação da Sociedade Brasileira de Comptução.. 2006.
      Membro: Leônidas de Oliveira Brandão.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (7)
    1. Workshop sobre Informática na Escola. Como usar a Geometria Dinâmica? O Papel do Professor e do Aluno Frente às Novas Tecnologias. 2006. (Congresso).
    2. XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.iGraf - Módulo de Aprendizagem para Ensino de Função na Web. 2006. (Seminário).
    3. XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.iGraf: uma proposta de sistema para ensino/aprendizagem de função na Web. 2006. (Simpósio).
    4. International Conference on Science and Mathematics Education. International Conference on Science and Mathematics Education. 2002. (Congresso).
    5. I Workshop de História e Tecnologia no Ensino de Matemática.Workshop de História e Tecnologia no Ensino de Matemática. 2002. (Oficina).
    6. Primeiro Encontro da RPM.Primeiro Encontro da RPM. 2002. (Encontro).
    7. 15o Simpósio Brasileiro de Geometria Descritiva e Desenho Técnico. 15o Simpósio Brasileiro de Geometria Descritiva e Desenho Técnico. 2001. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. BRANDÃO, LEÔNIDAS; José Francisco de Magalhães Netto. Jornadas de Atualização em Informática na Educação. 2022. Congresso
    2. BRAGA, J. C. ; BRANDÃO, LEÔNIDAS ; Fernanda Gabriela de Sousa Pires. Concurso Integrado de Desenvolvimento de Soluções de Tecnologia e Objetos de Aprendizagem para a Educação - Apps.Edu. 2022. Congresso
    3. BRANDÃO, L. O.; BRAGA, J. C.. Mostra de Sotware de Informática na Educação. 2014. Congresso
    4. BRANDÃO, L. O.. IX WORKSHOP DE TRABALHOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (WTIC). 2012. (Congresso).. . 0.
    5. BRANDÃO, L. O.. II APplications to Provide LEarning and Teaching Support (APPLETS). 2012. (Congresso).. . 0.
    6. BRANDÃO, L. O.; BRAGA, J. C.. Mostra de Sotware de Informática na Educação. 2012. Congresso
    7. BRANDÃO, L. O.; BRANDÃO, A. A. F. ; ISOTANI, S. ; MARQUES, G. C. ; LUCENA, C. J.. APplications to Provide LEarning and Teaching Support (APPLETS). 2011. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (4)
    • Leônidas de Oliveira Brandão ⇔ Anarosa Alves Franco Brandão (40.0)
      1. Luque, L. ; Brandão, L.O. ; A. F. Brandão, Anarosa. What Is Missing in Web_Based Textual UML Tools to Allow the Inclusion of Blind People in Academia and Industry?. JOURNAL OF CONVERGENCE INFORMATION TECHNOLOGY (GYEONGJU). v. 13, p. 33-46, issn: 1975-9320, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B3
      2. Luque, L. ; Brandão, L.O. ; KIRA, E. ; A. F. Brandão, Anarosa. On the inclusion of learners with visual impairment in computing education programs in Brazil: practices of educators and perceptions of visually impaired learners. JOURNAL OF THE BRAZILIAN COMPUTER SOCIETY (IMPRESSO). v. 24, p. 1-12, issn: 0104-6500, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B1
      3. ISOTANI, Seiji ; REIS, HELENA M. ; ALVARES, DANILO ; BRAND?O, ANAROSA A. F. ; BRAND?O, LE?NIDAS O.. A DGS gesture dictionary for modelling on mobile devices. INTERACTIVE LEARNING ENVIRONMENTS. v. 1, p. 1-17, issn: 1049-4820, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A2
      4. REIS, H. M. ; Brandão, Anarosa A. F. ; Brandão, L.O. ; Isotani, S.. Interaction interfaces in interactive geometry software: are we exploring new devices and possibilities?. International Journal of Learning Technology (Print). v. 11, p. 285, issn: 1477-8386, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B1
      5. Luque, L. ; BRANDAO, LEONIDAS O. ; Tori, R. ; Brandao, Anarosa A. F.. On the Inclusion of Blind People in UML e-Learning Activities. Revista Brasileira de Informática na Educação. v. 23, p. 18, issn: 1414-5685, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B3
