Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática
Antonio Carlos Brolezzi
possui licenciatura em matemática (IME-USP, 1987), mestrado em educação (FEUSP, 1991) e doutorado em educação (FEUSP, 1996). Atualmente é professor associado do departamento de matemática do IME-USP e coordenador do mestrado profissional em ensino de matemática do IME-USP. Tem experiência na área de educação matemática, atuando em temas como história da matemática, resolução de problemas, criatividade, empatia, imaginação e a formação do professor de matemática, ensino de cálculo, letramento transmídia, gênero e diversidade na matemática. (Texto informado pelo autor)
Endereço: Universidade de São Paulo, Instituto de Matemática e Estatística, Departamento de Matemática. Rua do Matão, 1010 Cidade Universitária 05508090 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30916267 Fax: (11) 30916183 URL da Homepage: http://www.ime.usp.br/~brolezzi
BROLEZZI, ANTONIO CARLOS. Empatia na formação inicial do professor de matemática. Educação Matemática em Revista. v. 27, p. 92-103, 2022. Qualis: A3
BORGES, Marcos Francisco ; ALMEIDA, F.M. de ; BROLEZZI, A. C.. Investigando o desenvolvimento do pensamento algébrico por meio de sequências de padrões geométricos em Mirassol/MT. BOLETIM CEARENSE DE EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. v. 8, p. 104-118, 2021. Qualis: B2
BROLEZZI, ANTONIO CARLOS; OTA, IURI NAOTO NOBRE. Arte, Educação Matemática e empatia: algumas reflexões. REVEMAT. v. 13, p. 228-249, 2018. Qualis: Não identificado (REVEMAT)
BROLEZZI, A. C. Empatia na relação aluno/professor/conhecimento. Encontro: revista de psicologia. v. 17, p. 123-131, 2015.Qualis: Não identificado (ENCONTRO: REVISTA DE PSICOLOGIA)
BROLEZZI, A. C. CRIATIVIDADE, EMPATIA E IMAGINAÇÃO EM VIGOTSKI E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM MATEMÁTICA. Educação Matemática Pesquisa (Online). v. 17, p. 791-815, 2015.Qualis: B1
BROLEZZI, A. C. Empatia em Vigotski. Dialogia (UNINOVE. Impresso). v. 20, p. 153-166, 2014.Qualis: Não identificado (IMPRESSO))
BROLEZZI, A. C.; CURY, Helena Noronha ; VIANA, Carlos Roberto ; LANNES, Wagner. Álgebra e Educação Algébrica: concepções de alunos e professores de matemática. Educação Matemática em Revista-RS, Porto Alegre, RS. v. 4, p. 9-15, 2002.Qualis: Não identificado (EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA-RS, PORTO ALEGRE, RS)
BROLEZZI, A. C. O acesso à História da Matemática pelo Professor de Matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo. v. 2, n. 2, p. 35-50, 2000.Qualis: Não identificado (EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQUISA, SÃO PAULO)
Livros publicados/organizados ou edições (23)
TREVIZAN, W. A. ; BROLEZZI, A. C.. Como ensinar análise combinatória. 1 ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016. v. 1, p. 180.
BROLEZZI, A. C.; TREVIZAN, W. A. ; CASTRO, A. T. G. ; SANTOS, F. A. N.. Vivá : matemática : volume 3 : ensino médio. 1 ed. Curitiba: Positivo, 2016. p. 208.
BROLEZZI, A. C.; TREVIZAN, W. A. ; CASTRO, A. T. G. ; SANTOS, F. A. N.. Vivá : matemática : volume 3 : ensino médio: manual do professor. 1 ed. Curitiba: Positivo, 2016. p. 304.
BROLEZZI, A. C.; TREVIZAN, W. A. ; CASTRO, A. T. G. ; SANTOS, F. A. N.. Vivá : matemática : volume 2 : ensino médio. 1 ed. Curitiba: Positivo, 2016. p. 272.
BROLEZZI, A. C.; TREVIZAN, W. A. ; CASTRO, A. T. G. ; SANTOS, F. A. N.. Vivá : matemática : volume 2 : ensino médio: manual do professor. 1 ed. Curitiba: Positivo, 2016. p. 384.
BROLEZZI, A. C.; TREVIZAN, W. A. ; CASTRO, A. T. G. ; SANTOS, F. A. N.. Vivá : matemática : volume 1 : ensino médio. 1 ed. Curitiba: Positivo, 2016. p. 288.
BROLEZZI, A. C.; TREVIZAN, W. A. ; CASTRO, A. T. G. ; SANTOS, F. A. N.. Vivá : matemática : volume 1 : ensino médio: manual do professor. 1 ed. Curitiba: Positivo, 2016. p. 416.
BROLEZZI, A. C. Empatia e história da matemática. 1 ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015. v. 1, p. 76.
BROLEZZI, A. C. A arte de contar: história da matemática e educação matemática. 1 ed. São Paulo: Editora da Livraria da Física, 2014. v. 1, p. 178.
BROLEZZI, A. C. Criatividade e resolução de problemas. 1 ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013. v. 1, p. 120.
BROLEZZI, A. C. Problemas e criatividade: uma breve introdução (2ª edição). 2 ed. São Paulo: Factash, 2010. p. 79.
BROLEZZI, A. C. Problemas e criatividade: uma breve introdução. 3 ed. São Paulo: Factash Editora, 2008. p. 79.
BARUFI, Maria Cristina Bonomi ; BROLEZZI, A. C.. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E ENSINO DE CÁLCULO: REFLEXÕES SOBRE O PENSAMENTO REVERSO. 1 ed. Guarapuava, PR: SBHMat, 2007. v. 1, p. 50.
BROLEZZI, A. C. Memórias Sexuais no Opus Dei. 1 ed. São Paulo: Panda Books, 2006. p. 192.
BROLEZZI, A. C. História às avessas do número e: uma proposta de ensino usando computadores e projetos. Brasilia: Sociedade Brasileira de História da Matemática. História às avessas do número e: uma proposta de ensino usando computadores e projetos. Brasilia: Sociedade Brasileira de História da Matemática, 2005. v. 1, p. 40.
BROLEZZI, A. C. Resumos do SPHEM - 1° Seminário Paulista de História e Educação Matemática. 1 ed. São Paulo: IME-USP, 2005. v. 1, p. 152.
BROLEZZI, A. C.; ABDOUNUR, Oscar João (Org.). Anais do 1° SPHEM - Seminário Paulista de História e Educação Matemática. 1 ed. São Paulo: IME-USP, 2005. v. 1, p. 747.
BROLEZZI, A. C. Funções e Gráficos. São Paulo: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Funções e Gráficos. São Paulo: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, 2004. v. 1, p. 48.
BROLEZZI, A. C.; MONTEIRO, Martha Salerno (Org.) ; SALLUM, Élvia Mureb (Org.). Módulos do Pró-Universitário. São Paulo: Pró-Reitoria de Graduação da USP. Módulos do Pró-Universitário. São Paulo: Pró-Reitoria de Graduação da USP, 2004. v. 6, p. 300.
MONTEIRO, Martha Salerno ; BROLEZZI, A. C.. Números para quê?. 1 ed. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, 2004. v. 1, p. 36.
BROLEZZI, A. C. Conexões: História da Matemática através de Projetos de Pesquisa. Rio Claro: SBHMat. Conexões: História da Matemática através de Projetos de Pesquisa. Rio Claro: SBHMat, 2003. v. 1, p. 32.
BROLEZZI, A. C.; OUTROS (Org.). Do pessimismo da razão para o otimismo da vontade: Referências para a construção dos projetos pedagógicos nas IES brasileiras. Curitiba: ForGrad. Do pessimismo da razão para o otimismo da vontade: Referências para a construção dos projetos pedagógicos nas IES brasileiras. Curitiba: ForGrad, 2000. .
