Programa de Pós Graduação em Probabilidade Estatística

Florencia Graciela Leonardi

Professora Associada do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Possui Bacharelado em Ciências Matemáticas, obtido em 2002 na Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Nacional de Mar del Plata, Argentina, e Doutorado em Bioinformática, obtido em 2007 na Universidade de São Paulo. Foi bolsista de Pós-Doutorado no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (entre 2007 e 2008) e no Instituto Federal Suíço de Tecnologia - ETHZ (entre 2014 e 2015). Em 2013 recebeu o prêmio L'Oréal-UNESCO-Academia Brasileira de Ciências "Para mulheres na ciência", na área de Matemática. Atua na área geral de Probabilidade e Estatística, com ênfase nas linhas de pesquisa de Processos Estocásticos, Bioestatística e Aprendizagem Estatística. É membro eleita do International Statistical Institute e foi presidente do Comité Regional Latinoamericano da Sociedade Bernoulli no período 2019-2021. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7805423923220410 (26/04/2024)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Instituto de Matemática e Estatística. Rua do Matão 1010 - Bloco A - Sala 297 Cidade Universitária 05508090 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30916233 URL da Homepage: www.ime.usp.br/~leonardi
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Probabilidade e Estatística
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2020-2022. Seleção de modelos em alta dimensão: propriedades teóricas e aplicações
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo principal estudar métodos de seleção de modelos para análise de dados em alta dimensão. Os dados modelados serão de diferentes tipos e estruturas, como por exemplo grafos e redes aleatórias, vetores em alta dimensão ou dados espaço temporais. O foco deste projeto é principalmente em modelos preditivos e o objetivo é selecionar modelos com dimensão adequada com o objetivo de minimizar o erro de predição. Esta abordagem está relacionada com a teoria de aprendizagem estatística, que da ́ suporte a várias das técnicas utilizadas na atualidade nos campos de aprendizagem de máquina ou ciência de dados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (3) . Integrantes: Florencia Graciela Leonardi - Coordenador.
      Membro: Florencia Graciela Leonardi.
    2. 2019-Atual. Medidas de Gibbs y sistemas de partículas. Teoría, aplicaciones y estimación.
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Florencia Graciela Leonardi - Integrante / Pablo Ferrari - Coordenador / Roberto Fernández - Integrante / Inés Armendáriz - Integrante / Sergio Andres Yuhjtman - Integrante / Santiago Saglietti - Integrante / Matthieu Jonckheere - Integrante / Julian Martínez - Integrante.
      Membro: Florencia Graciela Leonardi.
    3. 2019-Atual. Estatística, processos estocásticos e estruturas discretas
      Descrição: Este projeto reúne pesquisadores interessados em aspectos estatísticos e probabilísticos de sistemas com muitas componentes em interação. Em muitos casos, a estrutura de interação é descrita por um grafo ou outro objeto discreto. Nestes casos, entender a relação entre este objeto e os dados observados é um problema fundamental. Nosso projeto tem três eixos. O principal é o de inferência e testes de hipóteses para modelos com estrutura combinatorial. O segundo é a análise de processos estocásticos com muitas componentes em interação. O terceiro é abordar questões probabilísticas e estatísticas mais gerais, mas relevantes a aos acima. Problemas a serem estudados incluem estimação do número de comunidades de modelos estocásticos de blocos; inferência de interações para processos de Hawkes multivariados; testes de hipóteses para processos pontuais; modelos de difusões interagentes; análise de campo médio do "deep learning"; e métodos de boostrap em dimensão alta.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (8) . Integrantes: Florencia Graciela Leonardi - Integrante / Roberto Imbuzeiro Oliveira - Coordenador / Alexsandro Gallo - Integrante / Andressa Cerqueira - Integrante / aline duarte - Integrante / Guilherme Ost - Integrante.
      Membro: Florencia Graciela Leonardi.