      6. REIS, HELENA MACEDO ; ISOTANI, SEIJI ; BRANDÃO, LEÔNIDAS O. ; CRUZ, WILMAX M. ; Brandão, Anarosa A. F. ; FILHO, RAMILIO R. R.. Concepção de uma Família de Gestos para Construção de Objetos Geométricos e sua Utilização em um Sistema de Geometria Interativa para Dispositivos Móveis: GeoTouch. Revista Brasileira de Informática na Educação. v. 23, p. 206, issn: 1414-5685, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B3
      7. Dalmon, D. L. ; BRANDÃO, L. O. ; Brandão, Anarosa A.F. ; BRANDÃO, A. A. F. ; Isotani, S.. A Domain Engineering for Interactive Learning Modules. Journal of Research and Practice in Information Technology. v. 44, p. 309-330, issn: 1443-458X, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: C
      8. GELORME SILVEIRA, MARCOS GABRIEL ; DE SOUZA, LUCAS MENDONÇA ; DE OLIVEIRA BRANDÃO, LEÔNIDAS ; FRANCO BRANDÃO, ANAROSA ALVES. Learning Analytics to Support Education for All: Learning from the Past. Em: 2023 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), v. 1, p. 1-8, 2023.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (2023 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE))
      9. DE SOUZA, LUCAS MENDONÇA ; FELIX, IGOR MOREIRA ; Ferreira, Bernardo Martins ; BRANDÃO, ANAROSA ALVES FRANCO ; BRANDÃO, LEÔNIDAS DE OLIVEIRA. I know what you coded last summer. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, v. 1, p. 909-920, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação)
      10. DA SILVA NEVES LIMA, PRISCILA ; DAS ALMAS SILVA, LAIRA ; DOS SANTOS OLIVEIRA, JOAO LUCAS ; FRANCO BRANDAO, ANAROSA ALVES ; DE OLIVEIRA BRANDAO, LEONIDAS. Computational games in STEM courses: a systematic review of the literature. Em: 2020 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), v. 1, p. 1-8, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (2020 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE))
      11. DE SOUZA, LUCAS MENDONCA ; Ferreira, Bernardo Martins ; FELIX, IGOR MOREIRA ; DE OLIVEIRA BRANDAO, LEONIDAS ; BRANDAO, ANAROSA ALVES FRANCO ; PEREIRA, PATRICIA ALVES. Mathematics and programming: marriage or divorce?. Em: 2019 IEEE World Conference on Engineering Education (EDUNINE), v. 1, p. 1-5, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (2019 IEEE World Conference on Engineering Education (EDUNINE))
      12. DO NASCIMENTO, MARCOS DEVANER ; FELIX, IGOR MOREIRA ; Ferreira, Bernardo Martins ; DE SOUZA, LUCAS MENDONCA ; Dantas, Douglas Lima ; DE OLIVEIRA BRANDAO, LEONIDAS ; DE OLIVEIRA BRANDAO, ANAROSA. Which visual programming language best suits each school level? A look at Alice, iVProg, and Scratch. Em: 2019 IEEE World Conference on Engineering Education (EDUNINE), v. 1, p. 1-16, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (2019 IEEE World Conference on Engineering Education (EDUNINE))
      13. NASCIMENTO, MARCOS D. DO ; BRANDAO, ANAROSA A. F. ; BRANDaO, LEoNIDAS DE OLIVEIRA ; OLIVEIRA, FRANCISCO C. DE M. B.. Overcoming Accessibility Barriers for People with Severe Vision Impairment in Web-based Learning Environments: A Literature Review. Em: 2019 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), v. 1, p. 1-8, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (2019 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE))
      14. Luque, Leandro ; BRANDaO, LEoNIDAS DE OLIVEIRA ; BRANDAO, ANAROSA ALVES FRANCO. A Framework to Foster Diversity in Collaborative Activities. Em: 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), v. 1, p. 1-9, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE))
      15. DE OLIVEIRA BRANDAO, LEONIDAS; FELIX, IGOR MOREIRA ; PEREIRA, PATRICIA ALVES ; BRANDAO, ANAROSA ALVES FRANCO. Evolving Technology to Better Support Teaching Introductory Programming Inside Moodle. Em: XIII Conferência Latino-americana de Tecnologias de Aprendizagem - LACLO 2018, v. 1, p. 436, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (XIII Conferência Latino-americana de Tecnologias de Aprendizagem - LACLO 2018)