BROLEZZI, A. C.; OUTROS (Org.). O Currículo como Expressão do Projeto Pedagógico: um Processo Flexível. Niterói, RJ: FORGRAD. O Currículo como Expressão do Projeto Pedagógico: um Processo Flexível. Niterói, RJ: FORGRAD, 2000. .
Capítulos de livros publicados (4)
TREVIZAN, W. A. ; BROLEZZI, A. C. ; VALERIO, B. C.. O PIBID entre a pesquisa e a prática: situações potencialmente adidáticas em análise combinatória na Escola de Aplicação da USP. Em: de PIETRI. (Org.). A cooperação universidade-escola para a formação inicial de professores: o PIBID na Universidade de São Paulo (2011-2014). 1ed.São Paulo. : Editora da Livraria da Física. 2015.p. 257-272.
BROLEZZI, A. C. Atividade criativa na sala de aula de Matemática. Em: Nílson José Machado; Marisa Ortegoza Cunha. (Org.). Linguagem, conhecimento, ação: ensaios de epistemologia e didática. São Paulo. : Escrituras. 2003.p. 255-276.
BROLEZZI, A. C. Princípio de Cavalieri e o Cálculo de Volumes. Em: Cristina Cerri. (Org.). Matemática. São Paulo. : Fundação Vanzolini. 2002.p. 49-65.
BROLEZZI, A. C.; DRUCK, Iole de Freitas. Áreas, semelhanças , volumes e o método da exaustão. Em: Cristina Cerri. (Org.). Matemática. São Paulo. : Fundação Vanzolini. 2002.p. 33-44.
Textos em jornais de notícias/revistas (9)
CALDEIRA, C. ; BROLEZZI, A. C.. Criatividade para resolução de problemas. Revista Espaço Aberto, 01 jul. 2014.
SALEMI, V. ; BROLEZZI, A. C.. Professor de matemática busca formas criativas de resolver problemas. Agência Universitária de Notícias - AUN, São Paulo, 03 jun. 2014.
BROLEZZI, A. C. Fique forte na matemática: leia. Revista Cálculo Revista CÁLCULO Ano: 4 Edição: 40 Maio 2014, São Paulo, p. 54-59, 01 maio 2014.
BROLEZZI, A. C. O novo professor de matemática. Acontece no IME, São Paulo, p. 1-4, 09 dez. 2013.
BROLEZZI, A. C. Pesquisador do IME estuda como problemas matemáticos estimulam a criatividade dos alunos. Página da USP, São Paulo, 29 out. 2010.
BROLEZZI, A. C. Professores explicam qual é o problema da matemática. Folhinha de São Paulo, São Paulo, 31 jul. 2010.
ESPINOSSI, Rosângela ; BROLEZZI, A. C.. Código Opus Dei. Diário do Grande ABC, Santo André, São Paulo, 19 mar. 2006.
BRUM, Eliane ; RUBIN, Débora ; BROLEZZI, A. C.. A vida íntima do Opus Dei. Época, São Paulo, , v. 400, p. 62-73, 16 jan. 2006.
BROLEZZI, A. C. A unidade na diversidade. Jornal da UFOP, Ouro Preto, MG, .
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (15)
RIBEIRO, Dulcyene Maria ; BROLEZZI, A. C.. Algumas contribuições de Portugal na disseminação e estabelecimento das frações decimais. Em: VII Congresso Luso-brasileiro de História da Educação, 2008. Qualis: Não identificado (VII Congresso Luso-brasileiro de História da Educação)
BROLEZZI, A. C. Pensamento reverso no ensino de matemática. Em: IX Encontro Nacional de Educação Matemática, 2007.Qualis: Não identificado (IX Encontro Nacional de Educação Matemática)
BROLEZZI, A. C. História da Matemática e educação matemática. Em: VIII EPEM - Encontro Paulista de Educação Matemática, 2006.Qualis: Não identificado (VIII EPEM - Encontro Paulista de Educação Matemática)
TEIXEIRA, Susane Fernandes de Abreu ; BROLEZZI, A. C.. O (Não) Uso de Jogos no Ensino da Matemática: História das Práticas dos Professores. Em: III Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2005.Qualis: Não identificado (III Congresso Internacional de Ensino de Matemática)
BARUFI, Maria Cristina Bonomi ; BROLEZZI, A. C.. Construção do Conhecimento na Matemática Superior: Reflexões sobre o Pensamento Reverso. Em: III Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2005.Qualis: Não identificado (III Congresso Internacional de Ensino de Matemática)
BROLEZZI, A. C.; SILVA, Daniel Romão da ; DUARTE, Gustavo Ignácio. Conteúdos de Geometria no Ensino Médio: um Olhar Histórico sobre as Propostas Curriculares. Em: SPHEM - 1° Seminário Paulista de História e Educação Matemática, 2005.Qualis: Não identificado (SPHEM - 1° Seminário Paulista de História e Educação Matemática)
BROLEZZI, A. C.; VOLTAINE, Clauser Oliboni. Revista Educação & Matemática: Explosão Criativa no Final dos Anos 70. Em: SPHEM - 1° Seminário Paulista de História e Educação Matemática, 2005.Qualis: Não identificado (SPHEM - 1° Seminário Paulista de História e Educação Matemática)
TEIXEIRA, Susane Fernandes de Abreu ; BROLEZZI, A. C.. O (Não) Uso de Jogos no Ensino da Matemática: História das Práticas dos Professores. Em: SPHEM - 1° Seminário Paulista de História e Educação Matemática, 2005.Qualis: Não identificado (SPHEM - 1° Seminário Paulista de História e Educação Matemática)
TALAVERA, Leda Maria Bastoni ; BROLEZZI, A. C.. A Geometria Dinâmica e a Geometria Prática: uma reflexão entre história e educação matemática. Em: SPHEM - 1° Seminário Paulista de História e Educação Matemática, 2005.Qualis: Não identificado (SPHEM - 1° Seminário Paulista de História e Educação Matemática)
MOTTA, Cristina Dalva Van Berghem ; BROLEZZI, A. C.. As relações entre o positivismo e a educação matemática no Brasil. Em: SPHEM - 1° Seminário Paulista de História e Educação Matemática, 2005.Qualis: Não identificado (SPHEM - 1° Seminário Paulista de História e Educação Matemática)
BROLEZZI, A. C. Mudanças na Matemática da Escola Básica para o Ensino Superior: reflexo no uso de História da Matemática. Em: VII EPEM - Encontro Paulista de Educação Matemática, 2004.Qualis: Não identificado (VII EPEM - Encontro Paulista de Educação Matemática)
BROLEZZI, A. C.; TALAVERA, Leda Maria Bastoni. Geometria Dinâmica e Reconstrução do Pensamento Geométrico Grego na Sala de Aula. Em: V Seminário Nacional de História da Matemática, 2003.Qualis: Não identificado (V Seminário Nacional de História da Matemática)
BROLEZZI, A. C.; ALAMINOS, R. S.. História das Superfícies Mínimas como Subsídio para o Trabalho com Bolhas de Sabão. Em: V Seminário Nacional de História da Matemática, 2003.Qualis: Não identificado (V Seminário Nacional de História da Matemática)
BROLEZZI, A. C. Discreto e Contínuo: explorando uma tensão na história e no ensino de matemática. Em: I SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2000.Qualis: Não identificado (I SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática)
BROLEZZI, A. C. Indicadores de Avaliação para a Graduação. Em: Oficina de Trabalho do ForGRAD - Avaliação da Graduação, 2000.Qualis: Não identificado (Oficina de Trabalho do ForGRAD - Avaliação da Graduação)
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (0)
Resumos publicados em anais de congressos (18)
IGLESIAS, Ketty ; BROLEZZI, A. C.. Discurso dirigido a um matemático infiel: um estudo sobre as conseqüências das críticas de Berkeley para o desenvolvimento do Cálculo. Em: VI Seminário Nacional de História da Matemática, 2005, Brasília. Anais do VI Seminário Nacional de História da Matemática, 2005.
