Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática

Barbara Corominas Valerio

Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professora doutora MS-3 do Departamento de Matemática do IME-USP (Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Diferencial, atuando principalmente nos seguintes temas: hipersuperfícies de Weingarten, classificacão de hipersuperfícies em espaços formas. Além disso, também tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente na área de formação de professores que ensinam Matemática (inicial e continuada). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1727582332230890 (21/05/2024)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Instituto de Matemática e Estatística, Departamento de Matemática. Rua do Matão, 1010 Cidade Universitária 05508-090 - Sao Paulo, SP - Brasil Telefone: (011) 30916264
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Matemática
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2024-Atual. O CONHECIMENTO MATEMÁTICO PRÓPRIO DA DOCÊNCIA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: a necessária renovação da formação de professore(a)s, tendo em vista a profissão
      Descrição: As dificuldades com o ensino e a aprendizagem da matemática são notórias e um dos elementos centrais para avançar sobre elas é a formação de professores, cujo modelo dominante se organiza de forma distante das demandas da prática docente. A formação de professores de Matemática apresenta especificidades, podendo-se destacar como o próprioconhecimento matemático é estudado, pois este profissional não irá só aplicar o conhecimento, irá ensinar, explicar de modos diferenciados, resolver dificuldades que surgem sem planejamento e avaliar continuamente educandos jovens.A partir de pesquisa em curso, consideramos o entendimento do conhecimento matemático próprio da docência como aquele que contempla as especificidades da prática deste profissional. O projeto de pesquisa pretende levantar, sistematizar e analisar elementos presentes em dissertações e teses do campo da Educação Matemática que possamcontribuir para o entendimento destes conhecimentos matemáticos próprios para a docência. Tais elementos sãofundamentais para os processos de formação de professores de Matemática que rompa com o modelo formativo dominante no Brasil. Nossa hipótese é que já existem estudos no âmbito da Educação Matemática que contemplam conhecimentos próprios da docência em relação a Números e Operações, Álgebra, Grandezas e Medidas, Geometria, Estatística e Matemática Financeira, de modo que a pesquisa pretende identificá-los e sistematizá-los. É sabido que há pesquisas sobre metodologias de ensino de matemática, tratamento de dificuldades de aprendizagens, matemática relacionada a outras áreas e a temas sociais, enfim, um conjunto de temáticas que podem se articular no sentido de maior compreensão do conhecimento matemático próprio da docência. Nossa estratégia metodológica é iniciar com uma busca naBDTD e Banco de Teses Capes-CNPQ, elaborar uma ficha de registro dos dados, debater entre os pesquisadores e com especialistas, sistematizar e elaborar um ebook, comunicações e artigos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Barbara Corominas Valerio - Integrante / David Pires Dias - Integrante / Daniela Mariz Silva Vieira - Integrante / Marisol Vieira Melo - Integrante / Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira - Integrante / Cirléia Pereira Barbosa - Integrante / Samira Zaidan - Integrante / Flavia Cristina de Macedo Santana - Integrante / Vandoir Stormowsk - Integrante / Vania Cristina da Silva Rodrigues - Integrante / Adriana Aparecida Molina Gomes - Integrante / Fabiane Cristina Höpner Noguti - Integrante / Eliane Matesco Cristovão - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Barbara Corominas Valerio.
    2. 2023-Atual. Estudo de Implementação de Inovações Curriculares, Estratégias Pedagógicas e Tecnologias Emergentes para Qualidade-Equidade na Educação Básica
      Descrição: Este projeto temático tem como objetivo conduzir uma pesquisa de implementação do PLIC/USP, mediante um estudo multi-métodos para avaliação de eficácia, efetividade e impacto (de curto prazo) de elementos conceituais, curriculares, pedagógicos e tecnológicos constitutivos da intervenção implementada, no contexto do Edital 35/SEB-MEC. Pretende-se avaliar inovações incluídas no protótipo implementado como curso experimental, como vetores de transformação do modelo formativo de professores/as da Educação Básica nas universidades brasileiras, para além do âmbito específico da USP e do Estado de São Paulo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Barbara Corominas Valerio - Integrante / Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira - Coordenador / Meire Cachioni - Integrante / Roseli de Deus Lopes - Integrante / Marcelo Alves Barros - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Barbara Corominas Valerio.
    3. 2021-Atual. Gênero e equidade: por uma educação de qualidade e inclusiva para todes
      Descrição: Descrição: Este projeto de pesquisa contém investigações a respeito da questão de gênero na formação de professores - inicial e/ou continuada bem como processos educativos envolvendo grupos com características que demandam atendimento educacional especializado afim de propiciar a todes uma educação de qualidade e inclusiva... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Barbara Corominas Valerio - Integrante / SERGIO ROBERTO SILVEIRA - Integrante / Karina Soledad Maldonado Molina - Coordenador / Rosebelly Nunes Marques - Integrante.
      Membro: Barbara Corominas Valerio.
    4. 2010-Atual. Elementos articuladores da prática profissional desenvolvidos durante a formação inicial do licenciando em Matemática
      Descrição: Uma das formas de propiciar uma formação inicial em que teoria e prática estejam integradas é garantir a realização de um estágio supervisionado, em que exista uma real parceria entre a Instituição de Ensino Superior e a Escola de Educação Básica. Reconhecendo assim a importância do estágio, se faz necessário tentar identificar e compreender os elementos articuladores da prática profissional desenvolvidos durante a formação inicial do licenciando em Matemática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Barbara Corominas Valerio - Coordenador. Número de produções C, T & A: 7
      Membro: Barbara Corominas Valerio.
    5. 2009-Atual. O estudo de subvariedades Riemannianas e Semi-Riemannianas
      Descrição: O projeto tem como objetivo estudar problemas envolvendo subvariedades em espaços-forma Riemannianos e Semi-Riemannianos. Em particular, estudo subvariedades que verificam condições adicionais sobre a curvatura média ou a curvatura escalar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Barbara Corominas Valerio - Coordenador. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Barbara Corominas Valerio.
    6. 2007-2009. Subvariedades de Weingarten