      16. BRANDÃO, LEÔNIDAS ; FELIX, IGOR ; Brandão, Anarosa ; PEREIRA, PATRICIA. Ensinando com jogos ou jogando com o ensino: a visão da comunidade brasileira de Informática na Educação sobre jogos no ensino de matemática. Em: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), v. 1, p. 735-744, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education))
      17. Luque, Leandro ; DE OLIVEIRA BRANDAO, LEONIDAS ; KIRA, ELISABETI ; ALVES, ANAROSA ; BRANDAO, FRANCO. Inclusion in computing and engineering education: Perceptions and learning in diagram-based e-learning classes with blind and sighted learners. Em: 2017 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), v. 1, p. 1-8, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (2017 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE))
      18. Luque, L. ; SANTOS, C. L. F. ; CRUZ, D. O. ; BRANDAO, LEONIDAS O. ; Brandão, Anarosa A. F.. Model2gether: a tool to support cooperative modeling involving blind people. Em: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE SOFTWARE: TEORIA E PRÁTICA (CBSOFT 2016) ? SESSÃO DE FERRAMENTAS, v. 1, p. 73-80, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (VII CONGRESSO BRASILEIRO DE SOFTWARE: TEORIA E PRÁTICA (CBSOFT 2016) ? SESSÃO DE FERRAMENTAS)
      19. RODRIGUES, PATRICIA ALVES ; DE O. BRANDAO, LEONIDAS ; BRANDAO, ANAROSA ALVES FRANCO. Let us learn together!: Do complementary abilities foster pair collaboration in web-based learning?. Em: 2016 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), v. 1, p. 1-T1H8, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (2016 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE))
      20. Luque, L. ; SANTOS, C. L. F. ; CRUZ, D. O. ; Brandão, L.O. ; BRANDAO, ANAROSA ALVES FRANCO. Model2gether: uma ferramenta de apoio ao ensino e a aprendizagem de modelos por cegos. Em: Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE 2016 - Apps.edu, v. 1, p. 1-8, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE 2016 - Apps.edu)
      21. DA SILVA RIBEIRO, ROMENIG ; DE OLIVEIRA BRANDAO, LEONIDAS ; FARIA, TULIO VITOR MACHADO ; BRANDAO, ANAROSA ALVES FRANCO. Programming web-course analysis: How to introduce computer programming?. Em: 2014 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), v. 1, p. 1-946, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (2014 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE))
      22. DO PRADO, REGINALDO ; BRANDAO, LEONIDAS O. ; BRANDAO, ANAROSA A. F.. iPlan: A model of lesson plans to help teaching process in web learning environment. Em: 2014 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), v. 1, p. 1-1248, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (2014 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE))
      23. ISOTANI, Seiji ; PEDRO, LAIS Z. ; REIS, HELENA M. ; BORGES, SIMONE S. ; LOPES, APARECIDA M.Z. ; SOUZA, JOAO P.T. ; BRANDAO, ANAROSA A.F. ; BRANDAO, LEONIDAS O.. Interactive Geometry Goes Mobile with GeoTouch. Em: 2014 IEEE 14th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), v. 1, p. 181-5, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (2014 IEEE 14th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT))
      24. LUQUE, LEANDRO ; O. BRANDÃO, LEÔNIDAS ; TORI, ROMERO ; A. F. Brandão, Anarosa. Are You Seeing This? What Is Available and How Can We Include Blind Students in Virtual UML Learning Activities. Em: XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, v. 1, p. 204-213, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação)
      25. NASCIMENTO, MAURICIO G. F. ; BRANDAO, LEONIDAS O. ; BRANDAO, ANAROSA A. F.. A model to support a learning object repository for web-based courses. Em: 2013 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), v. 1, p. 548-6, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (2013 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE))
      26. DALMON, D. L. ; Brandão, Anarosa A.F. ; Isotani, S. ; Brandão, L.O.. Uso de Métodos e Técnicas para Desenvolvimento de Software Educacional em Universidades Brasileiras. In: I Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação. Em: I Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação - DesafIE, v. SBC, p. 1-10, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (I Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação - DesafIE)