BROLEZZI, A. C.; BARNABÉ, Fernando. O Arquimedes Holandês: um estudo sobre a Matemática de Simon Stevin. Em: VI Seminário Nacional de História da Matemática, 2005, Brasília. Anais do VI Seminário Nacional de História da Matemática, 2005.
BROLEZZI, A. C. História da Matemática na Formação de Professores. Em: VII EPEM - Encontro Paulista de Educação Matemática, 2004, São Paulo. Livro de Resumos do VII EPEM, 2004.
TALAVERA, Leda Maria Bastoni ; BROLEZZI, A. C.. Da história das cônicas à geometria dinâmica. Em: VII EPEM - Encontro Paulista de Educação Matemática, 2004, São Paulo. Livro de Resumos do VII EPEM, 2004.
NEVES, Paulo de Oliveira ; BROLEZZI, A. C.. Práticas e currículos de matemática no Ensino Médio. Em: VII EPEM - Encontro Paulista de Educação Matemática, 2004, São Paulo. Livro de Resumos do VII EPEM, 2004.
TALAVERA, Leda Maria Bastoni ; BROLEZZI, A. C.. Tangram: da Dobradura ao software de geometria dinâmica. Em: VII EPEM - Encontro Paulista de Educação Matemática, 2004, São Paulo. Livro de Resumos do VII EPEM, 2004.
BROLEZZI, A. C.; RAMOS, M.. Uma Proposta de Transposição Didática para Atividades com Elípses, usando História da Matemática. Em: V Seminário Nacional de História da Matemática, 2003, Rio Claro. Anais do V Seminário Nacional de História da Matemática. Rio Claro: SBHMat, 2003.
BROLEZZI, A. C.; LAVORENTE, C. R.. Felix Klein e o ensino de funções: uma proposta para o ensino médio utilizando idéias de cálculo. Em: V Seminário Nacional de História da Matemática, 2003, Rio Claro. Anais do V Seminário Nacional de História da Matemática. Rio Claro: SBHMat, 2003.
BROLEZZI, A. C.; OLIVEIRA, E. M.. Investigando a História: Poliedros de Platão na Sala de Aula. Em: V Seminário Nacional de História da Matemática, 2003, Rio Claro. Anais do V Seminário Nacional de História da Matemática. Rio Claro: SBHMat, 2003.
BROLEZZI, A. C.; GODOI, L. G.. Contribuições para uma História da Licenciatura em Matemática no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP). Em: V Seminário Nacional de História da Matemática, 2003, Rio Claro. Anais do V Seminário Nacional de História da Matemática, 2003.
BROLEZZI, A. C. O ensino de números naturais e o par discreto/contínuo. Em: II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2003, Santos. II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - Livro de Resumos, 2003.
BROLEZZI, A. C.; DRUCK, Iole de Freitas ; BARUFI, Maria Cristina Bonomi. Preparação para a docência de graduação: uma proposta que leve em conta a cultura dos futuros professores de matemática. Em: II Congresso Internacional de Etnomatemática, 2002, Ouro Preto/MG. Anais do II Congresso Internacional de Etnomatemática, 2002.
BROLEZZI, A. C. História da Matemática na Internet. Em: VI EPEM - Encontro Paulista de Educação Matemática, 2001, Catanduva, SP. Anais do VI EPEM. Catanduva, SP: FAFICA, 2001.
BROLEZZI, A. C. História da Matemática nos Livros e na Internet. Em: IV Seminário Nacional de História da Matemática, 2001, Natal. Anais do IV Seminário Nacional de História da Matemática. Rio Claro, SP: Editora da Sociedade Brasileira de História da Matemática, p. 369-369, 2001.
BROLEZZI, A. C. Usos da Internet em disciplinas de Educação Matemática no Curso de Licenciatura em Matemática. Em: VII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2001, Rio de Janeiro. Anais do VII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2001.
BROLEZZI, A. C. Uso de Novas Tecnologias para o Estudo e o Uso da História da Matemática em Sala de Aula. Em: VII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2001, Rio de Janeiro. Anais do VII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2001.
BROLEZZI, A. C. Uso Didático da História da Matemática através da Internet. Em: IX Encontro Baiano de Educação Matemática, 2001, Feira de Santana, BA. Anais do IX EBEM - Encontro Baiano de Educação Matemática. Feira de Santana, BA: Sociedade Baiana de Educação Matemática, 2001.
BROLEZZI, A. C. O Valor Didático da História da Matemática e a Internet. Em: II Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2000, Belo Horizonte. Encontro Mineiro de Educação Matemática (2. : 2000). Beolo Horizonte, MG: UFMG - Centro Pedagógico, 2000.
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (63)
BROLEZZI, A. C. Malba Tahan: imaginação como contexto. 2017. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
BROLEZZI, A. C. Logaritmos em toda parte. 2016. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
BROLEZZI, A. C. Empatia e história da matemática. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso
BROLEZZI, A. C. Grécia: Pitágoras de Samos. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
BROLEZZI, A. C. Empatia cognitiva e educação matemática. 2012. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
BARBOSA, T. A. ; BROLEZZI, A. C.. PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DO DE SÃO PAULO: SABERES E PRÁTICAS DOCENTES FRENTE À PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2011. Apresentação de Trabalho/Congresso
BROLEZZI, A. C. Criatividade e diversões matemáticas. 2010. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
IGLIORI, S. ; BROLEZZI, A. C.. Mestrado e Doutorado em Educação Matemática: o Programa da PUC-SP. 2010. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
BROLEZZI, A. C. A divulgação matemática. 2010. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
BROLEZZI, A. C. Trigonometria: interdisciplinaridade entre matemática e física. 2009. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
BROLEZZI, A. C. Reflexões sobre a relação entre história da matemática e educação matemática. 2009. Apresentação de Trabalho/Seminário
BROLEZZI, A. C. História da Trigonometria. 2009. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
BROLEZZI, A. C. A matemática na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. 2009. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
BROLEZZI, A. C. A matemática na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. 2009. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
RIBEIRO, Dulcyene Maria ; BROLEZZI, A. C.. Algumas contribuições de Portugal na disseminação e estabelecimento das frações decimais. 2008. Apresentação de Trabalho/Congresso
BROLEZZI, A. C. História na formação do professor: o caso da matemática. 2007. Apresentação de Trabalho/Seminário
MOTTA, Cristina Dalva Van Berghem ; BROLEZZI, A. C.. A influência do positivismo na história da educação matemática no Brasil. 2006. Apresentação de Trabalho/Congresso
BROLEZZI, A. C. História da Matemática e Educação Matemática. 2006. Apresentação de Trabalho/Congresso
BROLEZZI, A. C. A História da Matemática na Formação de Professores de Matemática. 2005. Apresentação de Trabalho/Congresso
BROLEZZI, A. C. A reestruturação das Licenciaturas em Matemática na visão da SBEM. 2005. Apresentação de Trabalho/Congresso
BROLEZZI, A. C.; BARNABÉ, Fernando Moreira. Stevin como precursos do Cálculo: idéias para uso didático da História da Matemática. 2005. Apresentação de Trabalho/Congresso
BROLEZZI, A. C. Palestra de Ex-Aluno. 2005. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
BROLEZZI, A. C. História às avessas do número e: uma proposta de ensino usando computadores e projetos. 2005. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
BROLEZZI, A. C. História da Matemática e Ensino Superior. 2005. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
