Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática

Rita Santos Guimarães

Rita é bacharel e licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas Unicamp (2005/2006) e fez o mestrado profissional no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2010). Concluiu o doutorado (PhD) em Educação na Universidade de Nottingham, no Reino Unido (2019), com projeto na área de formação de professores de matemática. Foi bolsista de pós-doutorado da FAPESP, no Imecc/Unicamp (2019-2023), com projeto sobre evasão da Licenciatura em Matemática Noturno da Unicamp. Rita tem ampla experiência com ensino, atuou com professora de matemática no Ensino Fundamental, Médio e Superior. Participou de diversos cursos de formação continuada de professores que ensinam matemática (desde os Anos Iniciais até o Ensino Médio). Participou como supervisora on-line no programa REDEFOR, no curso de especialização para professores de matemática da rede estadual de São Paulo. E como supervisora de redação de experimentos no projeto M3 Matemática Multimídia (m3.ime.unicamp.br). Desenvolveu diversos cursos para professores de matemática na empresa MAIS (www.mais.mat.br). Foi professora visitante do CMCC na Universidade Federal do ABC. Atualmente, é professora do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo - IME/USP e pesquisadora colaboradora no Imecc/Unicamp com projeto Melhoria do Ensino Público financiado pela FAPESP e intitulado "Formação continuada de professores que ensinam matemática e seu impacto na aprendizagem dos alunos.". (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3516834883984914 (30/03/2025)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Instituto de Matemática e Estatística, Departamento de Matemática. Rua do Matão 1010, sala 148, bloco A Butantã 05508090 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30916158
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2023-Atual. Formação continuada de professores que ensinam matemática e seu impacto na aprendizagem dos alunos.
      Descrição: Este projeto visa lidar com o problema de formação para ensinar matemática dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, sugerimos o desenvolvimento de material de forma colaborativa entre pesquisadores e professores atuantes nos anos iniciais. Numa segunda etapa, este material será utilizado com um público mais amplo através de cursos de extensão ministrados com a participação dos professores de educação básica que atuaram na sua elaboração inicial. A principal pergunta de pesquisa busca entender em que medida a colaboração entre pessoal universitário e professores da educação básica agrega valor para o aproveitamento efetivo por outros professores, no sentido de ter efeito significativo na mudança de práticas de sala de aula e na aprendizagem dos alunos? A partir desta pergunta, este projeto se desenvolve com três objetivos principais, o primeiro deles relacionado à elaboração e organização de material para desenvolvimento profissional, o segundo relacionado às condições que possam favorecer a formação continuada de professores e, por fim, avaliação de impacto na aprendizagem dos alunos. A avaliação de mudanças de práticas em sala de aula será feita por meio de observações e relatos estruturados. A avaliação de conhecimentos pedagógicos de conteúdos será feita por meio de instrumentos existentes para avaliação de PCK, que serão enriquecidos por meio de criação e validação de itens adicionais de avaliação de PCK desta etapa de ensino, que conta com poucos itens. O impacto na aprendizagem dos alunos será avaliado por meio de testes de avaliação procedimental-conceitual, que será desenvolvido e validado a partir de alguns itens existentes em outros países.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Rita Santos Guimarães - Integrante / Marcelo Firer - Coordenador / Viviani Domingos Castro - Integrante / Jorge Herbert Soares de Lira - Integrante / Stefan Krauss - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Rita Santos Guimarães.
    2. 2019-Atual. Investigando experiências de futuros professores no curso de Licenciatura em Matemática da UNICAMP
      Descrição: O foco deste projeto é investigar a formação dos futuros professores matriculados no curso de Licenciatura em Matemática, com o objetivo de compreender quais são as os fatores relacionados com a baixa taxa de conclusão. Um objetivo secundário é entender o perfil daqueles que escolhem esta carreira na UNICAMP, visando desenvolver estratégias para atrair e aumentar o interesse por esta importante carreira para o desenvolvimento da educação brasileira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rita Santos Guimarães - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Rita Santos Guimarães.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Paraninfa dos Formandos (1S/2022) na Licenciatura em Matemática, IMECC - Unicamp.. 2022.
      Membro: Rita Santos Guimarães.
    2. Nottingham/CAPES PhD Scholarship for Research Excellence from Brazil, Capes e University of Nottingham.. 2014.
      Membro: Rita Santos Guimarães.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (20)
    1. 7º Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática.Formação continuada de professores que ensinam matemática e seu impacto na aprendizagem dos alunos. 2024. (Simpósio).
