Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação

Anarosa Alves Franco Brandao

possui graduação (1990) e mestrado (1994) em Matemática pela Universidade de São Paulo, doutorado em Informática pela PontifíciaUniversidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Recebeu seu título de Livre Docente pela Universidade de São Paulo em 2021. Seus interesses de pesquisa estão relacionados à Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Inteligência Artificial, atuando principalmente nos temas relacionados a sistemas multigentes, ontologias e sistemas de aprendizagem via web. É professora do departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da EscolaPolitécnica da Universidade de São Paulo desde dezembro de 2008, mesmo ano em que nasceu seu filho Leonardo. Está editora chefe da Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), uma publicação da CEIE-SBC, no período 2022-2024 e Coordenadora da Área de Concentração Engenharia de Computação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da USP (2022-2024). É representante da Escola Politécnica na SBC desde março de 2021. É membro da SBC, ACM e IEEE. Faz parte do comitê consultivo da série de workshops WESAAC - Workshop Escola de Sistemas de Agentes, seus Ambientes e apliCações. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7369959680190589 (11/01/2024)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais. Av. Prof. Luciano Gualberto, 158 travessa 3 Cidade Universitária 05508-970 - Sao Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30915397 URL da Homepage: www.lti.pcs.usp.br
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Ciência da Computação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2020-Atual. Centro de Inteligencia Artificial
      Descrição: Esta proposta descreve um Centro de Pesquisa de Engenharia em Inteligência Artificial (IA) empenhado em conduzir pesquisas em tópicos centrais de IA e em aplicar técnicas de IA em áreas de aplicação selecionadas --- a saber, indústria de óleo e gás, agronegócios e saúde. O Centro também dará suporte a estudos sobre o impacto social e econômico da IA e conduzirá atividades de transferência de tecnologia e difusão do conhecimento. O Centro será construído com a convicção de que os próximos dez anos trarão avanços sem precedentes em IA, os quais dependerão da colaboração tanto entre áreas centrais da IA como destas áreas com as aplicações. O "Center for Artificial Intelligence" consistirá de dois grupos interligados de pesquisadores, ambos distribuídos na instituição anfitriã e em instituições associadas. Um grupo de pesquisadores, com significativa projeção internacional na comunidade de IA, cobrirá tópicos centrais de IA, de representação de conhecimento a aprendizado de máquina, com ênfase em processamento de texto e linguagem natural, particularmente em Português. Tendências da pesquisa internacional corrente sugerem que a próxima década testemunhará uma interação crescente entre representação de conhecimento, tomada de decisão e aprendizado de máquina; o "Center for Artificial Intelligence" focará sua atenção na combinação destas áreas da IA, já que elas não são tão intimamente conectadas quanto deveriam ser --- o Centro se posicionará como um participante fundamental na colaboração entre os principais tópicos da IA. Um segundo grupo de pesquisadores do Centro focará em três áreas de aplicação onde existe significativa experiência na instituição anfitriã: óleo e gás, agronegócio, e saúde. A conexão entre pesquisa em tópicos centrais da IA e áreas de aplicação ocorrerá em dupla direção: pesquisa em IA básica abordará problemas de grande escala nas áreas de aplicação selecionadas, e será direcionada pelos desafios nestas áreas de aplicação. Um pequeno grupo de pesquisadores da área de humanas está incluído no "Center for Artificial Intelligence" para conduzir pesquisa sobre o impacto social da IA e para identificar caminhos que garantam o uso da IA para o bem. O Coordenador de Educação e Difusão do Conhecimento organizará produção de vídeos contendo resultados de pesquisa e trabalhará através de feiras e escolas para educar o público em sentido amplo. O Coordenador de Transferência de Tecnologia trabalhará com órgãos bem estabelecidos na instituição anfitriã para fomentar iniciativas que transferirão resultados para as entidades financiadoras e para esforços de empreendedorismo. (AU). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Anarosa Alves Franco Brandão - Integrante / Antonio Mauro Saraiva - Integrante / Fabio Gagliardi Cozman - Coordenador / Alexandre Cláudio Botazzo Delbem - Integrante / Claudio Santos Pinhanez - Integrante / Eduardo Aoun Tannuri - Integrante / Glauco Antonio Truzzi Arbix - Integrante / José Eduardo Krieger - Integrante / Marcelo Finger - Integrante / Zhao Liang - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Anarosa Alves Franco Brandao.
    2. 2018-2020. Interoperabilidade na Camada de Aplicacao em Sistemas Ciber-Fisicos
      Descrição: A Internet of Things (IoT) é um campo em constante crescimento. Nele, projetos complexos utilizam uma grande quantidade de componentes diferentes, como sensores, atuadores, elementos de conectividade, tecnologias de computação em nuvem, entre outros. Essa necessidade fez surgir as plataformas de IoT, que são soluções que abstraem a complexidade do ponto de vista do desenvolvedor de software. No entanto, o desenvolvedor de aplicações precisa tratar não apenas da comunicação entre componentes físicos, mas também entre sistemas e humanos. A proposta desse trabalho é definir uma camada de interoperabilidade nas camadas de aplicação de um conjunto de plataformas, de maneira que se disponibilize uma interface que permita a criação de soluções multiplataformas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Anarosa Alves Franco Brandão - Coordenador / Lima Dantas, Douglas - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Anarosa Alves Franco Brandao.
    3. 2018-Atual. Plano de desenvolvimento institucional na area de transformacao digital: manufatura avancada e cidades inteligentes e sustentaveis (PDIp)
      Descrição: Empresas e governos têm visto a transformação digital (ou digitização) de processos e serviços como meio de alcançar maior produtividade, maior eficácia e de aumentar a customização dos produtos, serviços e processos ofertados à sociedade. A melhoria de desempenho e a diferenciação decorrentes dessa transformação ainda não foram totalmente capturadas pelas empresas e pela administração pública. De maneira geral, as soluções demandadas pela transformação digital de cidades ou de processos de manufatura combinam serviços avançados de conectividade e automação, computação em nuvem, sensores dedicados, impressão 3D, capacidade de conexão, processos computadorizados, algoritmos inteligentes e Internet das Coisas. O processo de implantação dessa transformação no país requer o esforço combinado de empresas, governo e Instituições de Ciência e Tecnologia - ICTs - de referência. Entende-se que o IPT esteja apto a se tornar uma destas ICTs de referência. Nesse Plano de Desenvolvimento Institucional de Pesquisa - PDIP, a Instituição se propõe a abordar o tema Transformação Digital por dois eixos de pesquisa - Manufatura Avançada e Cidades Inteligentes e Sustentáveis - que se coadunam com a missão do Instituto de desenvolver e aplicar soluções tecnológicas para aumentar a competitividade das empresas e promover a qualidade de vida da população. Para tal será necessário ampliar e reforçar a capacitação material e humana do IPT para pesquisa em temas centrais dentro daqueles eixos, como, por exemplo, sistemas ciberfísicos, sensoriamento e modelagem matemática, o que se pretende atingir com a implantação do presente PDIP. Prevê-se a implementação do Plano por meio de ações em quatro instâncias: Infraestrutura, Recursos Humanos, Capacitação Digital e Geração de Protótipos a partir de atividades experimentais. Os resultados esperados pelo IPT com a implementação do PDIP são: - Criar as bases de um polo de pesquisa em Transformação Digital tendo como instituições-âncora o próprio IPT e a Universidade de São Paulo; - Ampliar o portfólio de pesquisa do Instituto e intensificar a interação com empresas e sociedade; - Alterar o perfil de atividades do Instituto de modo a privilegiar a capacidade de conduzir pesquisa aplicada e gerar inovação. (AU). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Anarosa Alves Franco Brandão - Integrante / Carlos Eduardo Cugnasca - Integrante / Mauro de Mesquita Spinola - Integrante / Sergio Takeo Kofuji - Integrante / Fabio Kon - Integrante / Solange Nice Alves de Souza - Integrante / Agenor de Toledo Fleury - Integrante / Antonio Carlos Seabra - Integrante / Chang Chiann - Integrante / Cintia Borges Margi - Integrante / Denis Fernado Wolf - Integrante / Edson Denner Leonel - Integrante / Fabio Prates Machado - Integrante / Fernando Antônio Medeiros Marinho - Integrante / Gregório Cardoso Tápias Ceccantini - Integrante / Homero Delboni Junior - Integrante / João Paulo Papa - Integrante / José Alberto Quintanilha - Integrante / José Luis de Paiva - Integrante / Juliana Gardenalli de Freitas - Integrante / Luciana Wasnievski da Silva de Luca Ramos - Integrante / Mario Ricardo Gongora Rubio - Integrante / Mauricio Pinheiro de Oliveira - Integrante / Mauricio Vicente Donadon - Integrante / Michael John Brennan - Integrante / Pedro Henrique Santin Brancalion - Integrante / Pedro Luiz Pizzigatti Correa - Integrante / Rafael Giuliano Pileggi - Integrante / Raquel Gonçalves - Integrante / Roberto Guardani - Integrante / Ronaldo Domingues Mansano - Integrante / Song Won Park - Integrante / Thiago Martins - Integrante / Volnei Tita - Integrante / Wilhelmus Adrianus Maria van Noije - Integrante / Zehbour Panossian - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Anarosa Alves Franco Brandao.