BROLEZZI, A. C. Palestra de Ex-Aluno. 2005. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
BROLEZZI, A. C.; MOTTA, Cristina Dalva Van Berghem. Criatividade no Ensino de Matemática. 2005. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
BROLEZZI, A. C. História da Matemática e Ensino Superior. 2005. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
BROLEZZI, A. C.; BARNABÉ, Fernando. O Arquimedes Holandês: um estudo sobre a matemática de Simon Stevin. 2005. Apresentação de Trabalho/Congresso
BROLEZZI, A. C.; IGLESIAS, Ketty. Discurso dirigido a um matemático infiel: um estudo sobre as conseqüências das críticas de Berkeley para o desenvolvimento do Cálculo. 2005. Apresentação de Trabalho/Congresso
BROLEZZI, A. C.; SILVA, Daniel Romão da ; DUARTE, Gustavo Ignácio. Conteúdos de Geometria no Ensino Médio: um Olhar Histórico sobre as Propostas Curriculares. 2005. Apresentação de Trabalho/Congresso
BROLEZZI, A. C.; VOLTAINE, Clauser Oliboni. Revista Educação & Matemática: Explosão Criativa no Final dos Anos 70. 2005. Apresentação de Trabalho/Congresso
TEIXEIRA, Susane Fernandes de Abreu ; BROLEZZI, A. C.. O (Não) Uso de Jogos no Ensino da Matemática: História das Práticas dos Professores. 2005. Apresentação de Trabalho/Congresso
TEIXEIRA, Susane Fernandes de Abreu ; BROLEZZI, A. C.. O (Não) Uso de Jogos no Ensino da Matemática: História das Práticas dos Professores. 2005. Apresentação de Trabalho/Congresso
TALAVERA, Leda Maria Bastoni ; BROLEZZI, A. C.. A Geometria Dinâmica e a Geometria Prática: uma reflexão entre história e educação matemática. 2005. Apresentação de Trabalho/Congresso
MOTTA, Cristina Dalva Van Berghem ; BROLEZZI, A. C.. As relações entre o positivismo e a educação matemática no Brasil. 2005. Apresentação de Trabalho/Congresso
TEIXEIRA, Susane Fernandes de Abreu ; BROLEZZI, A. C.. O (Não) Uso de Jogos no Ensino da Matemática: História das Práticas dos Professores. 2005. Apresentação de Trabalho/Congresso
BROLEZZI, A. C. Os conhecimentos prévios dos alunos e o sistema de numeração decimal. 2004. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
BROLEZZI, A. C. Alguns caminhos para fazer Matemática em sala de aula. 2004. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
BROLEZZI, A. C. O que há de novo na velha arte de resolver problemas. 2004. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
BROLEZZI, A. C. O cálculo e suas novas demandas. 2004. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
BROLEZZI, A. C. Novos temas e a prática do professor. 2004. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
BROLEZZI, A. C. Valorizando diferentes competências no ensino de Geometria. 2004. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
BROLEZZI, A. C. Grandezas e medidas: um tema integrador. 2004. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
BROLEZZI, A. C.; SPINELLI, Walter ; PASTORE, José Luis. A construção do conhecimento pela criança na educação infantil e séries primeiras do Ensino Fundamental. 2004. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
BROLEZZI, A. C. Epistemologia e História da Matemáticas: anotações para uma História às Avessas. 2004. Apresentação de Trabalho/Seminário
BROLEZZI, A. C.; MENESES, Luiz Carlos de ; IMENES, Luis Marcio ; SANTOS, Vinício de Macedo. Professores de Matemática e Trajetórias Profissionais. 2004. Apresentação de Trabalho/Congresso
BROLEZZI, A. C. História da Matemática e Ensino. 2004. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
BROLEZZI, A. C. A Tecnologia da Informação e a Pesquisa em Educação. 2003. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
BROLEZZI, A. C. A Tecnologia da Informação e a Pesquisa em Educação. 2003. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
BROLEZZI, A. C. A Escola e a Sociedade da Informação e do Conhecimento. 2003. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
BROLEZZI, A. C. Escola e Sociedade da Informação e do Conhecimento. 2003. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
BROLEZZI, A. C. Princípio de Cavalieri e Cálculo de Volumes. 2003. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
BROLEZZI, A. C. A História da Matemática na Formação do Professor de Matemática. 2003. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
BROLEZZI, A. C.; GODOI, L. G.. Contribuições para uma história da Licenciatura em Matemática do IME-USP. 2003. Apresentação de Trabalho/Congresso
BROLEZZI, A. C.; OLIVEIRA, E. M.. Investigando a história: poliedros de Platão na sala de aula. 2003. Apresentação de Trabalho/Congresso
BROLEZZI, A. C.; ALAMINOS, R. S.. História das superfícies mínimas como subsídio para o trabalho com bolhas de sabão. 2003. Apresentação de Trabalho/Congresso
BROLEZZI, A. C.; LAVORENTE, C. R.. Felix Klein e o ensino de funções: uma proposta para o Ensino Médio utilizando ideias do Cálculo. 2003. Apresentação de Trabalho/Congresso
BROLEZZI, A. C.; RAMOS, M.. Uma proposta de transposição didática para atividades com elipses, usando História da Matemática. 2003. Apresentação de Trabalho/Congresso
BROLEZZI, A. C.; TALAVERA, Leda Maria Bastoni. Geometria dinâmica e reconstrução do pensamento geométrico grego na sala de aula. 2003. Apresentação de Trabalho/Congresso
BROLEZZI, A. C. História da matemática no ensino superior. 2002. Apresentação de Trabalho/Congresso
BROLEZZI, A. C. Preparação para a docência de graduação: uma proposta que leva em conta a cultura dos futuros professores universitários. 2002. Apresentação de Trabalho/Congresso
BROLEZZI, A. C. Gorceix e a Escola de Minas de Ouro Preto: um capítulo da história do ensino de matemática no Brasil. 2002. Apresentação de Trabalho/Congresso
BROLEZZI, A. C. Flexibilização Curricular. 2000. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
Demais tipos de produção bibliográfica (2)
BROLEZZI, A. C. Dialogia - Revista do Departamento de Educação do Centro Universitário Nove de Julho (Uninove)i. São Paulo: Centro Universitário Nove de Julho, 2006 (Comissão. 2006. Uninove)i. São Paulo: Centro Universitário Nove de Julho, 2006 (Comissão editorial (parecerista)
CASTRO, Helena Maria de Ávila ; FIGUEIREDO, Leila Maria Vasconcelos ; BROLEZZI, A. C. ; JURIAANS, Orlando Stanley ; HUMES, Ana Flora Pereira de Castro ; TOLOSA, Thiago Antonio Grandi de. Cálculo, vol. 1. São Paulo: McGraw-Hill. 2006. Tradução/Livro
Produção técnica
Programas de computador com registro (0)
Programas de computador sem registro (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (11)
BROLEZZI, A. C. Parecer projeto de ingresso em programa de pós-doutorado. 2007.
BROLEZZI, A. C. Continuidade e números reais: um procedimento para o Ensino Médio. 2005.
BROLEZZI, A. C. II HTEM - 2º Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática. 2004.
BROLEZZI, A. C. Assessor comunitario da Pró-Reitoria de Extensão. 2004.
BROLEZZI, A. C. Relatório de Atividades de Docente. 2004.
BROLEZZI, A. C. Relatório de Atividades de Docente. 2004.
BROLEZZI, A. C. Relatório de Atividades de Docente. 2004.
BROLEZZI, A. C. Uso de Novas Tecnologias para Abordagem Histórica do Ensino de Geometria. 2001.
BROLEZZI, A. C. Um Estudo do Valor dos Laboratórios de Ensino para o Desenvolvimento da Educação Matemática. 2001.
BROLEZZI, A. C. Alfabetização Matemática. 2021. (Programa de rádio ou. 2021.
BROLEZZI, A. C. Criatividade e resolução de problemas. 2021. (Programa de rádio ou. 2021.