      Descrição: Este projeto reúne pesquisadores interessados em aspectos estatísticos e probabilísticos de sistemas com muitas componentes em interação. Em muitos casos, a estrutura de interação é descrita por um grafo ou outro objeto discreto. Nestes casos, entender a relação entre este objeto e os dados observados é um problema fundamental. Nosso projeto tem três eixos. O principal é o de inferência e testes de hipóteses para modelos com estrutura combinatorial. O segundo é a análise de processos estocásticos com muitas compontentes em interação. O terceiro é abordar questões probabilísticas e estatísticas mais gerais, mas relevantes aos objetivos acima. Problemas a serem estudados incluem estimação do número de comunidades de modelos estocásticos de blocos; inferência de interações para processos de Hawkes multivariados; testes de hipóteses para processos pontuais; modelos de difusões interagentes; análise de campo médio do "deep learning"; e métodos de boostrap em dimensão alta.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (6) . Integrantes: Aline Duarte de Oliveira - Coordenador / Florencia Leonard - Integrante / Guilherme Ost de Aguiar - Integrante / Sandro Gallo - Integrante / Andressa Cerqueira - Integrante / Roberto Imbuzeiro de Oliveira - Integrante.
      Membro: Aline Duarte de Oliveira.
    4. 2017-2019. Seleção de estrutura para processos estocásticos em altas dimensões
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo principal estudar métodos de inferência estatística para identificar diferentes aspectos de estrutura em processos estocásticos em altas dimensões. Abordaremos principalmente os problemas de estimação do grafo de interação de campos aleatórios markovianos, também conhecidos na literatura estatística como modelos gráficos, e de identificação de pontos de mudança para processos estocásticos, tanto discretos quanto contínuos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Florencia Graciela Leonardi - Coordenador / Miguel Abadi - Integrante / Roberto Imbuzeiro Oliveira - Integrante / Alexsandro Gallo - Integrante / Andressa Cerqueira - Integrante. Financiador(es): (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Florencia Graciela Leonardi.
    5. 2015-2018. Grafos aleatorios, processos puntuales y metaestabilidad
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Florencia Graciela Leonardi - Integrante / Roberto Fernández - Integrante / Inés Armendáriz - Integrante / Pablo Augusto Ferrari - Coordenador / Nahuel Soprano Loto - Integrante / Achilleas Tzioufas - Integrante / Sergio Andres Yuhjtman - Integrante.
      Membro: Florencia Graciela Leonardi.
    6. 2013-2014. Inferência estatística para grafos aleatórios e redes probabilísticas
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo principal estudar métodos de inferência estatística para distribuições de probabilidade sobre grafos e modelos de redes probabilísticas. Abordaremos o problema de identificar diferenças nas distribuições de dados empíricos, introduzindo testes de hipóteses de aderência e homogeneidade para distribuições em grafos e tendo como base algumas técnicas recentes na literatura. No caso de redes probabilísticas abordaremos o problema de seleção de modelos para a estrutura de dependência subjacente, utilizando principalmente métodos de máxima verossimilhança penalizada.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Florencia Graciela Leonardi - Coordenador.
      Membro: Florencia Graciela Leonardi.
    7. 2013-Atual. Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática - NeuroMat.
      Descrição: Propõe-se a criação de um centro de matemática, integrando modelagem matemática com pesquisa básica e aplicada na fronteira da neurociência. A proposta responde à crescente importância da matemática na neurociência teórica. Importante motivação para a criação do centro é a grande quantidade de dados que os laboratórios de pesquisa são capazes de gerar atualmente e cuja análise depende de novos modelos matemáticos. Também, o desenvolvimento de linguagem e estruturas matemáticas adequadas é essencial para desenvolver teorias explicando os fatos experimentais e sugerindo predições que possam ser testadas. A neurociência vive atualmente uma situação de desequilíbrio, entre uma grande capacidade de produzir dados experimentais e uma insuficiente capacidade de compreensão teórica. Ela é rica em dados, porém