    4. 2016-Atual. Bringing down barriers: including blind people in collaborative modeling
      Descrição: The inclusion of blind people in some math, computing, and engineering-related courses and jobs is challenging. Among the reasons for that is the frequent use of models that keep a strong dependence on graphical representations. Challenges are related not only to individual access and editing of such models, as well as to scenarios in which other sighted and blind people work cooperatively. The literature on cooperative modeling involving blind people is scarce and few studies have covered aspects related to coordination, communication, and awareness mechanisms in such activities. In this PhD project, we aim at proposing and testing a method for including blind people in cooperative modeling activities. To do that, we developed an accessible web-based tool, called Model2gether, which can be customized regarding supported models, interface styles, and awareness mechanisms. Additionally, we have been conducting experiments involving blind and sighted people to identify: (i) the influence of blind's mental model; (ii) the appropriate interface/interaction styles; and (iii) appropriate coordination, communication and awareness mechanisms in such activities. Currently, we are updating the tool, planning new experiments, and considering the possibility of using haptic devices in a multimodal interaction style.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Anarosa Alves Franco Brandão - Coordenador / Leandro Luque - Integrante / Chistoffer L. F. Santos - Integrante. Financiador(es): Google Inc. - Bolsa. Número de produções C, T & A: 7
      Membro: Anarosa Alves Franco Brandao.
    5. 2014-2015. Engineering Multiagent Systems: a research on development issues
      Descrição: This project contextualizes the research on MAS development and addresses some issues that will be investigated during my research stage at LIP6. It is built upon existing and further collaboration that will combine research interests related to analyzing MAS basic components to define the Domain Engineering of a MAS Product-Line and the role of interoperability in MAS considering interaction as basic component of MAS. The latter subject will analyze the viability of adopting similar approach that we had recently proposed to deal with interoperability in Organizational-centered MAS for the domain of Ambient Intelligence.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (2) . Integrantes: Anarosa Alves Franco Brandão - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T & A: 9
      Membro: Anarosa Alves Franco Brandao.
    6. 2012-2014. Questoes de interoperabilidade envolvendo raciocinio social e organizacional em sistemas multiagentes abertos
      Descrição: Interoperabilidade pode ser definida como a habilidade de troca e compartilhamento de informações entre dois ou mais sistemas ou componentes. Para haver tal troca e compartilhamento, estes sistemas ou componentes devem ser capazes de acessar, processar e interpretar a informação. Em sistemas multiagentes abertos várias questões relacionadas à interoperabilidade ainda são problemas a serem resolvidos. Nos últimos anos abordamos estas questões relacionadas à interação entre agentes cujos modelos internos de reputação são distintos e à interação entre agentes e organizações de agentes que especificam sistemas abertos com modelos organizacionais heterogêneos. Neste projeto abordamos novas questões sobre este assunto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Anarosa Alves Franco Brandão - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Anarosa Alves Franco Brandao.
    7. 2011-2015. Ensino-Aprendizagem de Matematica nos Ensinos Fundamental II e Medio apoiado por ferramentas interativas via Web
      Descrição: Este projeto visa desenvolver e testar conteúdos didáticos digitais, além de iniciar a construção de uma comunidade virtual de professores. O projeto pretende também analisar questões educacionais, principalmente (como estimular positivamente) a motivação dos alunos com o uso de tecnologias interativas. Um dos principais objetivos deste projeto é estimular a cooperação entre professores, fomentando a troca e aperfeiçoamento de conteúdos didáticos digitais. Também pretende-se definir métodos para a utilização de conteúdos didáticos digitais com grande interatividade para aprendizagem, particularmente analisando-se a questão da motivação para o aprendizado. Espera-se com este projeto mapear aspectos que realimentem positivamente a motivação ao aprendizado, além de iniciar-se um repositório de conteúdos didáticos interativos, pautados na estrutura curricular do ensino fundamental.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Anarosa Alves Franco Brandão - Integrante / Leônidas de Oliveira Brandão - Coordenador / Isotani, Seiji - Integrante / Ricardo Bianconi - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Anarosa Alves Franco Brandao.
    8. 2011-2013. Estudo, Definicao e Desenvolvimento de Ferramentas Computacionais e Metodos Colaborativos de Aprendizagem para Facilitar a Utilizacao dos Laptops Educacionais no Ensino de Matematica e Portugues
      Descrição: O uso eficaz das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), em particular dos laptops educacionais e da Web, no ensino fundamental e médio ainda é um grande desafio que vem sendo estudado por pesquisadores e educadores de diversas áreas do conhecimento. A literatura aponta várias dificuldades enfrentadas ao tentar introduzir a tecnologia em sala de aula, seja do ponto de vista do professor ou do aluno. No caso do professor, a falta de capacitação é uma das dificuldades mais citadas. Do ponto de vista da aprendizagem, alguns dos problemas enfrentados para se introduzir os computadores no dia-a-dia do aluno são a dificuldade deste em trabalhar colaborativamente utilizando as TIC e a falta de conteúdo interativo de boa qualidade. Apesar de sempre existir algum grau de interatividade em todo material didático digital apresentado ao aluno, muitos conteúdos apresentados apresentam interatividade pobre, por exemplo em animações nas quais o aluno precisa apenas clicar em algum ícone para avançar uma apresentação após certo tempo. Ou seja, o aluno é um agente passivo em sua aprendizagem. Neste contexto, este projeto de pesquisa apresenta uma solução integrada que se baseia em três características que facilitam a construção de ambientes propícios ao ensino, particulamente utilizado os laptops educacionais do projeto UCA. A primeira é o desenvolvimento de ferramentas Web interativas que permitam a criação de conteúdos com os quais o aluno possa interagir de modo mais efetivo com o conhecimento abordado. A segunda é a capacitação do professor no uso da aprendizagem colaborativa e no desenvolvimento de conteúdos interativos para conduzir aulas em que as TIC sejam utilizadas de modo eficaz. A terceira é o desenvolvimento de um conjunto de atividades que estimulam o aluno a ativamente construir seu próprio conhecimento. Através destes três características, este projeto de pesquisa irá estudar as ferramentas já desenvolvidas pelo equipe deste projeto e pr. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Anarosa Alves Franco Brandão - Integrante / Leônidas de Oliveira Brandão - Integrante / Isotani, Seiji - Coordenador / Nilton José Machado - Integrante / Émerson de Pietri - Integrante / Junia Anacleto - Integrante / Ryan Baker - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Anarosa Alves Franco Brandao.