    2. Jornada de Avaliação do Novo Ensino Médio,.A formatação da prova afeta o desempenho dos estudantes? Evidências do ENEM. 2024. (Encontro).
    3. 5º Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática.ASPECTOS CATALISADORES PARA REFLEXÃO SOBRE ATIVIDADES MATEMÁTICAS E A PRÁTICA DOCENTE. 2022. (Simpósio).
    4. SeProMat 2021.Roda de conversa - Experiências da Graduação - Iniciação Científica. 2021. (Encontro).
    5. VII Fórum Nacional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática. 2021. (Encontro).
    6. VIII Seminário Nacional de Histórias de/em Aulas de Matemáticas.Adição e subtração: algoritmos e alternativas. 2021. (Seminário).
    7. VIII SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.A ordem das questões afeta o desempenho dos estudantes? Evidências do ENEM 2018 e 2019. 2021. (Simpósio).
    8. XIV Encontro Paulista de Educação Matemática ? XIV EPEM.Estudantes da licenciatura em matemática noturno da Unicamp: o desempenho no vestibular. 2020. (Encontro).
    9. British Congress of Mathematics Education. Investigating mathematics teachers? changes in practice with low achieving students. 2018. (Congresso).
    10. VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.O balanço entre risco e conforto como estratégia para promover mudanças na prática. 2018. (Seminário).
    11. BSRLM ? British Society for Research into Learning Mathematics. Replication of a British study in Brazil: how do teachers describe mathematical tasks?. 2017. (Congresso).
    12. BSRLM ? British Society for Research into Learning Mathematics. Features influencing teachers? engagement in a research project ? a discussion about data analysis. 2017. (Congresso).
    13. PGR Conference.Investigating mathematics teachers? changes in practice with low achieving students. 2017. (Simpósio).
    14. 8th YERME Summer School.Changes in practice: teachers in a discussion group about lessons for low achieving students. 2016. (Outra).
    15. PGR Conference. Teachers, low-achieving students and lessons about fractions: a potential scenario for change. 2016. (Congresso).
    16. BSRLM ? British Society for Research into Learning Mathematics. A teacher changing her practice: a tentative explanation for the reasons behind it. 2015. (Congresso).
    17. IX ENEM - Encontro nacional de Educação Matemática. 2007. (Congresso).
    18. I Seminário de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática - Shiam, promovido pelo Grupo de Sábado (GdS), do Prapem (Prática Pedagógica em Matemática), da Faculdade de Educação - Unicamp. 2006. (Seminário).
    19. XXIX Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. 2006. (Congresso).
    20. Palestra: "O Papel do Professor de Matemática no Grêmio Escolar", promovida pelo Prapem (Prática Pedagógica em Matemática) - FE - Unicamp. 2005. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. GUIMARAES, R. S. ; BARICHELLO, Leonardo ; PEREZ, M. O.. PGR Conference. 2017. Congresso
    2. BARICHELLO, Leonardo; XIE, C. P. ; GUIMARAES, R. S.. PGR Conference. 2016. Congresso
    3. WAKE, G. ; EVANS, S. ; NORTH, M. ; GUIMARÃES, R. S.. ICTMA 17. 2015. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Rita Santos Guimarães ⇔ Leonardo Barichello (9.0)
      1. BARICHELLO, LEONARDO; GUIMARÃES, RITA SANTOS ; FIGUEIREDO FILHO, DALSON BRITTO. A formatação da prova afeta o desempenho dos estudantes? Evidências do Enem (2016). EDUCAÇÃO E PESQUISA. v. 48, p. e241713, 2022. Qualis: A1
      2. BARICHELLO, Leonardo ; FIRER, MARCELO ; GUIMARÃES, RITA S.. Duas experiências de ensino remoto no curso de Licenciatura em Matemática da Unicamp. PROFESSOR DE MATEMÁTICA ONLINE. v. 9, p. 121-138, 2021. Qualis: B3
      3. BARICHELLO, Leonardo; GUIMARÃES, R. S.. Com Quantos Adjetivos se Descreve uma Atividade Matemática?. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. v. 10, p. 186-197, 2018. Qualis: A3
      4. GUIMARAES, R. S. ; BARICHELLO, Leonardo. O balanço entre risco e conforto como estratégia para promover mudanças na prática. Em: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, p. 1-12, 2018.Qualis: Não identificado (VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática)
      5. BARICHELLO, Leonardo; GUIMARAES, R. S.. Replication of a British study in Brazil: How do teachers describe mathematical tasks?. Em: BSRLM day conference, v. 37, p. 1-6, 2017.Qualis: Não identificado (BSRLM day conference)
      6. GUIMARAES, R. S. ; BARICHELLO, Leonardo. Alunos de baixo desempenho e seus professores: duas pesquisas de doutorado em desenvolvimento na Inglaterra. 2016. Apresentação de Trabalho/Seminário
      7. BARICHELLO, Leonardo; GUIMARAES, R. S.. A tartaruga que sabe Teoria dos números. 2013. Apresentação de Trabalho/Outra
      8. BARICHELLO, Leonardo; GUIMARAES, R. S.. Simulação de problemas de probabilidade com o software KTurtle. 2012. Apresentação de Trabalho/Congresso
      9. OLIVEIRA, S. R. ; BARICHELLO, Leonardo ; GUIMARAES, R. S.. M³: Matemática Multimídia para o Ensino Médio. 2009. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra




(*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2025
Data de processamento: 22/04/2025 20:47:06