pobre em teoria. A matemática é a chave para fazer a ponte entre dados e explicação. O projeto visa construir um centro de pesquisa avançada em neurociência teórica, reunindo uma equipe de ponta composta de matemáticos, cientistas da computação, neurocientistas e clínicos especialistas em reabilitação. O foco do plano de transferência de tecnologia e inovação do projeto é o desenvolvimento de produtos para a saúde pública em neuro-reabilitação. Isso inclui a criação e análise de uma base de dados para o suporte ao diagnóstico clínico e acompanhamento de pacientes. O plano de difusão do conhecimento inclui a criação de cursos e oficinas destinados a estudantes de todos os níveis, professores de escolas públicas e jornalisticas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Florencia Graciela Leonardi - Integrante / Antonio Galves - Coordenador / Pablo Ferrari - Integrante / Nancy Lopes Garcia - Integrante / Anatoli Iambartsev - Integrante / Jesus Garcia - Integrante / Miguel Abadi - Integrante / Roberto Imbuzeiro Oliveira - Integrante / Yoshiharu Kohayakawa - Integrante / Luiz Renato Fontes - Integrante / Daniel Yasumasa Takahashi - Integrante / Verónica Andrea González-López - Integrante / Sidarta Tollendal Gomes Ribeiro - Integrante / Arnaldo Mandel - Integrante / Ana Carolina Simões - Integrante / Claudia Domingues Vargas - Integrante / Daniel Fraiman - Integrante / Sergio Neuenschwander Maciel - Integrante / Adriano Lopes Tort - Integrante / André Frazão Helene - Integrante / Angela Sirigu - Integrante / Annie Viala - Integrante / Antonio Silva Filho - Integrante / Diego Laplagne - Integrante / Doris Fontes - Integrante / Ernst Hamburger - Integrante / Fabio Kon - Integrante / Felipe Fregni - Integrante / Gilberto Xavier - Integrante / Guillermo Cecchi - Integrante / Jorge Stolfi - Integrante / Koichi Sameshima - Integrante / Laura Ramos Rifo - Integrante / Linamara Rizzo Battistella - Integrante / Marcello Magnasco - Integrante / Marcelo Gomes de Queiroz - Integrante / Marcos Romualdo Costa - Integrante / Mariano Sigman - Integrante / Paulo Balister - Integrante. Financiador(es): (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Florencia Graciela Leonardi.
      Descrição: Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática - NeuroMat Processo: 13/07699-0 Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão - CEPIDs Vigência: 01 de agosto de 2013 - 31 de julho de 2024 Área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra - Probabilidade e Estatística - Probabilidade e Estatística Aplicadas Pesquisador responsável: Jefferson Antonio Galves Beneficiário: Jefferson Antonio Galves Instituição-sede: Instituto de Matemática e Estatística (IME). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil Pesquisadores principais: Antonio Carlos Roque da Silva Filho ; Claudia Domingues Vargas ; Ernst Wolfgang Hamburger ; Fernando Jorge da Paixão Filho ; Gilberto Fernando Xavier ; Jorge Stolfi ; Linamara Rizzo Battistella ; Nancy Lopes Garcia ; Oswaldo Baffa Filho ; Pablo Augusto Ferrari ; Yoshiharu Kohayakawa Pesq. associados: Alexsandro Giacomo Grimbert Gallo ; Aline Duarte de Oliveira ; Amanda Sávio Nascimento e Silva ; Ana Carolina Quirino Simoes ; Anatoli Iambartsev ; André Frazão Helene ; Angela Sirigu ; Annie Suzanne Charot Viala ; Antonio Carlos Roque da Silva Filho ; Ariadne de Andrade Costa ; Arnaldo Mandel ; Bruno Monte de Castro ; Carlos Hoppen ; Christophe Pouzat ; Claudio Marcos Teixeira de Queiroz ; Claudio Possani ; Cristina Cerri ; Daniel Edmundo Fraiman Borrazás ; Daniel Yasumasa Takahashi ; Daniela Lopes Scarpa ; Diego Laplagne ; Eduardo Vicente ; Errico Presutti ; Eva Loecherbach ; Fabio Kon ; Felipe Fregni ; Florencia Graciela Leonardi ; Guilherme Ost de Aguiar ; Guillermo Cecchi ; Jerome Paul Armand Laurent Baron ; Jesus Enrique Garcia ; João Alexandre Peschanski ; Kelly Rosa Braghetto ; Koichi Sameshima ; Laura Leticia Ramos Rifo ; Luiz Renato Gonçalves Fontes ; Marcello Magnasco ; Marcelo Gomes de Queiroz ; Marco Dimas Gubitoso ; Maria Elisa Pimentel Piemonte ; Maria Luíza Sales Rangel ; Mariano Sigman ; Marta Imamura ; Marzio Cassandro ; Mauro Copelli Lopes da Silva ; Miguel Natalio Abadi ; Nancy Lopes Garcia ; Osame Kinouchi Filho ; Patricia Maria Vanzella ; Patricia Reynaud-Bouret ; Paul Balister ; Pierre Collet ; Rafael Bassi Stern ; Raquel de Paula Carvalho ; Renato Anghinah ; Ricardo