    9. 2010-2012. Projeto de Auxilio a Pesquisa Regular relacionado a Projeto Vigente em cooperacao CNRS/Franca e FAPESP/Brasil: Medeia ? Um Atelie para Construcao de Metodos de Desenvolvimento de Sistemas Multiagentes usando Fragmentos de Metodos
      Descrição: O projeto de pesquisa em andamento (Medeia ? Um Ateliê para Construção de Métodos de Desenvolvimento de Sistemas Multiagentes usando Fragmentos de Métodos) se beneficiará amplamente em decorrência da colaboração proposta com a equipe francesa. Este projeto envolve as áreas de organização de agentes, engenharia de software orientada a agentes (AOSE) e métodos de desenvolvimento de sistemas multiagentes. Nosso grupo de pesquisa é uma referencia mundial na área de organização de agentes e o grupo francês é reconhecido na área de AOSE, notadamente em métodos de desenvolvimento de SMA. Além disso, atualmente a Profa. Dra Zhaia Guessoum co-orienta a pesquisa de Doutorado relacionada a este projeto. Sendo assim, ambos os grupos irão se beneficiar deste projeto, sendo que o grupo paulista levará ao grupo francês a expertise em Organização de Agentes e será beneficiado pela expertise francesa em métodos de desenvolvimento de SMA.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Anarosa Alves Franco Brandão - Integrante / Sara J. Casare - Integrante / Jaime Simão Sichman - Coordenador / Anna Helena Reali Costa - Integrante / Amal El Fallah Seghrouchni - Integrante / Zahia Guessoum - Integrante / Mikal Ziane - Integrante / Frederic Peschanski - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Centre National de la Recherche Scientifique - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Anarosa Alves Franco Brandao.
    10. 2010-2011. Modelagem da Rede Integrada de Portos e Frota de Navios da Vale e Fretados
      Descrição: Modelar e simular a rede integrada de portos e a frota de navios próprios e afretados (dedicados ou não). Deve levar em consideração a coleta e a entrega dos produtos até os portos de seus clientes espalhados pelo mundo, especialmente para o mercado asiático, bem como o perfil de frota para a parcela de vendas FOB, cujo dimensionamento e administração não estão sob a gestão da Vale. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Anarosa Alves Franco Brandão - Integrante / Jaime Simão Sichman - Integrante / Luis Gustavo Nardin - Integrante / Rui Carlos Botter - Coordenador / Anna Helena Reali Costa - Integrante / Newton Narciso Pereira - Integrante / Afonso Celso Medina - Integrante. Financiador(es): Companhia Vale do Rio Doce - Auxílio financeiro.
      Membro: Anarosa Alves Franco Brandao.
    11. 2009-2011. Medeia - Um Atelie para Construcao de Metodos de Desenvolvimento de Sistemas Multiagentes baseado em Reuso de Fragmentos
      Descrição: Sistemas Multiagentes (SMA) é uma área da Inteligência Artificial que estuda o comportamento de grupos de agentes de software que cooperam na resolução de problemas, constituindo tanto uma tecnologia como um novo paradigma para o desenvolvimento de software. O objetivo deste projeto de pesquisa é propor um ateliê para construção de métodos para desenvolvimento de Sistemas Multiagentes centrados em organizações - o ateliê de métodos Medeia - construído a partir das metodologias para desenvolvimento de SMA já existentes na literatura, tais como GAIA(Zambonelli et al 2003), Tropos(Bresciani et al 2004) e MaSE(Wood e DeLoach 2001), assim como dos modelos de organização de agentes já propostos nesta área, tais como o modelo MOISE+(Hubner et al 2002) e o modelo AGR(Ferber et al 2004). O desenvolvimento do ateliê para construção de métodos Medeia será feito a partir da abordagem proposta pela área de Engenharia de Métodos Situacional, subárea da Engenharia de Métodos que propõe a construção de um processo de desenvolvimento específico, ou seja, de um método especifico, para cada situação particular de projeto por meio do reuso e da recomposição de partes, ou fragmentos, de métodos já existentes. Esse ateliê permitirá, por um lado, reutilizar as metodologias de desenvolvimento e modelos de organização de agentes já existentes para SMA e, por outro lado, possibilitará a incorporação de fragmentos de métodos que reflitam eventuais novos resultados de pesquisa em SMA, por exemplo o consenso sobre um meta-modelo de agentes comum, acompanhando assim a progressão da tecnologia de sistemas orientados a agentes no seu processo de amadurecimento e popularização.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Anarosa Alves Franco Brandão - Integrante / Sara J. Casare - Integrante / Jaime Simão Sichman - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Anarosa Alves Franco Brandao.
    12. 2008-2009. Uma Proposta de Arquitetura para Apoiar a Interoperabilidade Semantica de Modelos de Reputacao entre Agentes
      Descrição: Em Sistemas Multiagentes abertos e descentralizados, uma forma de se obter a ordem social é utilizando mecanismos de controle social nos agentes da sociedade, dentre os quais se encontra a noção de reputação. Para agilizar o processo de convergência do valor da reputação de outros agentes da sociedade, os agentes interagem através da troca de informações sobre reputação. Entretanto, devido à heterogeneidade dos modelos de reputação existentes, a interoperabilidade entre agentes sobre reputação torna-se uma tarefa complexa. O objetivo deste projeto de pesquisa é desenvolver uma arquitetura detalhada de agente, que permita que agentes com modelos de reputação heterogêneos interajam sobre reputação utilizando uma ontologia comum de domínio como interlíngua. A arquitetura a ser proposta utilizará a abordagem de interoperabilidade semântica híbrida com o propósito de proteger do conhecimento comum o modelo de reputação interno de cada agente, assim evitando possíveis manipulações de informação para benefício próprio. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Anarosa Alves Franco Brandão - Integrante / Jaime Simão Sichman - Coordenador / Luis Gustavo Nardin - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Anarosa Alves Franco Brandao.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (13)
    1. 3o Lugar categoria protótipo - Apps.Edu@CBIE 2023, SBC.. 2023.
      Membro: Anarosa Alves Franco Brandão.
    2. Melhor artigo, XV Workshop-Escola de Sistemas de Agentes, seus Ambientes e apliCações.. 2021.
      Membro: Anarosa Alves Franco Brandão.
    3. Menção honrosa - 2o Encontro da Pós?Graduação da Universidade de São Paulo - ODS 3, USP.. 2021.
      Membro: Anarosa Alves Franco Brandão.
    4. Best paper award - EDUNINE 2019 - Track Technology-Enhanced Learning in the digital era and 4.0 revolution, IEEE Education Society - sec 9.. 2019.
      Membro: Anarosa Alves Franco Brandão.
    5. Best paper award, 2nd Workshop on Computational Intelligence and Smart Cities (in conjunction with IEEE WCCI 2018).. 2018.
      Membro: Anarosa Alves Franco Brandão.
    6. Menção Honrosa - Trabalho de graduação 2018 - Biometria Comportamental para Identificação de usuarios em plataforma mobile, Departamento de Engenharia de Computação da Escola Politécnica da USP.. 2018.
      Membro: Anarosa Alves Franco Brandão.
    7. Google Research Awards for Latin America, Google.. 2016.
      Membro: Anarosa Alves Franco Brandão.
    8. Indicação para prêmio de melhor ferramenta do VII Congresso Brasileiro de Software: teoria e prática, Comissão Especial de Engenharia de Software da Sociedade Brasileira de Computação.. 2016.
      Membro: Anarosa Alves Franco Brandão.
    9. Melhor Protótipo no II Apps.edu do Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE 2016, Sociedade Brasileira de Computação.. 2016.
      Membro: Anarosa Alves Franco Brandão.
    10. Destaque trabalho de mestrado para Arthur Henrique Casals do Nascimento no V Workshop de Pós-Graduação em Engenharia de Computação do PPGEE da EPUSP, Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da EPUSP.. 2016.
      Membro: Anarosa Alves Franco Brandão.
    11. Destaque trabalho de doutorado para Vladimir Emiliano Moreira Rocha no V Workshop de Pós-Graduação em Engenharia de Computação do PPGEE da EPUSP, Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da EPUSP.. 2016.
      Membro: Anarosa Alves Franco Brandão.
    12. Melhor artigo do 25o. Simposio Brasileiro de Informatica na Educacao, Sociedade Brasileira de Computacao - Comissao de Informatica na Educacao.. 2014.
      Membro: Anarosa Alves Franco Brandão.
    13. Menção Honrosa: Projeto de Formatura, Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP.. 2012.
      Membro: Anarosa Alves Franco Brandão.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (61)
    1. ABEC Meeting 2023. IA na Autoria Científica: Transformando o Processo de Escrita. 2023. (Congresso).
    2. XII Congresso Brasileiro de Informática na Educação. iVProg4All: uma abordagem de programação visual acessível para cegos. 2023. (Congresso).