      Descrição: Este projeto de pesquisa visa estudar alguns problemas relacionados com subvariedades de Weingarten. Mais especificamente, pretende: estudar as subvariedades regradas de Weingarten em formas espaciais e no espaço de Lorentz; e estudar as superfícies de Weingarten em variedades homogêneas tridimensionais que são invariantes pela ação de subgrupos a um parâmetro de isometrias.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Barbara Corominas Valerio - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Barbara Corominas Valerio.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (6)
    1. Patronesse dos Formandos de 2018 do Instituto de Matemática e Estatística da USP, Instituto de Matemática e Estatística - IME-USP.. 2019.
      Membro: Barbara Corominas Valerio.
    2. Paraninfa do Curso de Licenciatura em Matemática - Noturno Formandos 2018 do Instituto de Matemática e Estatística, Instituto de Matemática e Estatística - IME-USP.. 2019.
      Membro: Barbara Corominas Valerio.
    3. Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, Fundação Carlos Chagas.. 2018.
      Membro: Barbara Corominas Valerio.
    4. Paraninfa do Curso de Licenciatura em Matemática - Noturno. Formandos 2017 do Instituto de Matemática e Estatística, Instituto de Matemática e Estatística - IME-USP.. 2018.
      Membro: Barbara Corominas Valerio.
    5. Paraninfa do Curso de Licenciatura em Matemática - Diurno Formandos 2013 do Instituto de Matemática e Estatística, Instituto de Matemática e Estatística - IME-USP.. 2014.
      Membro: Barbara Corominas Valerio.
    6. Paraninfa do Curso de Licenciatura em Matemática - Diurno Formandos 2012 do Instituto de Matemática e Estatística, Instituto de Matemática e Estatística - IME-USP.. 2013.
      Membro: Barbara Corominas Valerio.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (34)
    1. III Workshop de Geometria Diferencial.Uma família de superfícies mínimas de gênero um com dois fins tipo Enneper. 2023. (Simpósio).
    2. 7o Congresso de Graduação. Experiências de Formação de Prof. da Ed. Básica. 2022. (Congresso).
    3. Congresso Internacional Movimentos Docentes: por uma educação transformadora. O olhar de um grupo de professores para o ensino de matemática durante a pandemia do COVID-19. 2022. (Congresso).
    4. 6º Congresso de Graduação da USP. Gênero e formação de professores: percepções iniciais de licenciandos. 2021. (Congresso).
    5. 6º Congresso de Graduação da USP. Ensino remoto e as contribuições para a formação de licenciandos em matemática. 2021. (Congresso).
    6. VIII ENALIC. DEBATES E DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO, O QUE A MATEMÁTICA TEM A VER COM ISSO?. 2021. (Congresso).
    7. Workshop de Geometria Diferencial. Hipersuperfícies mínimas completas M^n em espaço forma, com (n-1) curvaturas principais de mesmo sinal. 2021. (Congresso).
    8. VII Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática,.O papel desempenhado pelo estágio supervisionado e o PIBID na formação dos licenciandos do curso de Licenciatura em Matemática do IME/USP. 2020. (Simpósio).
    9. XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM. 2020. (Simpósio).
    10. XV CIAEM Conferência Interamericana de Educação Matemática. Programa de Estágio Supervisionado:uma real integração entre Universidade e Escola de Educação Básica. 2019. (Congresso).
    11. XV CIAEM Conferência Interamericana de Educação Matemática. Uso de materiais manipuláveis como recurso didático no curso de formação de professores de matemática. 2019. (Congresso).
    12. 4o Congresso de Graduação. Uso de materiais manipuláveis como recurso didático em disciplinas do Curso de Licenciatura em Matemática do IME-USP. 2018. (Congresso).
    13. IV Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE). O PAPEL DESEMPENHADO PELO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA - IME/USP. 2018. (Congresso).
    14. III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE). O programa de formação de professores da USP e o PIBID: subprojeto matemática - IME/US. 2016. (Congresso).
    15. I Congresso de Graduação da USP. Por uma valorização da formação inicial no curso de Licenciatura em Matemática. 2015. (Congresso).
    16. II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educarres. PROJETOS DE ESTÁGIO: VALORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO IME/USP. 2014. (Congresso).
    17. V Encontro de Estudantes de Matemática da UFPA.O uso de Fractais na sala de aula. 2014. (Encontro).
    18. V Semana da Licenciatura em Matemática.O uso de Fractais na sala de aula. 2014. (Encontro).
    19. International Meeting on Differential Geometry and partial Differential Equations in Honour to The 80th Birthday of Professor Antonio Gervasio Colares. New characterizations for hyperbolic cylinders in anti-De-Sitter spaces. 2011. (Congresso).
    20. XVI Escola de Geometria Diferencial. 2010. (Congresso).
    21. Colóquio de MatemCentro-Oesteática da Região. Acompanhando a Exposição da Matemateca. 2009. (Congresso).
    22. II Encontro Paulista de Geometria. Hipersuperfícies regradas e de Weingarten no espaço de Lorentz-Minkowiski eno espaço De Sitter. 2009. (Congresso).
    23. Jornada das Licenciaturas. 2008. (Simpósio).
    24. International Congress on Minimal and Constant Mean Curvature Surfaces. Ruled Weingarten surfaces in a 3-dimensional space form. 2007. (Congresso).
    25. Workshop em Geometria Diferencial. 2006. (Congresso).
    26. Workshop em Geometria Diferencial - homenagem a Francesco Mercuri. 2006. (Congresso).
    27. Workshop on Differential Geometry and PDE. 2006. (Congresso).
    28. XIV Escola de Geometria Diferencial. Hipersuperfícies regradas e de Weingarten em S^n+1. 2006. (Congresso).
    29. I Encontro de Geometria Diferncial de UFRJ. 2005. (Encontro).
    30. Workshop de Superfícies de Curvatura Média Constante e EDP. 2004. (Encontro).
    31. XIII Escola de Geometria Diferencial. Ruled helicoidal surfaces in a 3-dimensional space form. 2004. (Congresso).
    32. XII Escola de Geometria Diferencial. 2002. (Congresso).
    33. An International Meeting on the occasion of the 60th birthday of A.M.Naveira. 2001. (Congresso).
    34. XI Escola de Geometria Diferencial. 2000. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. VALERIO, B. C.. II Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Sudeste. 2018. (Congresso).. . 0.
    2. VALERIO, B. C.. XVI Escola de Geometria Diferencial. 2010. (Congresso).. . 0.
    3. Asperti, A. C. ; CHAVES, R.M.B. ; VALERIO, B. C. ; DUSSAN, M. P. Verão Especial em Geometria. 2010. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (4)
    • Barbara Corominas Valerio ⇔ Cláudia Cueva Candido (2.0)
      1. VALERIO, B. C. ; CANDIDO, Cláudia Cueva ; DIAS, D. P.. Uma Articulação Natural entre Teoria e Prática: Projetos de Estágio. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA (SÃO PAULO). v. 49, p. 35-42, 2016.Qualis: A3
      2. VALERIO, B. C.; CANDIDO, C. C.. Programa de Estágio Supervisionado: uma real integração entre Universidade e Escola de Educação Básica. Em: XV Conferência Interamericana de Educação Matemática, p. 1-7, 2019.Qualis: Não identificado (XV Conferência Interamericana de Educação Matemática)