Fraiman ; Roberto Fernandez ; Roberto Imbuzeiro Moraes Felinto de Oliveira ; Sergio Neuenschwander ; Sidarta Tollendal Gomes Ribeiro ; Valeria Monica Della Maggiore ; Verónica Andrea González-López Assunto(s): Campos aleatóriosMatemáticaModelos matemáticosNeurociênciasNeurôniosFinanciamento em saúde Publicação FAPESP sobre o auxílio: https://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Multidisciplinary_science_h9dWGUV_20_21.pdf Resumo Propõe-se a criação de um centro de matemática, integrando modelagem matemática com pesquisa básica e aplicada na fronteira da neurociência. A proposta responde à crescente importância da matemática na neurociência teórica. Importante motivação para a criação do centro é a grande quantidade de dados que os laboratórios de pesquisas são capazes de gerar atualmente e cuja análise depende de novos modelos matemáticos. Também, o desenvolvimento de linguagem e estruturas matemáticas adequadas é essencial para desenvolver teorias explicando os fatos experimentais e sugerindo predições que possam ser testadas. A neurociência vive atualmente uma situação de desequilíbrio, entre uma grande capacidade de produzir dados experimentais e uma insuficiente capacidade de compreensão teórica. Ela é rica em dados, porém pobre em teoria. A matemática é a chave para fazer a ponte entre dados e explicação. O projeto visa construir um centro de pesquisa avançada em neurociência teórica, reunindo uma equipe de ponta composta de matemáticos, cientistas da computação, neurocientistas e clínicos especialistas em reabilitação. A estrutura de pesquisa do centro foi desenhada para atender várias condições. I) não se limitar a uma área particular da matemática. Isso explica as difere. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Anatoli Iambartsev - Integrante / Ferrari, Pablo A. - Integrante / Galves, A - Coordenador / Alexsandro Giacomo Grimbert Gallo - Integrante / Nancy Lopes Garcia - Integrante / Yoshiharu Kohayakawa - Integrante / Eva Loecherbach - Integrante / Aline Duarte de Oliveira - Integrante / Guilherme Ost de Aguiar - Integrante.
      Membro: Anatoli Iambartsev.
      Descrição: Propõe-se a criação de um centro de matemática, integrando modelagem matemática com pesquisa básica e aplicada na fronteira da neurociência. A proposta responde à crescente importância da matemática na neurociência teórica. Importante motivação para a criação do centro é a grande quantidade de dados que os laboratórios de pesquisa são capazes de gerar atualmente e cuja análise depende de novos modelos matemáticos. Também, o desenvolvimento de linguagem e estruturas matemáticas adequadas é essencial para desenvolver teorias explicando os fatos experimentais e sugerindo predições que possam ser testadas. A neurociência vive atualmente uma situação de desequilíbrio, entre uma grande capacidade de produzir dados experimentais e uma insuficiente capacidade de compreensão teórica. Ela é rica em dados, porém pobre em teoria. A matemática é a chave para fazer a ponte entre dados e explicação. O projeto visa construir um centro de pesquisa avançada em neurociência teórica, reunindo uma equipe de ponta composta de matemáticos, cientistas da computação, neurocientistas e clínicos especialistas em reabilitação. O foco do plano de transferência de tecnologia e inovação do projeto é o desenvolvimento de produtos para a saúde pública em neuro-reabilitação. Isso inclui a criação e análise de uma base de dados para o suporte ao diagnóstico clínico e acompanhamento de pacientes. O plano de difusão do conhecimento inclui a criação de cursos e oficinas destinados a estudantes de todos os níveis, professores de escolas públicas e jornalísticas. Maiores detalhes sobre o projeto NeuroMat podem ser obtidos na página www.numec.prp/usp.br/NeuroMat.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Aline Duarte de Oliveira - Integrante / Errico Presutti - Integrante / Eva Löcherbach - Integrante / Ricardo Fraiman - Integrante / Pablo Augusto Ferrari - Integrante / Florencia Leonard - Integrante / Pierre Collet - Integrante / Nancy Garcia - Integrante / Sergio Neuenschwander - Integrante / Sidarta Ribeiro - Integrante / Claudia Domingues Vargas - Integrante / Daniel Fraiman - Integrante / Daniel Yasumasa Takahashi - Integrante / Guilherme Ost de Aguiar - Integrante / Jefferson Antonio Galves - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro.