    3. AAMAS 2021 - International Conference on Autonomous Agents and Multiagent Systems. 2021. (Congresso).
    4. BRACIS - Brazilian Conference on Intelligent Systems. 2021. (Congresso).
    5. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. I know what you coded last summer. 2021. (Congresso).
    6. XV Workshop-Escola de Sistemas de Agentes, seus Ambientes e apliCações - WESAAC 2021.A brief overview of social dilemmas: from social sciences to multiagent based simulations. 2021. (Outra).
    7. CBIE 2020 - IX Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2020. (Congresso).
    8. Workshop Escola de Agentes seus Ambientes e apliCações WESAAC 2020.Discussion Panel - Paths of Agents and Multi-Agents research. 2020. (Outra).
    9. 49th Frontiers in Education Conference. Overcoming Accessibility Barriers for People with Severe Vision Impairment in Web-based Learning Environments: A Literature Review. 2019. (Congresso).
    10. Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE 2019. CTD Alexandre Direne - CBIE 2019 - categoria mestrado. 2019. (Congresso).
    11. REGIONAL FORUM ON AI IN LATIN AMERICAN AND THE CARIBEEAN. 2019. (Outra).
    12. XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education).http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/8033. 2018. (Simpósio).
    13. 16th International Conference on Autonomous Agents and Multiagent Systems (AAMAS). 2017. (Congresso).
    14. 5th International Workshop on Engineering Multi-Agent Systems (EMAS 2017).Towards a Multi-Agent System Product Line Engineering Approach. 2017. (Outra).
    15. 5th International Workshop on Engineering Multi-Agent Systems (EMAS 2017).An Automated Approach to Manage MAS-Product Line Methods. 2017. (Outra).
    16. 2016 IEEE Frontiers in Education Conference. Let us learn together! Do complementary abilities foster pair collaboration in web-based learning?. 2016. (Congresso).
    17. Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE 2016 - Apps.edu. Model2gether: uma ferramenta de apoio ao ensino e a aprendizagem de modelos por cegos. 2016. (Congresso).
    18. VII CONGRESSO BRASILEIRO DE SOFTWARE: TEORIA E PRÁTICA (CBSOFT 2016) ? SESSÃO DE FERRAMENTAS. Model2gether: a tool to support cooperative modeling involving blind people. 2016. (Congresso).
    19. 10th International Joint NII-LIP6 Seminar on Multi-Agent and Distributed Systems.Medee Framework: a situational approach to support MAS development. 2014. (Seminário).
    20. 13th International Conference on Autonomous Agents and Multiagent Systems. 2014. (Congresso).
    21. 2nd International Workshop on Engineering Multi-agent Systems (EMAS 2014).Keep improving MAS method fragments: a Medee-based case study for MOISE+. 2014. (Outra).
    22. Agent Environments for Multi-Agent Systems - 10 Years Later.Towards organizational interoperability through artifacts. 2014. (Outra).
    23. 43rd Frontiers in Education Conference. iQuiz: integrated assessment environment to improve Moodle Quiz. 2013. (Congresso).
    24. Biodiversity Information Standards TDWG 2013 Annual Conference. FOBioS: a functional ontology for biodiversity standards interoperability. 2013. (Congresso).
    25. 2012 Frontiers in Education Conference. Work in Progress: A Generic Model for Interactivity-Intense Intelligent Tutor Authoring Tools. 2012. (Congresso).
    26. 2012 Frontiers in Education Conference. A system to help teaching and learning algorithms. 2012. (Congresso).
    27. Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE. 2012. (Congresso).
    28. VI Workshop-Escola de Agentes, seus Ambientes e Aplicações - WESAAC.Um estudo sobre emparelhamento de ontologias no domínio de reputação de agentes. 2012. (Outra).
    29. 2nd Workshop on Autonomous Software Systems - AutoSoft 2011.Towards automating ontologies alignment to support autonomous agents interaction about reputation. 2011. (Outra).
    30. 41st Frontiers in Education Conference. iGraf: an Interactive Graphical Software for CSET Education. 2011. (Congresso).
    31. CBSoft - II Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática. 2011. (Congresso).
    32. V Workshop-Escola de Sistemas de Agentes, seus Ambientes e ApliCações.Agent-oriented Software Engineering. 2011. (Outra).
    33. Workshop on Applications to Provide Learning and Teaching Support - APPLETS@SBIE-WIE 2011.Tools to support learning and teaching with interactive activities. 2011. (Outra).
    34. 18o Simposio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP.Rastreamento automático de abelhas em vídeo digital para caracterização de seu comportamento na colméia. 2010. (Simpósio).
    35. 18o Simposio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP.Análise da Comunicação em uma Rede de Sensores Móveis. 2010. (Simpósio).
    36. 18o Simposio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP.Análise de tecnologias para implementação de Portal de Gerência de Projetos no contexto do INCT-SEC. 2010. (Simpósio).
    37. 18o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP.Detecção, acompanhamento e predição de obstáculos em ambientes urbanos com sensor laser. 2010. (Simpósio).
    38. 18o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP.Virtual-Robot Ambiente Virtual de Simulação realística de Veículos Móveis Autônomos com Sensores Tipo Laser e GPS. 2010. (Simpósio).
    39. I Congresso Brasileiro de Software - CBSoft. 2010. (Congresso).
    40. I Workshop de Pesquisa em Engenharia de Computação. 2010. (Outra).
    41. I Workshop on Autonomous Software Systems - AutoSoft.A Semiotic Taxonomy to Support Multiagent Systems Situational Development. 2010. (Outra).
    42. Latin American Robotics Competition.Robocup Simulation Agents. 2010. (Outra).
    43. Workshop: Aprendizado Eletrônico (Ae) - Preparando-se para 2011. 2010. (Outra).
    44. 5th Workshop on Software Engineering for Agent-oriented Systems - SEAS 2009.Towards a Situational Method Framework: the 4+1 View Model for Multi-Agent Systems. 2009. (Outra).
    45. Workshop sobre Ensino - 2009. 2009. (Outra).
    46. XXIV Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software. 2009. (Simpósio).
    47. 37th ASEE/IEEE Frontiers in Education Conference (FIE 2007). A Web-based Learning Management System with Automatic Assessment Resources. 2007. (Congresso).
    48. 2nd International Joint Conference: 10th Ibero-American Conference on AI (IBERAMIA) and 18th Brazilian AI Symposium. 2006. (Simpósio).
    49. 5th International Joint Conference on Autonomous Agents and Multi-Agent Systems. 2006. (Congresso).
    50. 7th International Workshop on Agent-Oriented Software Engineer - AOSE@AAMAS 2006.An Ontology-based Method for the Verification of Multi-agent Systems Design Methods. 2006. (Outra).
    51. 8th International Bi-Conference Workshop on Agent-Oriented Information Systems.8th International Bi-Conference Workshop on Agent-Oriented Information Systems - AOIS@AAMAS 2006. 2006. (Outra).
    52. Doctoral Mentoring Symposium at AAMAS 2005.Doctoral Mentoring Symposium at AAMAS 2005. 2005. (Simpósio).
    53. The 4th International Joint Conference on Autonomous Agents and Multi-Agent Systems - AAMAS 2005. 2005. (Congresso).
    54. Trust in Agent Societies Workshop (TRUST) at AAMAS 2005. 2005. (Outra).
    55. Workshop on Programming Multi-Agent Systems (PROMAS) at AAMAS 2005. 2005. (Outra).
    56. The 19th Annual ACM Conference on Object-Oriented Programming, Systems, Languages, and Applications - OOPSLA 2004. 2004. (Congresso).
    57. The 6th International Bi-Conference Workshop on Agent-Oriented Information Systems AOIS@CAiSE 2004.The 6th International Bi-Conference Workshop on Agent-Oriented Information Systems - AOIS@CAiSE 2004. 2004. (Outra).
    58. Workshop on Ontologies as Software Engineering Artifacts.Ontologies as Specifications for the Verification of Multi-Agent Systems Design. 2004. (Outra).
    59. 1st International Seminar on Advanced Research in E-Business, EBR 2002. 2002. (Seminário).