Demais tipos de produção técnica (43)
BROLEZZI, A. C. Resolução de problemas e criatividade. 2018. Curso de curta duração ministrado/Extensão
BROLEZZI, A. C. Resolução de problemas e criatividade. 2017. Curso de curta duração ministrado/Extensão
BROLEZZI, A. C. Senoide com canudinhos. 2017. Curso de curta duração ministrado/Extensão
BROLEZZI, A. C. Resolução de problemas e criatividade. 2016. Curso de curta duração ministrado/Extensão
BROLEZZI, A. C. Empatia e história da matemática. 2015. Curso de curta duração ministrado/Outra
BROLEZZI, A. C. Resolução de Problemas e Criatividade. 2015. Curso de curta duração ministrado/Extensão
BROLEZZI, A. C. A arte de contar: atividades com história da matemática. 2015. 2015.
BROLEZZI, A. C. Resolução de problemas e criatividade. 2014. Curso de curta duração ministrado/Extensão
BROLEZZI, A. C. Acertos e erros na elaboração de provas de matemática. 2014. 2014.
BROLEZZI, A. C. Resolução de problemas e criatividade. 2013. Curso de curta duração ministrado/Extensão
BROLEZZI, A. C. Contagens e medidas na construção do número pela criança. 2012. 2012.
BROLEZZI, A. C. Resolução de problemas e criatividade. 2012. Curso de curta duração ministrado/Extensão
BROLEZZI, A. C. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E CRIATIVIDADE. 2011. Curso de curta duração ministrado/Extensão
BROLEZZI, A. C. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E CRIATIVIDADE. 2010. Curso de curta duração ministrado/Extensão
BROLEZZI, A. C. Criatividade e resolução de problemas. 2009. Curso de curta duração ministrado/Extensão
BROLEZZI, A. C. Resolva seus problemas com raciocínio matemático criativo. 2008. Curso de curta duração ministrado/Extensão
BROLEZZI, A. C. Criatividade e resolução de problemas. 2008. Curso de curta duração ministrado/Extensão
BROLEZZI, A. C.. História dos Números. 2008. 2008.
BROLEZZI, A. C. Resolução de problemas com criatividade. 2008. Conferência ministrada
BROLEZZI, A. C. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E CRIATIVIDADE. 2007. Curso de curta duração ministrado/Extensão
BROLEZZI, A. C. Matemática: aprendendo com pesquisa. 2007. Curso de curta duração ministrado/Extensão
BROLEZZI, A. C. Pensamento reverso no ensino da matemática. 2007. Curso de curta duração ministrado/Outra
BROLEZZI, A. C. Palestra de Ex-aluno do IME. 2007. Palestra
BROLEZZI, A. C. Passagem para a matemática superior: algumas reflexões. 2007. Conferência ministrada
BROLEZZI, A. C. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM MATEMÁTICA COMO EXERCÍCIO DA CRIATIVIDADE. 2006. Curso de curta duração ministrado/Extensão
BROLEZZI, A. C. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM MATEMÁTICA COMO EXERCÍCIO DA CRIATIVIDADE. 2006. Curso de curta duração ministrado/Extensão
BROLEZZI, A. C. Dificuldades na passagem para a matemática superior. 2006. Conferência ministrada
BROLEZZI, A. C. Resolução de Problemas em Matemática como Exercício da Criatividade. 2005. Curso de curta duração ministrado/Extensão
BROLEZZI, A. C. Geometria Criativa. 2005. Curso de curta duração ministrado/Extensão
BROLEZZI, A. C. Introdução à História da Matemática. 2005. Curso de curta duração ministrado/Extensão
BARUFI, Maria Cristina Bonomi ; BROLEZZI, A. C.. Construção do Conhecimento na Matemática Superior: Reflexões sobre o Pensamento Reverso. 2005. Curso de curta duração ministrado/Outra
BROLEZZI, A. C. Resumos do SPHEM - 1° Seminário Paulista de História e Educação Matemática. 2005. Editoração/Anais
BROLEZZI, A. C. História da Matemática e Educação Matemática. 2005. Palestra ministrada
BROLEZZI, A. C. História da Matemática e Educação Matemática. 2005. Palestra ministrada
BROLEZZI, A. C. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM MATEMÁTICA COMO EXERCÍCIO DA CRIATIVIDADE. 2004. Curso de curta duração ministrado/Extensão
BROLEZZI, A. C.; TALAVERA, Leda Maria Bastoni. Da história das cônicas à geometria dinâmica. 2004. Curso de curta duração ministrado/Outra
BROLEZZI, A. C.; TALAVERA, Leda Maria Bastoni. Da história das cônicas à geometria dinâmica. 2004. Curso de curta duração ministrado/Outra
BROLEZZI, A. C.; TALAVERA, Leda Maria Bastoni. Tangram: da Dobradura ao software de geometria dinâmica. 2004. Curso de curta duração ministrado/Outra
BROLEZZI, A. C. Conexões: História da Matemática através de Projetos de Pesquisa. 2003. Curso de curta duração ministrado/Outra
BROLEZZI, A. C. Orientação de Estudos para o Concurso Público - PEB II. 2003. 2003.
BROLEZZI, A. C. Matemática através de Temas Sociais. 2002. Palestras
BROLEZZI, A. C. Resultados da avaliação de matemática da educação básica em Minas Gerais - igualdade de oportunidades educacionais para todos. 2001. Conferência ministrada
BROLEZZI, A. C. Situação educacional em Minas Gerais segundo dados do SIMAVE 2000. 2001. Conferência ministrada
Produção artística
Total de produção artística (3)
BROLEZZI, A. C. Memórias Sexuais no Opus Dei. 2006.
BROLEZZI, A. C. Investigação especial: Opus Dei. 2006.
BROLEZZI, A. C. Criatividade na Educação Matemática. 2005.
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (5)
Marília G. C. P. da Silva. Ensino de Matemática. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2021. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Carmeline S. A. Santos. Ensino de Matemática. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2021. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Juliana F. Carbonaro. Ensino de Matemática. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . Início: 2021. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Gustavo Massao Koga. Ensino de Matemática. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Alan Paganelli. Ensino de Matemática. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (1)
Cristina Dalva van Berguem Motta. . Instituto de Matemática e Estatística, . 2018. Supervisor: Antonio Carlos Brolezzi.
Tese de doutorado (4)
Irene Coelho de Araujo. Joaquim Gomes de Souza (1829-1864): a construção de uma imagem de Souzinha. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Fundação de Apoio Estado do Mato Grosso do Sul. 2012. Supervisor: Antonio Carlos Brolezzi.