      27. Brandão, L.O. ; RIBEIRO, R. S. ; Brandão, Anarosa A.F.. A system to help teaching and learning algorithms. Em: 2012 Frontiers in Education Conference, v. 1, p. 1103-1108, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (2012 Frontiers in Education Conference)
      28. PEDRO, L. Z. ; BORGES, S. S. ; LOPES, A. M. Z. ; SOUZA, J. P. T. ; BRANDÃO, A. A. F. ; BRANDÃO, L. O. ; ISOTANI, Seiji. Projeto e Desenvolvimento de um Aplicativo de Geometria Interativa para Dispositivos Móveis. Em: Simposio Brasileiro de Informática na Educação, v. 1, p. 1-10, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Simposio Brasileiro de Informática na Educação)
      29. REIS, H. M. ; BORGES, Simone S. ; DURELLI, Vinicius H. S. ; MORO, Luis F. S. ; Brandão, Anarosa A.F. ; BARBOSA, Ellen. F. ; Brandão, L.O. ; Isotani, S. ; JAQUES, Patricia A. ; BITTENCOURT, Ig I.. Towards Reducing Cognitive Load and Enhancing Usability through a Reduced Graphical User Interface for a Dynamic Geometry System: An Experimental Study. Em: 2012 IEEE International Symposium on Multimedia (ISM), v. 1, p. 445-450, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (2012 IEEE International Symposium on Multimedia (ISM))
      30. DALMON, D. L. ; Eisenmann, Alexandre Luís Kundrát ; TANBELLINI, M. J. G. S. ; NASCIMENTO, M. G. F. ; RODRIGUES, P. A. ; Reginaldo Rideaki Kamiya ; PRADO, R. ; BRANDÃO, L. O. ; BRANDÃO, A. A. F.. Interactive Learning Modules in Engineering Education and as a Motivational Tool for Middle and High School Students. Em: 40th IGIP - International Conference on Engineering Education, v. 1, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (40th IGIP - International Conference on Engineering Education)
      31. Prado, R. ; Brandão, Anarosa A.F. ; Brandão, L.O.. iGraf: an Interactive Graphical Software for CSET Education. Em: 2011 Frontiers in Education Conference, p. T1-E1-T1-E6, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (2011 Frontiers in Education Conference)
      32. RODRIGUES, PATRICIA ALVES ; DE OLIVEIRA BRANDAO, LEONIDAS ; BRANDAO, ANAROSA A. F.. Interactive assignment: A Moodle component to enrich the learning process. Em: 2010 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. T4F-1-T4F-6, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (2010 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE))
      33. MOURA, JANINE G. ; BRANDAO, LEONIDAS O. ; BRANDAO, ANAROSA A. F.. A web-based learning management system with automatic assessment resources. Em: 37th ASEE/IEEE Frontiers in Education Conference (FIE 2007), v. 1, p. F2D-1-F2D-6, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (37th ASEE/IEEE Frontiers in Education Conference (FIE 2007))
      34. MOURA, Janine Gomes ; BRANDÃO, L. O. ; BRANDÃO, A. A. F.. A Web-based Learning Management System with Automatic Assessment Resources to Support the Diversity of Learning Rhythms. Em: XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2007, v. 1, p. 1-11, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2007)
      35. DO NASCIMENTO, MARCOS D. ; BRANDÃO, ANAROSA A. F. ; DE OLIVEIRA BRANDÃO, LEÔNIDAS ; Casal, Tiago Melo. Towards iVProg4All: An Accessibility Test with Blind. Em: 2023 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 2023, College Station. 2023 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), v. 1, p. 01-5, 2023.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (2023 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE), 2023, COLLEGE STATION. 2023 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE))