    60. I Colóquio de História e Tecnologia no Ensino da Matemática, HTEM 2002. 2002. (Outra).
    61. 14th Reunião Anual do Instituto Biológico.Marketing científico e internet. 2001. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (14)
    1. BRANDAO, ANAROSA ALVES FRANCO; MOURAO, A. B.. XI Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2022. Congresso
    2. Brandão, Anarosa Alves Franco; ADAMATTI, D. F. ; LOPES, G. R.. XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - Trilha 4: Sistemas Inteligentes e Adaptativos. 2021. Outro
    3. LARSON, K. ; WINIKOFF, M. ; Sichman, J.S. ; BRANDAO, ANAROSA ALVES FRANCO. 16th International Conference on Autonomous Agents and Multiagent Systems (AAMAS). 2017. Congresso
    4. Brandão, Anarosa A.F.; Bordini, R. ; Sichman, Jaime S.. VII Workshop-Escola de Sistemas de Agentes, seus Ambientes e apliCações - WESAAC 2013. 2013. Outro
    5. Hubner, J.F. ; Brandão, Anarosa A.F. ; Silveira, R.A. ; Marchi, J.. VI Workshop-Escola de Agentes, seus Ambientes e apliCações - WESAAC. 2012. Outro
    6. SILVA, V. T. ; LEMKE, A. P. ; Brandão, Anarosa A.F. ; SANTOS NETO, B. F.. III Workshop on Autonomous Software Systems. 2012. Outro
    7. Brandão, Anarosa A.F.; Isotani, S.. XI Workshop de Ferramentas e Aplicações do Webmedia. 2012. Outro
    8. Brandão, L.O. ; Isotani, S. ; Brandão, Anarosa A.F.. II Workshop APlications to Provide Learning and Teaching Support - APPLETS. 2012. Outro
    9. Brandão, Anarosa A.F.; Choren, Ricardo ; Blois, Marcelo ; Camargo Jr, J.B.. 2nd Workshop on Autonomous Software Systems. 2011. Outro
    10. Brandão, L.O. ; Isotani, S. ; Brandão, Anarosa A.F. ; LUCENA, C. J. P. ; Marques, G.C.. Workshop on Applications to Provide Leaning and Teaching Support - APPLETS. 2011. Outro
    11. Brandão, Anarosa A.F.; Cortés, M.I. ; Choren, Ricardo ; SILVA, V. T. ; Bordini, R. ; Sichman, J.S. ; LUCENA, C. J. P.. 1st Workshop on Autonomous Software Systems. 2010. Outro
    12. SILVA, V. T. ; Brandão, Anarosa A.F. ; Blois, Marcelo ; LUCENA, C. J. P.. Fifth Workshop on Software Engineering for Agent-oriented Systems SEAS 2009. 2009. Outro
    13. LUCENA, C. J. P. ; Costa, Evandro ; PAES, R. B. ; Choren, Ricardo ; Brandão, Anarosa A.F. ; Almeida, Hyggo. Fourth Workshop on Software Engineering for Agent-oriented Systems SEAS 2008. 2008. Outro
    14. BRANDÃO, A. A. F.. Workshop Pesquisa Científica e Internet. 2001. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Anarosa Alves Franco Brandão ⇔ Leônidas de Oliveira Brandão (40.0)
      1. Luque, L. ; Brandão, L.O. ; A. F. Brandão, Anarosa. What Is Missing in Web_Based Textual UML Tools to Allow the Inclusion of Blind People in Academia and Industry?. JOURNAL OF CONVERGENCE INFORMATION TECHNOLOGY (GYEONGJU). v. 13, p. 33-46, issn: 1975-9320, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B3
      2. Luque, L. ; Brandão, L.O. ; KIRA, E. ; A. F. Brandão, Anarosa. On the inclusion of learners with visual impairment in computing education programs in Brazil: practices of educators and perceptions of visually impaired learners. JOURNAL OF THE BRAZILIAN COMPUTER SOCIETY (IMPRESSO). v. 24, p. 1-12, issn: 0104-6500, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B1
      3. ISOTANI, Seiji ; REIS, HELENA M. ; ALVARES, DANILO ; BRAND?O, ANAROSA A. F. ; BRAND?O, LE?NIDAS O.. A DGS gesture dictionary for modelling on mobile devices. INTERACTIVE LEARNING ENVIRONMENTS. v. 1, p. 1-17, issn: 1049-4820, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A2
      4. REIS, H. M. ; Brandão, Anarosa A. F. ; Brandão, L.O. ; Isotani, S.. Interaction interfaces in interactive geometry software: are we exploring new devices and possibilities?. International Journal of Learning Technology (Print). v. 11, p. 285, issn: 1477-8386, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B1
      5. Luque, L. ; BRANDAO, LEONIDAS O. ; Tori, R. ; Brandao, Anarosa A. F.. On the Inclusion of Blind People in UML e-Learning Activities. Revista Brasileira de Informática na Educação. v. 23, p. 18, issn: 1414-5685, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B3
      6. REIS, HELENA MACEDO ; ISOTANI, SEIJI ; BRANDÃO, LEÔNIDAS O. ; CRUZ, WILMAX M. ; Brandão, Anarosa A. F. ; FILHO, RAMILIO R. R.. Concepção de uma Família de Gestos para Construção de Objetos Geométricos e sua Utilização em um Sistema de Geometria Interativa para Dispositivos Móveis: GeoTouch. Revista Brasileira de Informática na Educação. v. 23, p. 206, issn: 1414-5685, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B3
      7. Dalmon, D. L. ; BRANDÃO, L. O. ; Brandão, Anarosa A.F. ; BRANDÃO, A. A. F. ; Isotani, S.. A Domain Engineering for Interactive Learning Modules. Journal of Research and Practice in Information Technology. v. 44, p. 309-330, issn: 1443-458X, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: C
      8. GELORME SILVEIRA, MARCOS GABRIEL ; DE SOUZA, LUCAS MENDONÇA ; DE OLIVEIRA BRANDÃO, LEÔNIDAS ; FRANCO BRANDÃO, ANAROSA ALVES. Learning Analytics to Support Education for All: Learning from the Past. Em: 2023 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), v. 1, p. 1-8, 2023.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (2023 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE))
      9. DE SOUZA, LUCAS MENDONÇA ; FELIX, IGOR MOREIRA ; Ferreira, Bernardo Martins ; BRANDÃO, ANAROSA ALVES FRANCO ; BRANDÃO, LEÔNIDAS DE OLIVEIRA. I know what you coded last summer. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, v. 1, p. 909-920, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação)
      10. DA SILVA NEVES LIMA, PRISCILA ; DAS ALMAS SILVA, LAIRA ; DOS SANTOS OLIVEIRA, JOAO LUCAS ; FRANCO BRANDAO, ANAROSA ALVES ; DE OLIVEIRA BRANDAO, LEONIDAS. Computational games in STEM courses: a systematic review of the literature. Em: 2020 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), v. 1, p. 1-8, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (2020 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE))
      11. DE SOUZA, LUCAS MENDONCA ; Ferreira, Bernardo Martins ; FELIX, IGOR MOREIRA ; DE OLIVEIRA BRANDAO, LEONIDAS ; BRANDAO, ANAROSA ALVES FRANCO ; PEREIRA, PATRICIA ALVES. Mathematics and programming: marriage or divorce?. Em: 2019 IEEE World Conference on Engineering Education (EDUNINE), v. 1, p. 1-5, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (2019 IEEE World Conference on Engineering Education (EDUNINE))
      12. DO NASCIMENTO, MARCOS DEVANER ; FELIX, IGOR MOREIRA ; Ferreira, Bernardo Martins ; DE SOUZA, LUCAS MENDONCA ; Dantas, Douglas Lima ; DE OLIVEIRA BRANDAO, LEONIDAS ; DE OLIVEIRA BRANDAO, ANAROSA. Which visual programming language best suits each school level? A look at Alice, iVProg, and Scratch. Em: 2019 IEEE World Conference on Engineering Education (EDUNINE), v. 1, p. 1-16, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (2019 IEEE World Conference on Engineering Education (EDUNINE))
      13. NASCIMENTO, MARCOS D. DO ; BRANDAO, ANAROSA A. F. ; BRANDaO, LEoNIDAS DE OLIVEIRA ; OLIVEIRA, FRANCISCO C. DE M. B.. Overcoming Accessibility Barriers for People with Severe Vision Impairment in Web-based Learning Environments: A Literature Review. Em: 2019 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), v. 1, p. 1-8, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (2019 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE))
      14. Luque, Leandro ; BRANDaO, LEoNIDAS DE OLIVEIRA ; BRANDAO, ANAROSA ALVES FRANCO. A Framework to Foster Diversity in Collaborative Activities. Em: 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), v. 1, p. 1-9, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE))