      Membro: Aline Duarte de Oliveira.
    8. 2012-2016. Modelagem probabilística da atividade cerebral
      Descrição: Dados experimentais sugerem que neurônios, sinapses e sistemas neuronais seguem um regime inerentemente estocástico. Surpreendentemente, enquanto fenômenos nos níveis micro e meso parecem apresentar uma aleatoriedade inerente, muitos fenômenos ao nível macro são fundamentalmente previsíveis. Para conciliar esta aparente contradição e alcançar uma formulação reveladora do fenômeno, o grupo se propõe utilizar uma abordagem probabilística inovadora e baseada na premissa de que a dinâmica neuronal pode ser descrita, em todas as escalas, por processos estocásticos com valores numa configuração espacial adequada. Desta forma pode-se fornecer uma abordagem uniforme para a consideração simultânea de diferentes escalas e conexões entre elas. Esta abordagem deve fornecer uma melhor compreensão da relação existente entre a atividade neuronal e medidas comportamentais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) . Integrantes: Florencia Graciela Leonardi - Integrante / Antonio Galves - Coordenador / Ricardo Fraiman - Integrante / Pierre Collet - Integrante / Nancy Lopes Garcia - Integrante / Jesus Garcia - Integrante / Roberto Imbuzeiro Oliveira - Integrante / Yoshiharu Kohayakawa - Integrante / Marzio Cassandro - Integrante / Roberto Fernández - Integrante / George Freitas von Borries - Integrante / Daniel Yasumasa Takahashi - Integrante / Eva Locherbach - Integrante / Sidarta Tollendal Gomes Ribeiro - Integrante / Claudia Domingues Vargas - Integrante / Thiago Lemos de Carvalho - Integrante / Daniel Fraiman - Integrante / Sergio Neuenschwander Maciel - Integrante / Simon Griffiths - Integrante / Robert David Morris - Integrante / Valeria Della Maggiore - Integrante / Fatima Smith Erthal - Integrante.
      Membro: Florencia Graciela Leonardi.
    9. 2011-2018. Projeto MaCLinC: Matemática, Computação, Linguística e Cérebro
      Descrição: Um dos maiores e mais urgentes desafios da comunidade científica do século 21 é processar, modelar e explicar a enorme massa dos dados produzidos nos laboratórios de pesquisa. Para isso são necessárias novas ideias e o desenvolvimento de novas estruturas matemáticas. O objetivo do Projeto-USP "Matemática, Computação, Linguagem e Cérebro" (MaCLinC) é alcançar uma compreensão teórica profunda de fenômenos centrais em linguística e em neurociência, através do desenvolvimento de novos modelos e resultados matemáticos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (22) / Doutorado: (25) . Integrantes: Florencia Graciela Leonardi - Integrante / Antonio Galves - Coordenador / Pablo Ferrari - Integrante / Pierre Collet - Integrante / Nancy Lopes Garcia - Integrante / Anatoli Iambartsev - Integrante / Jesus Garcia - Integrante / Miguel Abadi - Integrante / Roberto Imbuzeiro Oliveira - Integrante / Yoshiharu Kohayakawa - Integrante / Oswaldo Luiz do Valle Costa - Integrante / Luiz Renato Fontes - Integrante / Fabio Prates Machado - Integrante / Yoshiko Wakabayashi - Integrante / Noga Alon - Integrante / Béla Bollobás - Integrante / Marzio Cassandro - Integrante / Roberto Fernández - Integrante / Ehud Friedgut - Integrante / John Anton Goldsmith - Integrante / Michael Krivelevich - Integrante / Anthony Kroch - Integrante / Nati Linial - Integrante / Eugene Pechersky - Integrante / Galves, Charlotte - Integrante / Daniel Yasumasa Takahashi - Integrante / Verónica Andrea González-López - Integrante / Eva Locherbach - Integrante / Rödl Vojtech - Integrante / Sidarta Tollendal Gomes Ribeiro - Integrante / Marie-France Sagot - Integrante / Alair Pereira do Lago - Integrante / Arnaldo Mandel - Integrante / Cristina Gomes Fernandes - Integrante / Domingos Humberto Urbano Marchetti - Integrante / Flaviane Romani Fernandes Svartman - Integrante / Marcello Modesto dos Santos - Integrante / Maria Clara Paixão de Souza - Integrante / Ana Carolina Simões - Integrante / Anusch Taraz - Integrante / Cristian Favio Coletti - Integrante / François Dufour - Integrante / Mathias Schacht - Integrante. Financiador(es): Universidade de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Florencia Graciela Leonardi.