Cristina Dalva Van Berghem Motta. Um retrato de aprendizagem em educação matemática: professoras dos anos iniciais do ensino fundamental em processo de inovação curricular. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, . 2011. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Marcos Francisco Borges. Ciência e religião: reflexões sobre os livros de história da matemática e a formação do professor. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, . 2010. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Dulcyene Maria Ribeiro. A formação dos engenheiros militares: Azevedo Fortes, matemática e ensino na Engenharia Militar no século XVIII em Portugal e no Brasil. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, . 2009. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Dissertação de mestrado (28)
Youssef Ahmed Abbas. Al-jabr: atividades para vivenciar a introdução à álgebra. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2020. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Roney Lima do Nascimento. Aplicação e análise de uma sequencia didática sobre frações no ensino fundamental II. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2018. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Arlis dos Santos Amorim. Entre o formal e o intuitivo: atitudes dos estudantes em atividades de investigação matemática sobre pontos notáveis de triângulos. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2018. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Douglas Takasu Bomfim de Oliveira. A proporcionalidade por meio da cultura maker no ensino de matemática. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2018. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Ricardo S. Seerban. Trabalhando com Construções Geométricas em uma Escola do Ensino Médio Público Estadual. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2018. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Iuri Naoto Nobre Ota. A Teoria da Atividade e as Construções Geométricas na Educação de Jovens e Adultos sob o impacto da pandemia. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2018. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Klaudia C. da C. Moretta. Educação financeira na escola: por uma perspectiva educacional ampliada. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2018. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Rodrigo Ruiz Campos. Argumentação e Demonstração em Alunos do Ensino Médio: uma proposta de investigação mate mática sobre crescimento e decrescimento de funções afins. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2017. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Fabiana de Souza Bomfim. História da matemática e cinema: o caso da criptografia na introdução do ensino de álgebra. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2017. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Rodrigo Batista de Oliveira. Currículo de matemática: múltiplas influências. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2016. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
WANESSA APARECIDA TREVIZAN DE LIMA. Ensinando matemática por meio de situações potencialmente adidáticas: estudos de casos envolvendo Análise Combinatória. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2014. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Sonia Maria Pereira Vidigal. Formação da Personalidade Ética: as contribuições de Kohlberg e van Hiele. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Luiz Gonçalves Filho. Modelagem matemática e ensino de funções do 1º Grau. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2011. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Marcelo Balduino Silva. Secções cônicas: atividades com geometria dinâmica com base no currículo do Estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. 2011. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Wadames Procópio. O currículo de matemática do Estado de São Paulo: sugestões de atividades com o uso do Geogebra. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2011. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Marcelo Boaventura. Diálogos e possibilidades entre o Movimento Bauhaus, a Etnomatemática e a Educação Matemática Realística. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2011. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
WAGNER PULIDO RODRIGUES. Uma Abordagem Conceitual de Volumes No Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Valdirene Rosa. Funções no ensino médio: história e modelagem. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2011. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
João Fabio Porto. Diálogo e interatividade em videoaulas de matemática. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Ernani Nagy de Moraes. O professor de matemática e o constante formar-se: refletindo sobre atividades dentro e fora da escola. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, . 2006. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Walter Spinelli. Aprendizagem matemática em contextos significativos: objetos virtuais e percursos temáticos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, . 2005. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Maria Aparecida de Aquino. A Geometria Descritiva da UFOP: uma proposta para o aperfeiçoamento da metodologia. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Pedagogia Profissional) - Instituto Superior Pedagógico para la Educación Técnica y Profesional, . 2002. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Gilvânia Cristina Alves Vianello. Estratégia Metodológica, fundamentada na Pedagogia de Projetos para a disciplina Desenho e Projeto Arquitetônico do Curso de Edificações. Dissertação - Instituto Superior Pedagógico para la Educación Técnica y Profesional, . 2002. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Maria da Glória Santos Laia. Estratégia Metodológicaa para o Ensino de Desenho Técnico : Aprendizaagem Acelerativa no Desenvolvimento da Visão Espacial. Dissertação - Instituto Superior Pedagógico para la Educación Técnica y Professional, . 2002. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (18)
LUCCA CHRISTIAN FRANCO DA ROCHA RODRIGUES. SALÁRIO MÍNIMO E INFLAÇÃO: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA POR MEIO DE PROJETOS. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2022. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Camilla Monteiro Gomes. A DISCIPLINA SEMINÁRIO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19: DESAFIOS E SOLUÇÕES. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2021. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Ricardo Angelo Monteiro Canale. Limites, possibilidades e potencialidades do WAR: O JOGO DA ESTRATÉGIA no ensino-aprendizagem da matemática. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2017. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Jaquellyne da Silva Barbosa. Educação Financeira no Ensino de Jovens e Adultos (EJA): uma proposta de minicurso com base nas vivências dos alunos. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2017. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Youssef Ahmed Abbas. Pensamento visual em matemática. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2016. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Karen Cristine Ferreira Rosa. Interpretação de Gráficos Estatísticos no Ensino Médio. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2015. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Silvana Ferreira de Souza. Tópicos de Geometria da Educação de Jovens e Adultos (EJA): atividades práticas na sala de aula. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2015. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Andrea de Cássia Alarcon Santos. Resolução de problemas com falta ou excesso de dados no ensino fundamental I. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2014. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Roberval Laes Alves Bandeira. Ensino de Funções: Uma abordagem histórica e exemplo de aplicação no Ensino Médio. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2012. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
PATRÍCIA SIMÕES LUIS SILVA. EDUCAÇÃO INFANTIL: O USO DE JOGOS COOPERATIVOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2012. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Marcello Santos Amadeo. Uma proposta de ensino de isomerias no Ensino Médio. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2010. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Elisa Padinha Campos. Teatro e educação matemática. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2010. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Everson de Jesus Lapola Gomes dos Santos. Jogos no ensino: uma prática cuidados e efetiva. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Usp, . 2007. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Fernando César Tilger. 1000 Maneiras de Ensinar os Complexos. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2005. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Mariana Cardozo Carnizello. Desmistificando os Números Complexos. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2003. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Felipe Fugita. Construção do Cálculo Diferencial e Integral: Aspectos Biográficos. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2002. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Márcio Ramos. Elípses: uma proposta de transposição didática utilizando a História da Matemática. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2002. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Patrícia de Oliveira Garcia. História da Notação Matemática: uma contribuição para a aprendizagem significativa no Ensino Fundamental. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2002. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Iniciação científica (26)