      15. DE OLIVEIRA BRANDAO, LEONIDAS; FELIX, IGOR MOREIRA ; PEREIRA, PATRICIA ALVES ; BRANDAO, ANAROSA ALVES FRANCO. Evolving Technology to Better Support Teaching Introductory Programming Inside Moodle. Em: XIII Conferência Latino-americana de Tecnologias de Aprendizagem - LACLO 2018, v. 1, p. 436, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (XIII Conferência Latino-americana de Tecnologias de Aprendizagem - LACLO 2018)
      16. BRANDÃO, LEÔNIDAS ; FELIX, IGOR ; Brandão, Anarosa ; PEREIRA, PATRICIA. Ensinando com jogos ou jogando com o ensino: a visão da comunidade brasileira de Informática na Educação sobre jogos no ensino de matemática. Em: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), v. 1, p. 735-744, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education))
      17. Luque, Leandro ; DE OLIVEIRA BRANDAO, LEONIDAS ; KIRA, ELISABETI ; ALVES, ANAROSA ; BRANDAO, FRANCO. Inclusion in computing and engineering education: Perceptions and learning in diagram-based e-learning classes with blind and sighted learners. Em: 2017 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), v. 1, p. 1-8, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (2017 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE))
      18. Luque, L. ; SANTOS, C. L. F. ; CRUZ, D. O. ; BRANDAO, LEONIDAS O. ; Brandão, Anarosa A. F.. Model2gether: a tool to support cooperative modeling involving blind people. Em: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE SOFTWARE: TEORIA E PRÁTICA (CBSOFT 2016) ? SESSÃO DE FERRAMENTAS, v. 1, p. 73-80, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (VII CONGRESSO BRASILEIRO DE SOFTWARE: TEORIA E PRÁTICA (CBSOFT 2016) ? SESSÃO DE FERRAMENTAS)
      19. RODRIGUES, PATRICIA ALVES ; DE O. BRANDAO, LEONIDAS ; BRANDAO, ANAROSA ALVES FRANCO. Let us learn together!: Do complementary abilities foster pair collaboration in web-based learning?. Em: 2016 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), v. 1, p. 1-T1H8, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (2016 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE))
      20. Luque, L. ; SANTOS, C. L. F. ; CRUZ, D. O. ; Brandão, L.O. ; BRANDAO, ANAROSA ALVES FRANCO. Model2gether: uma ferramenta de apoio ao ensino e a aprendizagem de modelos por cegos. Em: Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE 2016 - Apps.edu, v. 1, p. 1-8, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE 2016 - Apps.edu)
      21. DA SILVA RIBEIRO, ROMENIG ; DE OLIVEIRA BRANDAO, LEONIDAS ; FARIA, TULIO VITOR MACHADO ; BRANDAO, ANAROSA ALVES FRANCO. Programming web-course analysis: How to introduce computer programming?. Em: 2014 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), v. 1, p. 1-946, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (2014 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE))
      22. DO PRADO, REGINALDO ; BRANDAO, LEONIDAS O. ; BRANDAO, ANAROSA A. F.. iPlan: A model of lesson plans to help teaching process in web learning environment. Em: 2014 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), v. 1, p. 1-1248, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (2014 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE))
      23. ISOTANI, Seiji ; PEDRO, LAIS Z. ; REIS, HELENA M. ; BORGES, SIMONE S. ; LOPES, APARECIDA M.Z. ; SOUZA, JOAO P.T. ; BRANDAO, ANAROSA A.F. ; BRANDAO, LEONIDAS O.. Interactive Geometry Goes Mobile with GeoTouch. Em: 2014 IEEE 14th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), v. 1, p. 181-5, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (2014 IEEE 14th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT))
      24. LUQUE, LEANDRO ; O. BRANDÃO, LEÔNIDAS ; TORI, ROMERO ; A. F. Brandão, Anarosa. Are You Seeing This? What Is Available and How Can We Include Blind Students in Virtual UML Learning Activities. Em: XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, v. 1, p. 204-213, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação)
      25. NASCIMENTO, MAURICIO G. F. ; BRANDAO, LEONIDAS O. ; BRANDAO, ANAROSA A. F.. A model to support a learning object repository for web-based courses. Em: 2013 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), v. 1, p. 548-6, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (2013 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE))
      26. DALMON, D. L. ; Brandão, Anarosa A.F. ; Isotani, S. ; Brandão, L.O.. Uso de Métodos e Técnicas para Desenvolvimento de Software Educacional em Universidades Brasileiras. In: I Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação. Em: I Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação - DesafIE, v. SBC, p. 1-10, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (I Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação - DesafIE)
      27. Brandão, L.O. ; RIBEIRO, R. S. ; Brandão, Anarosa A.F.. A system to help teaching and learning algorithms. Em: 2012 Frontiers in Education Conference, v. 1, p. 1103-1108, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (2012 Frontiers in Education Conference)
      28. PEDRO, L. Z. ; BORGES, S. S. ; LOPES, A. M. Z. ; SOUZA, J. P. T. ; BRANDÃO, A. A. F. ; BRANDÃO, L. O. ; ISOTANI, Seiji. Projeto e Desenvolvimento de um Aplicativo de Geometria Interativa para Dispositivos Móveis. Em: Simposio Brasileiro de Informática na Educação, v. 1, p. 1-10, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Simposio Brasileiro de Informática na Educação)
      29. REIS, H. M. ; BORGES, Simone S. ; DURELLI, Vinicius H. S. ; MORO, Luis F. S. ; Brandão, Anarosa A.F. ; BARBOSA, Ellen. F. ; Brandão, L.O. ; Isotani, S. ; JAQUES, Patricia A. ; BITTENCOURT, Ig I.. Towards Reducing Cognitive Load and Enhancing Usability through a Reduced Graphical User Interface for a Dynamic Geometry System: An Experimental Study. Em: 2012 IEEE International Symposium on Multimedia (ISM), v. 1, p. 445-450, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (2012 IEEE International Symposium on Multimedia (ISM))
      30. DALMON, D. L. ; Eisenmann, Alexandre Luís Kundrát ; TANBELLINI, M. J. G. S. ; NASCIMENTO, M. G. F. ; RODRIGUES, P. A. ; Reginaldo Rideaki Kamiya ; PRADO, R. ; BRANDÃO, L. O. ; BRANDÃO, A. A. F.. Interactive Learning Modules in Engineering Education and as a Motivational Tool for Middle and High School Students. Em: 40th IGIP - International Conference on Engineering Education, v. 1, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (40th IGIP - International Conference on Engineering Education)
      31. Prado, R. ; Brandão, Anarosa A.F. ; Brandão, L.O.. iGraf: an Interactive Graphical Software for CSET Education. Em: 2011 Frontiers in Education Conference, p. T1-E1-T1-E6, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (2011 Frontiers in Education Conference)
      32. RODRIGUES, PATRICIA ALVES ; DE OLIVEIRA BRANDAO, LEONIDAS ; BRANDAO, ANAROSA A. F.. Interactive assignment: A Moodle component to enrich the learning process. Em: 2010 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. T4F-1-T4F-6, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (2010 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE))
      33. MOURA, JANINE G. ; BRANDAO, LEONIDAS O. ; BRANDAO, ANAROSA A. F.. A web-based learning management system with automatic assessment resources. Em: 37th ASEE/IEEE Frontiers in Education Conference (FIE 2007), v. 1, p. F2D-1-F2D-6, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (37th ASEE/IEEE Frontiers in Education Conference (FIE 2007))