    10. 2009-2011. Estimação consistente de processos estocásticos com memória de comprimento variável. Aplicações na modelagem de sequências biológicas.
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo principal estudar as propriedades dos processos estocásticos com memória de comprimento variável e a sua estimação. Também propõe-se aplicar as ferramentas de análise de dados baseadas na modelagem com este tipo de processos estocásticos a dois problemas importantes da Biologia: o mapeamento de doenças complexas e a caracterização de estrutura secundária em proteínas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Florencia Graciela Leonardi - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Florencia Graciela Leonardi.
    11. 2009-2011. Sistemas estocásticos com interação de alcance variável
      Descrição: O objetivo deste projeto é o estudo dos sistemas estocásticos com interação de alcance variável. Esta nova classe de sistemas generaliza a noção de cadeia com memória de alcance variável, introduzida por Jorma Rissanen, colaborador deste projeto, em seu clássico artigo de 1983 no quadro de teoria da informação. Tais modelos foram utilizados como uma alternativa às cadeias de Markov e às cadeias de Markov ocultas em áreas tão variadas quanto a biologia (por exemplo, na modelagem de cadeias de aminoácidos em proteômica) como também em processamento automático de línguas e em musicologia. Muito além do seu interesse na modelagem de dados científicos, esses modelos revelam-se objetos matemáticos de grande interesse do ponto de vista da teoria das probabilidades. Este projeto visa estudar, primeiramente, questões relacionadas com a existência, unicidade, simulação perfeita, codificação finitária e outras propriedades básicas desta classe de sistemas. Além disto, estudaremos problemas de inferência estatística para tais modelos e suas generalizações naturais. Por fim, consideraremos aplicações das ferramentas desenvolvidas em dados reais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Florencia Graciela Leonardi - Integrante / Antonio Galves - Coordenador / Pierre Collet - Integrante / Nancy Lopes Garcia - Integrante / Aurélien Garivier - Integrante / Jorma Rissanen - Integrante / Jesus Garcia - Integrante / Denise Duarte - Integrante / Miguel Abadi - Integrante / Roberto Imbuzeiro Oliveira - Integrante / Enza Orlandi - Integrante / Matthieu Lerasle - Integrante / Davide Gabrielli - Integrante / Daniel Yasumasa Takahashi - Integrante / Eric Moulines - Integrante / Verónica Andrea González-López - Integrante / Clémentine Prieur - Integrante / Eva Locherbach - Integrante.
      Membro: Florencia Graciela Leonardi.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (5)
    1. Prêmio "Johannes Kepler" por artigo científico em co-autoria com Galves, A., Galves, C, Garcia, N. e Garcia, J., Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC).. 2020.
      Membro: Florencia Graciela Leonardi.
    2. Membro eleita do Instituto Internacional de Estatística (ISI), International Statistical Institute.. 2020.
      Membro: Florencia Graciela Leonardi.
    3. Prêmio de desempenho didático, Curso de graduação em Ciências Contábeis - FEA - USP.. 2016.
      Membro: Florencia Graciela Leonardi.