    • Barbara Corominas Valerio ⇔ David Pires Dias (2.0)
      1. VALERIO, B. C. ; CANDIDO, Cláudia Cueva ; DIAS, D. P.. Uma Articulação Natural entre Teoria e Prática: Projetos de Estágio. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA (SÃO PAULO). v. 49, p. 35-42, 2016.Qualis: A3
      2. DIAS, David P. Guia de Livros Didáticos - PNLD2015. 2014.

    • Barbara Corominas Valerio ⇔ Antonio Carlos Brolezzi (1.0)
      1. BROLEZZI, A. C. ; VALERIO, B. C. ; TREVIZAN, W. A.. O PIBID entre a Pesquisa e a Prática: Situações Potencialmente Adidáticas em Análise Combinatória na Escola de Aplicação da USP. Em: Emerson de Peitri; Vinicio Macedo Santos; Mirim Cardoso Utsumi; Claudia Valentina Assumpção Galian.. (Org.). A cooperação unversidade-escola para a formação inicial de professores: o PIBID na Universidade de São Paulo (2011-2014). 1ed.São Paulo. : Editora da Livraria da Física. 2015.v. 1, p. 257-272.

    • Barbara Corominas Valerio ⇔ Daniela Mariz Silva Vieira (1.0)
      1. VALERIO, B. C.; VIEIRA, D. M. S.. Projetos de Estágio: uma articulação entre formação inicial e continuada de professores. 2018.




(*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2024
Data de processamento: 05/12/2024 01:23:28