      34. MOURA, Janine Gomes ; BRANDÃO, L. O. ; BRANDÃO, A. A. F.. A Web-based Learning Management System with Automatic Assessment Resources to Support the Diversity of Learning Rhythms. Em: XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2007, v. 1, p. 1-11, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2007)
      35. DO NASCIMENTO, MARCOS D. ; BRANDÃO, ANAROSA A. F. ; DE OLIVEIRA BRANDÃO, LEÔNIDAS ; Casal, Tiago Melo. Towards iVProg4All: An Accessibility Test with Blind. Em: 2023 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 2023, College Station. 2023 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), v. 1, p. 01-5, 2023.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (2023 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE), 2023, COLLEGE STATION. 2023 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE))
      36. RODRIGUES, JOSE ROBERTO A. ; BRANDAO, LEONIDAS O. ; NASCIMENTO, MAURICIO ; RODRIGUES, PATRICIA ; BRANDAO, ANAROSA A. F. ; GIROIRE, HELENE ; AUZENDE, ODETTE. iQuiz: Integrated assessment environment to improve Moodle Quiz. Em: 2013 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 2013, Oklahoma City. 2013 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), v. 1, p. 293-3, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (2013 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE), 2013, OKLAHOMA CITY. 2013 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE))
      37. DALMON, DANILO L. ; BRANDAO, LEONIDAS O. ; GOMES, GUILHERME M. ; Brandao, Anarosa A. F. ; ISOTANI, SEIJI. Work in Progress: A Generic Model for Interactivity-Intense Intelligent Tutor Authoring Tools. Em: 2012 Frontiers in Education Conference, 2012, Seattle. 2012 Frontiers in Education Conference Proceedings. Danvers: IEEE, v. 1, p. 1162-1163, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (2012 FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE, 2012, SEATTLE. 2012 FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE PROCEEDINGS. DANVERS: IEEE)
      38. RIBEIRO, R. S. ; Brandão, Anarosa A.F. ; Brandão, L.O.. Uma visão do cenário Nacional do Ensino de Algoritmos e Programação: uma proposta baseada no Paradigma de Programação Visual. Em: Simposio Brasileiro de Informática na Educação, 2012, Rio de Janeiro. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educaçào. Porto Alegre: SBC, v. 1, p. 1-5, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (SIMPOSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2012, RIO DE JANEIRO. ANAIS DO SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÀO. PORTO ALEGRE: SBC)
      39. Dalmon, D. L. ; Isotani, S. ; Brandão, Anarosa A.F. ; Brandão, L.O.. Work in Progress: Enhancing Interactive Geometry Systems with Intelligent Tutoring Features. Em: 2011 Frontiers in Education Conference, 2011, RAPID CITY. Proceedings of the 41st IEEE/ASEE Frontiers in Education Conference, p. F3-E1-F3-E2, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (2011 FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE, 2011, RAPID CITY. PROCEEDINGS OF THE 41ST IEEE/ASEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE)
      40. Brandão, L.O. ; Isotani, S. ; Brandão, Anarosa A.F.. Tools to support learning and teaching with interactive activities. Em: Workshop on Applications to Provide Learning and Teaching Support - APPLETS@SBIE-WIE 2011, 2011, Aracaju. Anais do Workshop on Applications to Provide Learning and Teaching Support - APPLETS, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (WORKSHOP ON APPLICATIONS TO PROVIDE LEARNING AND TEACHING SUPPORT - APPLETS@SBIE-WIE 2011, 2011, ARACAJU. ANAIS DO WORKSHOP ON APPLICATIONS TO PROVIDE LEARNING AND TEACHING SUPPORT - APPLETS)

    • Anarosa Alves Franco Brandão ⇔ Jaime Simão Sichman (25.0)
      1. CARVALHO, VINICIUS RENAN DE ; LARSON, KATE ; BRANDÃO, Anarosa Alves Franco ; Sichman, Jaime Simão. Applying Social Choice Theory to Solve Engineering Multi-objective Optimization Problems. JOURNAL OF CONTROL, AUTOMATION AND ELECTRICAL SYSTEMS. v. 31, p. 119-129, issn: 2195-3899, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A4
      2. Coutinho, Luciano R. ; Brandão, Anarosa A. F. ; BOISSIER, Olivier ; Sichman, Jaime S.. Towards Agent Organizations Interoperability: A Model Driven Engineering Approach. Applied Sciences-Basel. v. 9, p. 2420-2457, issn: 2076-3417, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A4
      3. CASARE, SARA J. ; Brandão, Anarosa A. F. ; GUESSOUM, ZAHIA ; Sichman, Jaime S.. Medee Method Framework: a situational approach for organization-centered MAS. Autonomous Agents and Multi-Agent Systems (Dordrecht. Online). v. 28, p. 430-473, issn: 1573-7454, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (AUTONOMOUS AGENTS AND MULTI-AGENT SYSTEMS (DORDRECHT. ONLINE))
      4. Nardin, Luis G. ; Brandão, Anarosa A. F. ; KIRA, ELISABETI ; Sichman, Jaime S.. Effects of reputation communication expressiveness in virtual societies. Computational and Mathematical Organization Theory. v. 20, p. 113-132, issn: 1381-298X, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B1
      5. Nardin, Luis G. ; Brandão, Anarosa A.F. ; Sichman, Jaime S.. Experiments on semantic interoperability of agent reputation models using the SOARI architecture. Engineering Applications of Artificial Intelligence. v. 24, p. 1461-1471, issn: 0952-1976, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A1
      6. Casare, Sara ; Alves Franco Brandao, Anarosa ; Sichman, Jaime. Keep Improving MAS Method Fragments: A Medee-Based Case Study for MOISE+. Em: Fabiano Dalpiaz; Jürgen Dix; M. Birna van Riemsdijk. (Org.). Lecture Notes in Computer Science. 1ed. : Springer International Publishing. 2014.v. 8758, p. 146-162.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. Coutinho, Luciano R. ; Brandão, Anarosa A. F. ; Sichman, Jaime S. ; Hübner, Jomi F. ; BOISSIER, Olivier. A Model-Based Architecture for Organizational Interoperability in Open Multiagent Systems. Em: Julian Padget; Alexander Artikis; Wamberto Vasconcelos; Kostas Stathis; Viviane Torres da Silva; Eric Matson; Axel Polleres. (Org.). Coordination, Organizations, Institutions and Norms in Agent Systems V. 1ed.Berlin. : Springer Berlin Heidelberg. 2010.v. 6069, p. 102-113.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. Coutinho, Luciano R. ; Brandão, Anarosa A. F. ; Sichman, Jaime S. ; BOISSIER, Olivier. Model-Driven Integration of Organizational Models. Em: M.Luck; J.J. Gomez-Sanz. (Org.). Agent-Oriented Software Engineering IX. 1ed.Berlin. : Springer Berlin Heidelberg. 2009.v. 5386, p. 1-15.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. NARDIN, Luis Gustavo ; BRANDÃO, Anarosa Alves Franco ; SICHMAN, J. S. ; VERCOUTER, Laurent. SOARI: A Service Oriented Architecture to Support Agent Reputation Models Interoperability. Em: Rino Falcone; Suzanne K. Barber; Jordi Sabater-Mir; Munindar P. Singh. (Org.). Trust in Agent Societies. 1ed.Berlin. : Springer Berlin Heidelberg. 2008.v. 5396, p. 292-307.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. CHEANG, R. M. ; Brandão, Anarosa A. F. ; Sichman, Jaime Simão. A Brief Overview of Social Dilemmas: From Social Sciences to Multiagent Based Simulations. Em: XV Workshop-Escola de Sistemas de Agentes, v. 1, p. 47-58, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (XV Workshop-Escola de Sistemas de Agentes)