    4. "Para Mulheres na Ciência", L'Oréal - Academia Brasileira de Ciências - Unesco.. 2013.
      Membro: Florencia Graciela Leonardi.
    5. Diploma de graduado sobressalente, Universidad Nacional de Mar del Plata.. 2002.
      Membro: Florencia Graciela Leonardi.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (41)
    1. Latin American and Caribbean Workshop on Mathematics and Gender.Statistical Inference for the Stochastic Block Model. 2022. (Oficina).
    2. Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística.Detecção de pontos de mudança para a identificação de ilhas de homozigose. 2022. (Simpósio).
    3. 63rd ISI World Statistics Congress. Estimation and model selection for mixing graphical models. 2021. (Congresso).
    4. Bernoulli IMS 10th World Congress in Statistics and Probability. Consistent change-point detection for general distributions. 2021. (Congresso).
    5. VI Congresso Latinoamericano de Matemáticos. Structure recovery for partially observed discrete Markov random fields on graphs. 2021. (Congresso).
    6. VII Encontro Baiano de Estatística.Detecção de estruturas de dependência em processos estocásticos. 2020. (Encontro).
    7. 32 Colóquio Brasileiro de Matemática. Aprendizagem estatística em alta dimensão. 2019. (Congresso).
    8. Theory and Practice in Machine Learning and Computer Vision Workshop. ICERM.Change point detection for high-dimensional regression. 2019. (Oficina).
    9. XV CLAPEM. Strong structure recovery for partially observed discrete Markov random fields on graphs. 2019. (Congresso).
    10. CIMPA School and X Escuela Santaló.Some new results on the model selection problem for​ the​ Stochastic Block Model. 2018. (Encontro).
    11. Internation Congress of Mathematicians ICM 2018. Statistical inference for sparse binary chains of unbounded memory. 2018. (Congresso).
    12. Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística - SINAPE.Estatística para Dados em Alta Dimensão. 2018. (Simpósio).
    13. Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística - SINAPE.Computationally efficient change point detection for high-dimensional regression. 2016. (Simpósio).
    14. XX Escola Brasileira de Probabilidade. Neighborhood selection for discrete Markov random fields on graphs. 2016. (Congresso).
    15. ISNPS Meeting 2015 "Bioscience, Medicine and novel Non-Parametric Methiethods".A Non-Parametric Test of Hypotheses for Random Graph Distributions and the Discrimination of EEG Brain Networks. 2015. (Encontro).
    16. 37th Conference on Stochastic Processes and Their Applications. Infinite and variable range models. 2014. (Congresso).
    17. 3rd Indo-Brazilian Symposium in Mathematics.The Smallest Maximizer Criterion for context tree selection. 2012. (Simpósio).
    18. IV Congreso Latinoamericano de Matemáticos. Non-parametric inference for functionals of stochastic processes. 2012. (Congresso).
    19. Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística (SINAPE).A variable range Markov random field model to find SNPs dependence windows. 2012. (Simpósio).
    20. Workshop on chains and systems with interactions of variable length.A unifying approach of algorithms for context tree selection. 2011. (Oficina).
    21. 13a Escola Brasileira de Probabilidade. Context tree selection and linguistic rhythm retrieval from written texts. 2009. (Congresso).
    22. Reunión Anual de la Unión Matemática Argentina.Pérdida de memoria para funciones aleatorias de cadenas de Markov y exponentes de Lyapunov. 2009. (Encontro).
    23. Workshop projeto STIC AmSud.Modeling protein sequences using variable memory stochastic chains. 2009. (Oficina).
    24. XI Congreso Latinoamericano de Probabilidad y Estadística Matemática (CLAPEM). Context tree selection: a unifying view. 2009. (Congresso).
    25. 12a Escola Brasileira de Probabilidade. How to tune the BIC to estimate probabilistic suffix trees. 2008. (Congresso).
    26. 5to Encuentro Regional de Probabilidad y Estadística Matemática.Random perturbations of stochastic chains with unbounded variable length memory. 2008. (Encontro).