      36. RODRIGUES, JOSE ROBERTO A. ; BRANDAO, LEONIDAS O. ; NASCIMENTO, MAURICIO ; RODRIGUES, PATRICIA ; BRANDAO, ANAROSA A. F. ; GIROIRE, HELENE ; AUZENDE, ODETTE. iQuiz: Integrated assessment environment to improve Moodle Quiz. Em: 2013 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 2013, Oklahoma City. 2013 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), v. 1, p. 293-3, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (2013 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE), 2013, OKLAHOMA CITY. 2013 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE))
      37. DALMON, DANILO L. ; BRANDAO, LEONIDAS O. ; GOMES, GUILHERME M. ; Brandao, Anarosa A. F. ; ISOTANI, SEIJI. Work in Progress: A Generic Model for Interactivity-Intense Intelligent Tutor Authoring Tools. Em: 2012 Frontiers in Education Conference, 2012, Seattle. 2012 Frontiers in Education Conference Proceedings. Danvers: IEEE, v. 1, p. 1162-1163, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (2012 FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE, 2012, SEATTLE. 2012 FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE PROCEEDINGS. DANVERS: IEEE)
      38. RIBEIRO, R. S. ; Brandão, Anarosa A.F. ; Brandão, L.O.. Uma visão do cenário Nacional do Ensino de Algoritmos e Programação: uma proposta baseada no Paradigma de Programação Visual. Em: Simposio Brasileiro de Informática na Educação, 2012, Rio de Janeiro. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educaçào. Porto Alegre: SBC, v. 1, p. 1-5, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (SIMPOSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2012, RIO DE JANEIRO. ANAIS DO SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÀO. PORTO ALEGRE: SBC)
      39. Dalmon, D. L. ; Isotani, S. ; Brandão, Anarosa A.F. ; Brandão, L.O.. Work in Progress: Enhancing Interactive Geometry Systems with Intelligent Tutoring Features. Em: 2011 Frontiers in Education Conference, 2011, RAPID CITY. Proceedings of the 41st IEEE/ASEE Frontiers in Education Conference, p. F3-E1-F3-E2, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (2011 FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE, 2011, RAPID CITY. PROCEEDINGS OF THE 41ST IEEE/ASEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE)
      40. Brandão, L.O. ; Isotani, S. ; Brandão, Anarosa A.F.. Tools to support learning and teaching with interactive activities. Em: Workshop on Applications to Provide Learning and Teaching Support - APPLETS@SBIE-WIE 2011, 2011, Aracaju. Anais do Workshop on Applications to Provide Learning and Teaching Support - APPLETS, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (WORKSHOP ON APPLICATIONS TO PROVIDE LEARNING AND TEACHING SUPPORT - APPLETS@SBIE-WIE 2011, 2011, ARACAJU. ANAIS DO WORKSHOP ON APPLICATIONS TO PROVIDE LEARNING AND TEACHING SUPPORT - APPLETS)

    • Leônidas de Oliveira Brandão ⇔ Junior Barrera (1.0)
      1. SILVA, Paulo J S ; HASHIMOTO, Ronaldo F ; KIM, Seungchan ; BARRERA, Junior ; BRANDÃO, Leônidas O ; SUH, Edward ; DOUGHERTY, Edward R. Feature Selection Algorithms to Find Strong Genes. Pattern Recognition Letters. v. 26, n. 10, p. 1444-1453, issn: 0167-8655, 2005.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A2

    • Leônidas de Oliveira Brandão ⇔ Marco Aurélio Gerosa (1.0)
      1. BRANDAO, LEONIDAS DE OLIVEIRA ; BOSSE, YORAH ; GEROSA, MARCO AURELIO. Visual programming and automatic evaluation of exercises: An experience with a STEM course. Em: 2016 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), v. 1, p. 1-9, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (2016 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE))

    • Leônidas de Oliveira Brandão ⇔ Ronaldo Fumio Hashimoto (1.0)
      1. SILVA, Paulo J S ; HASHIMOTO, Ronaldo F ; KIM, Seungchan ; BARRERA, Junior ; BRANDÃO, Leônidas O ; SUH, Edward ; DOUGHERTY, Edward R. Feature Selection Algorithms to Find Strong Genes. Pattern Recognition Letters. v. 26, n. 10, p. 1444-1453, issn: 0167-8655, 2005.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A2




(*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2024
Data de processamento: 22/04/2024 15:16:34