      11. RESENDE, F. C. ; Brandão, Anarosa A. F. ; Casare, Sara ; SICHMAN, J. S.. Fragmenting O-MaSE using the Medee Framework. Em: 5th. Workshop on Autonomous Software Systems (AutoSoft'14), v. 2, p. 61-70, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (5th. Workshop on Autonomous Software Systems (AutoSoft'14))
      12. CASARE, Sara Jane ; BRANDÃO, Anarosa Alves Franco ; SICHMAN, J. S.. A Semiotic Taxonomy to Support Multiagent Systems Situational Development. Em: 1st. Brazilian Workshop on Autonomous Software Systems (AutoSoft 2010), v. 10, p. 31-40, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (1st. Brazilian Workshop on Autonomous Software Systems (AutoSoft 2010))
      13. CASARE, Sara Jane ; GUESSOUM, Z. ; BRANDÃO, Anarosa Alves Franco ; SICHMAN, J. S.. Towards a New Approach for MAS Situational Method Engineering: a Fragment Definition. Em: IEEE FIPA Workshop on Design Process Documentation and Fragmentation, v. 627, p. 3-16, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (IEEE FIPA Workshop on Design Process Documentation and Fragmentation)
      14. CASARE, Sara Jane ; BRANDÃO, Anarosa Alves Franco ; GUESSOUM, Z. ; SICHMAN, J. S.. Devising Situational Method Fragments for Organization Centered MAS Development. Em: 8th. European Workshop in Multiagent Systems (EUMAS 2010), v. 1, p. 1-16, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (8th. European Workshop in Multiagent Systems (EUMAS 2010))
      15. NARDIN, Luis Gustavo ; MULLER, G. ; BRANDÃO, Anarosa Alves Franco ; VERCOUTER, Laurent ; SICHMAN, J. S.. Effects of expressiveness and heterogeneity of reputation models in the ART testbed: Some preliminary experiments using the SOARI architecture. Em: 12th. International Workshop on Trust in Agent Societies, v. 1, p. 1-12, 2009.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (12th. International Workshop on Trust in Agent Societies)
      16. CASARE, Sara Jane ; BRANDÃO, Anarosa Alves Franco ; SICHMAN, J. S.. Towards a MAS Situational Method Framework: The 4+1 View Model for Multi-Agent System. Em: 5th Workshop on Software Engineering for Agent-oriented Systems - SEAS 2009 at SBES 2009, v. 1, p. 1-12, 2009.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (5th Workshop on Software Engineering for Agent-oriented Systems - SEAS 2009 at SBES 2009)
      17. NARDIN, Luis Gustavo ; BRANDÃO, Anarosa Alves Franco ; SICHMAN, J. S. ; VERCOUTER, Laurent. A Service-Oriented Architecture to Support Agent Reputation Models Interoperability. Em: 3rd Workshop on ontologies and their applications (WONTO?2008), v. 427, p. 1-12, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (3rd Workshop on ontologies and their applications (WONTO?2008))
      18. VERCOUTER, Laurent ; CASARE, Sara Jane ; SICHMAN, J. S. ; BRANDÃO, Anarosa Alves Franco. An experience on reputation models interoperability based on a functional ontology. Em: 20th. International Joint Conference on Artificial Intelligence (IJCAI'07), p. 617-622, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (20th. International Joint Conference on Artificial Intelligence (IJCAI'07))
      19. BRANDÃO, Anarosa Alves Franco ; VERCOUTER, Laurent ; CASARE, Sara Jane ; SICHMAN, J. S.. Extending the ART testbed to deal with heterogeneous agent reputation models. Em: Trust n Agent Societies -TRUST Workshop at Sixth Intl. Joint Conf. on Autonomous Agents and Multiagent Systems, v. 1, p. 07-13, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (Trust n Agent Societies -TRUST Workshop at Sixth Intl. Joint Conf. on Autonomous Agents and Multiagent Systems)
      20. COUTINHO, Luciano ; BRANDÃO, Anarosa Alves Franco ; SICHMAN, J. S. ; BOISSIER, Olivier. Organizational Interoperability in Open Multiagents Systems - An Approach based on Metamodels and Ontologies. Em: 2nd. Workshop on Ontologies and Metamodeling in Software and Data Engineering (WOMSDE 07), 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (2nd. Workshop on Ontologies and Metamodeling in Software and Data Engineering (WOMSDE 07))
      21. BARROSO, A. D. ; SANTANA, F. C. ; SILVA, V. L. O. E. ; Nardin, Luis G. ; BRANDÃO, Anarosa Alves Franco ; Sichman, Jaime Simão. Using Agent Coordination Techniques to Support Rescue Operations in Urban Disaster Environments. Em: VII Workshop-Escola de Sistemas de Agentes, seus Ambientes e apliCações - WESAAC 2013, 2013, São Paulo. VII Workshop-Escola de Sistemas de Agentes, seus Ambientes e apliCações - WESAAC 2013. São Paulo: USP, v. 1, p. 189-191, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (VII WORKSHOP-ESCOLA DE SISTEMAS DE AGENTES, SEUS AMBIENTES E APLICAÇÕES - WESAAC 2013, 2013, SÃO PAULO. VII WORKSHOP-ESCOLA DE SISTEMAS DE AGENTES, SEUS AMBIENTES E APLICAÇÕES - WESAAC 2013. SÃO PAULO: USP)
      22. CASARE, Sara Jane ; BRANDÃO, Anarosa Alves Franco ; SICHMAN, J. S.. A Semiotic Approach for Multiagent Systems Situational Development. Em: 11th International Workshop on Agent Oriented Software Engineering at AAMAS 2010, 2010, Toronto. Proceedings of the 11th International Workshop on Agent Oriented Software Engineering at AAMAS 2010, v. 1, p. 1-6, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (11TH INTERNATIONAL WORKSHOP ON AGENT ORIENTED SOFTWARE ENGINEERING AT AAMAS 2010, 2010, TORONTO. PROCEEDINGS OF THE 11TH INTERNATIONAL WORKSHOP ON AGENT ORIENTED SOFTWARE ENGINEERING AT AAMAS 2010)
      23. NARDIN, Luis Gustavo ; BRANDÃO, Anarosa Alves Franco ; SICHMAN, J. S. ; VERCOUTER, Laurent. An Ontology Mapping Service to Support Agent Reputation Models Interoperability (Extended Abstract). Em: 11th. International workshop on trust in agent societies (TRUST'08), 2008, Estoril. Proceedings of the 11th. International workshop on trust in agent societies (TRUST'08), v. 1, p. 1-6, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (11TH. INTERNATIONAL WORKSHOP ON TRUST IN AGENT SOCIETIES (TRUST'08), 2008, ESTORIL. PROCEEDINGS OF THE 11TH. INTERNATIONAL WORKSHOP ON TRUST IN AGENT SOCIETIES (TRUST'08))
      24. BRANDÃO, Anarosa Alves Franco ; VERCOUTER, Laurent ; CASARE, Sara Jane ; SICHMAN, J. S.. Exchanging reputation values among heterogeneous agent reputation models: an experience on ART testbed. Em: 6th. International Conference on Autonomous Agents and Multiagent Systems (AAMAS 07), 2007, Honolulu. Proceedings of the 6th. International Conference on Autonomous Agents and Multiagent Systems (AAMAS 07). New York: ACM Press, v. 1, p. 1307-1309, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (6TH. INTERNATIONAL CONFERENCE ON AUTONOMOUS AGENTS AND MULTIAGENT SYSTEMS (AAMAS 07), 2007, HONOLULU. PROCEEDINGS OF THE 6TH. INTERNATIONAL CONFERENCE ON AUTONOMOUS AGENTS AND MULTIAGENT SYSTEMS (AAMAS 07). NEW YORK: ACM PRESS)
      25. SICHMAN, J. S.; BRANDÃO, Anarosa Alves Franco. Web Semântica, agentes e engenharia de sistemas multi-agentes. 2007. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Anarosa Alves Franco Brandão ⇔ Karina Valdivia Delgado (1.0)
      1. PASCHOAL, ANDRÉ F. A. ; PIROZELLI, PAULO ; FREIRE, VALDINEI ; DELGADO, KARINA V. ; PERES, SARAJANE M. ; JOSÉ, MARCOS M. ; NAKASATO, FLÁVIO ; OLIVEIRA, ANDRÉ S. ; BRANDÃO, ANAROSA A. F. ; COSTA, ANNA H. R. ; COZMAN, FABIO G.. Pirá: A Bilingual Portuguese-English Dataset for Question-Answering about the Ocean. Em: CIKM '21: The 30th ACM International Conference on Information and Knowledge Management, p. 4544-4553, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (CIKM '21: The 30th ACM International Conference on Information and Knowledge Management)




(*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2024
Data de processamento: 22/04/2024 15:16:34