    27. First Indo-Brazilian Symposium in Mathematics. 2008. (Simpósio).
    28. 11a Escola Brasileira de Probabilidade. Rate of convergence of penalized likelihood contex tree estimators. 2007. (Congresso).
    29. 4to Encuentro Regional de Probabilidad y Estadística Matemática.Random perturbations of stochastic chains with unbounded variable length memory. 2007. (Encontro).
    30. School and Workshop on Probability Theory and Applications ICTP/CNPq. Local and global estimation of context trees. Probabilistic Suffix Trees and Bayesian Information Criterion. 2007. (Congresso).
    31. X Congreso Latinoamericano de Probabilidad y Estadística Matemática (CLAPEM). Rate of convergence of penalized likelihood context tree estimators. 2007. (Congresso).
    32. 3er Encuentro Regional de Probabilidad y Estadística Matemática.Exponential inequalities for empirical unbounded contexts trees. 2006. (Encontro).
    33. Processos estocásticos aplicados à estatística espacial. 2006. (Oficina).
    34. 2do Encuentro Regional de Probabilidad y Estadística Matemática.Probabilistic forests and the rhythmic distinction between Brazilian and European Portuguese. 2005. (Encontro).
    35. 9a Escola Brasileira de Probabilidade. Using sparse probabilistic suffix trees in protein classification. 2005. (Congresso).
    36. International Conference of the AB3C, X-meeting 2005. Probabilistic Tree Based Phylogenetics of Protein Families. 2005. (Congresso).
    37. Probabilistic Phonology of Rhythm.Probabilistic forests associated to BP and EP. 2005. (Oficina).
    38. Simpósio Brasileiro de Bioinformática, BSB 2005.Sequence Motif Identification and Protein Family Classification Using Probabilistic Trees. 2005. (Simpósio).
    39. 1er Encuentro Regional de Probabilidad y Estadística Matemática. 2004. (Encontro).
    40. 8va Escola Brasileira de Probabilidade. Use of sparse Markov transducers to retrieve rhythmic patterns in Brazilian and European Portuguese written texts. 2004. (Congresso).
    41. 1st International Conference on Bioinformatics and Computational Biology - ICoBiCoBi. 2003. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (11)
    1. LEONARDI, F.; Fontes, L.R.. XVI Congresso Latinoamericano de Probabilidade e Estatística Matemática. 2023. Congresso
    2. LEONARDI, F.; Garcia, N. L.. Sessão temática "Inferência estatística para processos complexos". 2022. Outro
    3. LEONARDI, F.; Rodríguez, D. ; Llop, P.. Sessão temática de Estatística Matemática no VI Congresso Latinoamericano de Matemáticos. 2021. Outro
    4. LEONARDI, F.; Sued, M.. Sessão temática de Estatística na Reunión Anual de la Unión Matemática Argentina. 2020. Outro
    5. LEONARDI, F.G.; Dias, R.. Sessão temática "Aprendizagem estatística em alta dimensão" - 32 Colóquio Brasileiro de Matemática. 2019. Outro
    6. LEONARDI, F.G.. Sessão temática "Statistical Model Selection". 2019. (Outro).. . 0.
    7. Branco, M. D. ; LEONARDI, F. ; Giampaoli, V. ; Harnik, S. B. ; Campos, A. ; Castro, T.. 2do Encontro da Pós-Graduação em Estatística do IME-USP. 2018. Outro
    8. LEONARDI, F.; Gallo, A.. Sessão temática "Processos Estocásticos e Aplicações" - III Congresso Brasileiro de Jovens Pesquisadores em Matemática Pura, Aplicada e Estatística. 2018. Outro
    9. Giampaoli, V. ; LEONARDI, F. ; Branco, M. D. ; Harnik, S. B.. 1ro Encontro da Pós-Graduação em Estatística do IME-USP. 2017. Outro
    10. Galves, A. ; Garcia, J. ; Oliveira, R.I. ; LEONARDI, F.. Jorma's Razor 2 - Workshop on chains and systems with interactions of variable range. 2011. Congresso
    11. LEONARDI, F.; Coletti, C. ; Garcia, J.. 6to Encontro Regional de Probabilidade e Estatística Matemática. 2009. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    (*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2024
    Data de processamento: 08/08/2024 13:35:28