LIVIA MARIA ARAUJO CHAVES. Silenciamento feminino em livros didáticos de matemática dos anos iniciais. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Francieli Perez de Lima. Dark: um estudo sobre o potencial da ficção científica no letramento científico. (Graduando em Licenciatura em Física) - Universidade de São Paulo, . 2021. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Breno Negri Pagani. Dark: um estudo sobre o potencial da ficção científica no letramento científico. (Graduando em Licenciatura em Física) - Universidade de São Paulo, . 2021. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Laís Alves da Costa. Letramento transmidiático em divulgação matemática potencializando a atratividade da carreira docente em ciências exatas. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2021. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Lorena Angelica Torres. Letramento transmidiático em divulgação matemática potencializando a atratividade da carreira docente em ciências exatas. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2021. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Jailson Santos Silva. Letramento transmidiático em divulgação matemática potencializando a atratividade da carreira docente em ciências exatas. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2021. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Aline Isis. Empatia e matemática. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2014. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Rayssa da Silva Chaves. Tutoria Científico-Acadêmica. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, Pró-reitoria de Graduação da USP. 2012. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Guilherme dos Santos Batista. Tutoria Científico-Acadêmica. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, Pró-reitoria de Graduação da USP. 2012. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Paola Megumi Matsumoto. O século de ouro da matemática. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Priscila de Jesus Sanches. A divulgação científica, a literatura matemática e o papel do professor. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, Pro-reitoria de graduação da USP. 2008. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Lindalva Domingos Ramos. História da matemática e o papel oculto dos professores dos matemáticos famosos. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, Pró-reitoria de graduação. 2007. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Marceli Iwai. Abstrato e concreto no ensino da geometria. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Usp, . 2007. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Lívia Rizzuto Gallo. Uma proposta de curso de história da matemática para formação do professor de matemática. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, Pró-reitoria de Graduação da USP. 2007. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Marcelo Santos Amadeo. A noção de obstáculo epistemológico e a disciplina Laboratório de Matemática. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Usp, Pró-reitoria de Graduação da USP. 2007. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Rafael Teixeira Scantamburlo. História e aplicação do número e. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Usp, . 2006. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Fernando Barnabé. O Arquimedes Holandes: um estudo sobre a matemática de Simon Stevin. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2005. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Josefa Andréa Crispim Alves. Mexendo com Euclides : Uma proposta para o Ensino Médio usando Geometria Dinâmica e História da Matemática. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2005. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Ketty Iglesias. As críticas de Berkeley e a formalização do Cálculo Diferencial e Integral. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2005. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Ketty Iglesias. Uso de História da Matemática em um curso de Cálculo Diferencial e Integral. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2005. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Fernando Barnabé. O Uso da História da Matemática na Formação do Professor de Matemática. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2005. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Daniel Romão da Silva. Conteúdos de Geometria no Ensino Médio: um Olhar Histórico sobre as Propostas Curriculares. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2005. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Gustavo Ignácio Duarte. Conteúdos de Geometria no Ensino Médio: um Olhar Histórico sobre as Propostas Curriculares. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2005. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Clauser Oliboni Voltaine. REVISTA EDUCAÇÃO & MATEMÁTICA: EXPLOSÃO CRIATIVA NO FINAL DOS ANOS 70. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2005. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Renato Belinelo Bortolatto. Oresme e a Matemática Medieval do Movimento. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2004. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
João Fábio Porto. A Matemática do final da Idade Média e início do Renascimento e os precursores do cálculo. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2003. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Orientações de outra natureza (1)
Marcelo Garcia Simão. A formação do professor de matemática e polivalente em Santo Antonio de Pádua (1985-2004). Orientação de outra natureza - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2011. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (7)
2022-2023. Silenciamento feminino em livros didáticos de matemática dos anos iniciais Descrição: Durante muito tempo, a participação de mulheres no fazer matemático era uma exceção. Nos últimos anos, iniciativas de sociedades científicas tem dado mais atenção ao tema da igualdade de gêneros. Por exemplo, a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e a Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) criaram, em 2019, a Comissão de Gênero e Diversidade, que tem como missão propor e divulgar iniciativas que estimulem a redução da diferença de gênero e que aumentem a diversidade entre as pessoas que atuam na área de Matemática no Brasil .Tais iniciativas procuram fomentar a visibilidade feminina da Matemática. Mas a cultura que leva a criação de estigmas sociais sobre determinado gênero e suas atribuições típicas se alimenta de diversas formas, como, por exemplo, os livros didáticos de Matemática (OLIVEIRA, 2020). Percepções enraizadas socialmente podem aproximar ou afastar essas meninas da área matemática ou ciências exatas em geral.De que forma as mulheres são apresentadas nos livros didáticos de Matemática? Que personagens femininos aparecem nos trechos de história da matemática trazidos nesses livros? Questões como essas deram origem ao presente projeto, que visa pesquisar como se apresentam as mulheres em livros didáticos, focando naqueles mais recentemente aprovados pelo PNLD para os anos iniciais do Ensino Fundamental (BRASIL, 2019).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Antonio Carlos Brolezzi - Coordenador / LIVIA MARIA ARAUJO CHAVES - Integrante. Membro: Antonio Carlos Brolezzi.
2021-2022. Dark: um estudo sobre o potencial da ficção científica no letramento científico Descrição: O presente projeto propõe um estudo interdisciplinar sobre a ficção científica enquanto potencial instrumento de engajamento para o letramento científico, isto é, para a compreensão da natureza do pensamento científico em contrapartida a mitos, conceitos falsos e negacionismo científico. Para esse fim, serão estudados textos relacionados aos efeitos das Fake News e do negacionismo científico, bem com textos que analisam o potencial da ficção científica para o desenvolvimento do espírito crítico dos estudantes e do letramento científico. Como objeto central da pesquisa, será analisada a série alemã Dark, pertencente a plataforma de streaming Netflix, que teve grande repercussão popular, constituindo-se em 26 capítulos de aproximadamente 50 minutos de duração cada distribuídos em 3 temporadas, disponibilizadas nos anos de 2017 a 2020. No enredo dessa série, vários conceitos científicos foram abordados, constituindo-se na própria essência da narrativa. Serão estudados quais e como esses conceitos foram apresentados, na perspectiva de verificar de que maneiras surgem questões de Ciência em referências na mídia popular, tomando essa série como exemplo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Antonio Carlos Brolezzi - Coordenador / Breno Negri Pagani - Integrante / Francieli Perez de Lima - Integrante. Membro: Antonio Carlos Brolezzi.
2012-Atual. Criatividade, empatia e imaginação em Vigotski Descrição: O objetivo desse projeto é aprofundar o estudo da relação entre criatividade e resolução de problemas em educação matemática, tomando como referência os temas da empatia e da imaginação tais como apresentados em Vigotski. Entre as fontes, estão os livros de Vigotski Psicologia da arte e Imaginação e criação na infância, escritos, respectivamente, em 1924 e 1930 e, eventualmente, menos conhecidos na educação matemática, além de relatos de pesquisas sobre criatividade e resolução de problemas. A empatia está sendo estudada como um construto que pode descrever a ampliação das vivências individuais em relação ao mundo da cultura, da arte e da ciência, por meio da partilha das experiências do outro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (5) . Integrantes: Antonio Carlos Brolezzi - Coordenador. Membro: Antonio Carlos Brolezzi.
2009-2011. Historia e Educação Matemática Descrição: O projeto tem por objetivo estudar questões relativas à metodologias de pesquisa em educação matemática envolvendo o uso da história, em particular o uso de história oral como recurso para se investigar questões relativas ao ensino de matemática e sua história. O projeto interage com a linha de pesquisa da PUC-SP intitulada "História, Epistemologia e Didática da Matemática", ao propor uma análise da relação entre saberes científicos e escolares e à constituição histórico - cultural da Matemática, em particular com o uso de fontes orais na investigação da história da matemática e da educação matemática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) . Integrantes: Antonio Carlos Brolezzi - Coordenador. Número de produções C, T & A: 4 Membro: Antonio Carlos Brolezzi.
2009-2011. História da Matemática e Projetos de Ensino Descrição: Este projeto visa identificar, na História da Matemática, elementos para se conceber produtos educacionais ligados à idéia de trabalhar com projetos de investigação na sala de aula de matemática. O projeto interage com duas linhas de pesquisa da PUC-SP. Com a linha de pesquisa "História, Epistemologia e Didática da Matemática", pois parte de uma análise da relação entre saberes científicos e escolares e à constituição histórico - cultural da Matemática, para propor projetos de investigação em sala de aula. Com a linha "Tecnologias da informação e Educação Matemática", o projeto interage ao propor o uso de novas técnicas, como os recursos computacionais e as redes de informação, para desenvolver projetos de pesquisa em sala de aula.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (4) . Integrantes: Antonio Carlos Brolezzi - Coordenador. Número de produções C, T & A: 2 Membro: Antonio Carlos Brolezzi.
2009-2011. Criatividade na Educação Matemática Descrição: Este projeto visa investigar formas criativas de lidar com o processo de ensino e aprendizagem da matemática, em particular o uso de tecnologias e seus reflexos na relação professor e aluno, com destaque para a questão do diálogo na educação matemática. O projeto interage com duas linhas de pesquisa da PUC-SP. Com a linha de pesquisa "A Matemática na Estrutura Curricular e Formação de Professores", relaciona-se por propor um estudo da formação do professor de matemática para atuar com projetos criativos em sala de aula, envolvendo, portanto, as representações dos professores feitas de sua prática e sobre as relações professor - aluno - saber matemático. Com a linha "Tecnologias da informação e Educação Matemática", relaciona-se por propor um estudo da incorporação de novas técnicas, particularmente, das tecnologias da informação e do uso de computadores de forma criativa no processo de ensino/aprendizagem da Matemática.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Antonio Carlos Brolezzi - Coordenador. Número de produções C, T & A: 2 Membro: Antonio Carlos Brolezzi.
2002-Atual. Relações entre história e educação matemática Descrição: Investigar as relações entre história e educação matemática, identificando questões metodológicas, didáticas e historiográficas envolvendo a história da matemática e o processo de ensino/aprendizagem da matemática. Desenvolver tendências da historiografia e da forma da escrita da história da matemática, que afetam o modo como se pode pensar nessa história para fins didáticos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Antonio Carlos Brolezzi - Coordenador. Membro: Antonio Carlos Brolezzi.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (10)
Paraninfo da turma 2019, 2020, 2021 e 2022 do curso de Licenciatura em Matemática Diurno., Instituto de Matemática e Estatística.. 2023. Membro: Antonio Carlos Brolezzi.
Paraninfo da turma 2018 do curso de Licenciatura em Matemática Diurno., Instituto de Matemática e Estatística.. 2019. Membro: Antonio Carlos Brolezzi.
Paraninfo do Curso de Licenciatura em Matemática - Turma 2015 - Noturno, IME-USP.. 2016. Membro: Antonio Carlos Brolezzi.
Paraninfo do Curso de Licenciatura em Matemática - Turma 2014 - Diurno, IME-USP.. 2015. Membro: Antonio Carlos Brolezzi.
Professor homenageado do Curso de Licenciatura em Matemática - Turma 2014 - Noturno, IME-USP.. 2015. Membro: Antonio Carlos Brolezzi.
Professor Homenageado do Curso de Licenciatura em Matemática - Turma 2012 - Diurno, IME-USP.. 2013. Membro: Antonio Carlos Brolezzi.
Paraninfo do Curso de Licenciatura em Matemática - Turma 2011 - Diurno, IME-USP.. 2012. Membro: Antonio Carlos Brolezzi.
Paraninfo do Curso de Licenciatura em Matemática - Turma 2009 - Diurno, IME-USP.. 2010. Membro: Antonio Carlos Brolezzi.
Paraninfo do Curso de Licenciatura em Matemática - Turma 2008 - Diurno, Instituto de Matemática e Estatística da USP.. 2009. Membro: Antonio Carlos Brolezzi.
1 colocado em Concurso Público para Professor Doutor, IME-USP.. 2002. Membro: Antonio Carlos Brolezzi.
Participação em eventos
Total de participação em eventos (45)
Mostra do CAEM 2019.Provas sem palavras e dobraduras. 2019. (Encontro).
Semana da Matemática.Empatia no Ensino de Matemática. 2019. (Encontro).
Virada Malba Tahan.Malba Tahan e a Matemática em Construção. 2019. (Encontro).
Virada Malba Tahan.Malba Tahan e a beleza da matemática. 2018. (Encontro).
Mostra do CAEM - Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemátiticaca.Senoide com canudinhos. 2017. (Oficina).
32ª Feria del Libro 2015. Malba Tahan: o homem que sabia contar. 2015. (Feira).
XI SNHM - Seminário Nacional de História da Matemática. Empatia e história da matemática. 2015. (Congresso).
SELIC 2014 Semana da Licenciatura em Matemática.Criatividade em Vigotski e a resolução de problemas. 2014. (Encontro).
IV Semana de Educação Matemática.Criatividade, empatia e resolução de problemas. 2013. (Encontro).
Mostra Cultural do Colégio Albert Sabin. Juri do Projeto Consciência Sabin - Prêmio de Pré-Iniciação Científica. 2013. (Feira).
Mostra do CAEM 2013.História da Matemática enquanto fonte da lógica da Matemática em construção. 2013. (Encontro).
Mostra do CAEM 2013. A importância da história da matemática na formação do professor. 2013. (Exposição).
XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. Avaliador. 2013. (Congresso).
SELIC 2012 Semana da Licenciatura em Matemática do IME- USP.Empatia cognitiva e educação matemática. 2012. (Encontro).
SEMAT 2009.Resolução de Problemas. 2009. (Encontro).
SEMAT 2009.Resolução de problemas. 2009. (Encontro).
VIII Semana de Ciências Exatas e Tecnologia Integrada.Trigonometria e Astronomia: aspectos históricos. 2009. (Encontro).
1º Seminário de História do Ensino de Matemática e das Ciências. 2008. (Seminário).
Semana da Licenciatura do IME-USP.Pós-graduação para licenciados em matemática. 2008. (Encontro).
Semana da Matemática.Episódios da história da álgebra e sua relação com o ensino de matemática. 2008. (Encontro).
SEMAT 2008.Resolução de problemas. 2008. (Encontro).
SEMAT 2008 - Semana da Matemática.Criatividade e resolução de problemas. 2008. (Encontro).
VII Congresso Luso-brasileiro de História da Educação. Algumas contribuições de Portugal na disseminação e estabelecimento das frações decimais. 2008. (Congresso).
IX Encontro Nacional de Educação Matemática.Pensamento reverso no ensino de matemática. 2007. (Encontro).
Mostra do CAEM 2007.Matemática: aprendendo com pesquisa. 2007. (Oficina).
Semana da Matemática. Alguns exemplos de história da matemática no ensino fundamental e médio. 2007. (Congresso).
Seminário de Educação Estatística.História e educação matemática. 2007. (Seminário).
I Feira de Profissões. 2006. (Feira).
III HTEM - História e Tecnologia no Ensino de Matemática. Internet, história da matemática e educação matemática. 2006. (Congresso).
VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. A influência do positivismo na história da educação matemática no Brasil. 2006. (Congresso).
1º SPHEM - Seminário Paulista de História e Educação Matemática. 2005. (Congresso).
IX Ebrapem.Sessão de comunicação. 2005. (Encontro).
IX EBRAPEM.As linhas de pesquisa debatem em torno do tema do evento. 2005. (Encontro).
II HTEM. Tecnologias. 2004. (Congresso).
INFOM@T2004.Lógica. 2004. (Encontro).
Semana da Licenciatura.Semana da Licenciatura em Matemática do IME-USP. 2004. (Encontro).
VII EPEM. História da matemática na formação de professores. 2004. (Congresso).
VII EPEM. Práticas e currículos de matemática no ensino médio. 2004. (Congresso).
VII EPEM. VII EPEM - Encontro Paulista de Educação Matemática. 2004. (Congresso).
I Encontro para Integração dos Novos Docentes da Universidade de São Paulo. 2003. (Encontro).
II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2003. (Seminário).
I Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática. 2002. (Congresso).
II CIEM - Congresso Internacional de Etnomatemática. 2002. (Congresso).
V Encontro de Matemática da Universidade Brás Cubas.Trigonometria e Astronomia: Aspectos Históricos e Didáticos. 2002. (Encontro).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (5)
BROLEZZI, A. C.; MIGUEL, Antonio ; ABDOUNUR, Oscar João ; SANTOS, Vinício de Macedo ; VALENTE, Wagner Rodrigues. SPHEM - 1° Seminário Paulista de História e Educação Matemática. 2005. Congresso
BROLEZZI, A. C.. VII Encontro Paulista de Educação Matemática. 2004. (Congresso).. . 0.
BROLEZZI, A. C.. XXXVII COBENGE - Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. 2000. (Congresso).. . 0.
BROLEZZI, A. C.. ForGRAD - Encontro das Regionais Sudeste e Centro-Oeste do Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras. 1999. (Congresso).. . 0.
BROLEZZI, A. C.. 2º Fórum das Licenciaturas da UFOP. 1999. (Congresso).. . 0.
BROLEZZI, A. C. ; VALERIO, B. C. ; TREVIZAN, W. A.. O PIBID entre a Pesquisa e a Prática: Situações Potencialmente Adidáticas em Análise Combinatória na Escola de Aplicação da USP. Em: Emerson de Peitri; Vinicio Macedo Santos; Mirim Cardoso Utsumi; Claudia Valentina Assumpção Galian.. (Org.). A cooperação unversidade-escola para a formação inicial de professores: o PIBID na Universidade de São Paulo (2011-2014). 1ed.São Paulo. : Editora da Livraria da Física. 2015.v. 1, p. 257-272.
(*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2025
Data de processamento: 22/04/2025 20:47:06