Programa de Pós Graduação em Bioinformática

Ana Marcia de Sá Guimarães

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (2005), mestrado em Epidemiologia Experimental e Aplicada a Zoonoses pela Universidade de São Paulo (USP) (2008), doutorado em Microbiologia Veterinária pela Purdue University, EUA (2013, CAPES-Fulbright) e pós-doutorado pela FMVZ, USP (2016). É Professora Doutora do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP desde agosto de 2016. Nesta instituição, é coordenadora do Laboratório de Pesquisa Aplicada a Micobactérias (LaPAM) e co-coordena o Laboratório de Biossegurança de Nível 3+ (BSL3+, NB3+) do Departamento de Microbiologia. Atua na área de microbiologia, com ênfase em genômica bacteriana, fisiologia e patogenicidade bacteriana e epidemiologia de doenças infecciosas. Tem como principal linha de pesquisa as micobactérias e a tuberculose em humanos e animais. É editora acadêmica da PLoS Global Public Health. Desde 2019, é também Professora Adjunta (sem vínculo empregatício) no Department of Comparative Pathobiology, College of Veterinary Medicine, Purdue University, EUA. Participou como como convidada no encontro das rede STAR-IDAZ International Research Consortium on Animal Health (2023) e é membro associado da VALIDATE Network (Vaccine development for complex intracellular neglected pathogens) (2023). É mentora e fundadora do Projeto de Extensão Universitária Biocientista Mirim. Para maiores informações sobre o LaPAM acesse: www.lapam.icb.usp.br. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3629933108033765 (07/05/2024)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Instituto de Ciências Biomédicas, Departamento de Microbiologia. Avenida Professor Lineu Prestes, 1374. ICB2. Sala 229. Butantã 05508000 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30917557 URL da Homepage: http://www.lapam.icb.usp.br
  • Grande área: Ciências Agrárias
  • Área: Medicina Veterinária
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (21)
    1. 2024-Atual. Abandono de tratamento e óbito na população em situação de rua com tuberculose em São Paulo: compreendendo os fatores determinantes para orientar a pesquisa de implementação.
      Descrição: Nos últimos dez anos, a população em situação de rua (PSR) na cidade de São Paulo mais do que dobrou. Estima-se que 50 mil pessoas não possuam residência fixa no município. Em decorrência das condições precárias de vida, a PSR possui um risco 56 vezes maior que a população geral em desenvolver tuberculose (TB). A taxa de incidência de casos novos nessa população em 2022 foi de ~1,841/100,000 pessoas, uma das mais elevadas taxas do mundo. Em análise recente do nosso grupo de pesquisa, observamos que a taxa de abandono ou perda de seguimento do tratamento da TB nessa população é alta (~40), resultando em uma taxa de cura (~40) muito aquém daquela necessária para controlar a enfermidade. Cerca de 14 das pessoas em situação de rua com TB foram a óbito pela doença em 2019 em São Paulo, e esse percentual aumentou para 16,7 em 2021. A maioria dos estudos sobre TB na PSR é descritiva, sem indicar os determinantes associados à PSR que expliquem o abandono ou interrupção do tratamento e o óbito. Assim, neste projeto propomos gerar evidências sobre fatores específicos da PSR que possam explicar o abandono ou perda de seguimento do tratamento e alta mortalidade por TB. Em seguida, reunidos com órgãos públicos e organizações civis envolvidos com a PSR com TB identificaremos os sucessos e as limitações das atuais diretrizes e intervenções acerca da adesão ao tratamento da TB pela PSR, utilizando a estrutura da pesquisa de implementação. Baseado nas evidências produzidas e no trabalho coletivo, construiremos recomendações acerca das intervenções sobre adesão ao tratamento de TB pela PSR. Esperamos beneficiar a PSR, diminuindo a taxa de abandono ou perda de seguimento do tratamento e o óbito por TB, com efeitos na atenção primária e especializada do SUS, em concordância com o plano nacional para eliminação da doença.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Marcia de Sá Guimarães - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Marcia de Sá Guimarães.
    2. 2024-Atual. Avaliação da implementação do sequenciamento de genoma completo para o diagnóstico, detecção de resistência e escolha de esquema terapêutico da tuberculose em condições de prática clínica.
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Marcia de Sá Guimarães - Coordenador / Lucilaine Ferrazoli - Integrante / Angela Pires Brandão - Integrante / Erica Chimara Silva - Integrante / Juliana Maíra Watanabe Pinhata - Integrante / Rosangela Siqueira de Oliveira - Integrante / Mariângela Ribeiro Resende - Integrante / José Carlos Veloso - Integrante / Sumire Sakabe - Integrante / Carla Almeida - Integrante / Valdes Bolela - Integrante / Paulo Abrão Ferreira - Integrante / ROBERTA KARLA BARBOSA DE SALES - Integrante / Camila Rodrigues - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Marcia de Sá Guimarães.
    3. 2022-Atual. Impacto da pandemia de COVID-19 nas notificações e mortes por tuberculose no estado de São Paulo
      Descrição: O estado de São Paulo é responsável pelos maiores números absolutos de casos de tuberculose (TB) dentre os estados do Brasil. Nossos objetivos serão analisar o impacto da pandemia de SARS-CoV-2 nas notificações de TB no estado e identificar fatores associados com a diminuição nas notificações e mortalidade por TB em 2020 e 2021. Será realizado um estudo transversal retrospectivo com dados de pacientes com TB notificados no sistema de notificação TBWeb. Uma regressão linear será utilizada para avaliar o impacto da pandemia nas notificações. Estatística descritiva e regressões logísticas múltiplas serão realizadas para identificar os fatores associados com a queda nas notificações e as mortes por TB durante a pandemia, comparado ao período pré-pandêmico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Marcia de Sá Guimarães - Coordenador / Marina Blume - Integrante.
      Membro: Ana Marcia de Sá Guimarães.
    4. 2021-2022. Estratégias de prevenção e controle da COVID-19 baseadas na evolução viral associada ao escape vacinal e na identificação de vias patogênicas e alvos terapêuticos em lesões vasculares pulmonares
      Descrição: No atual controle da COVID-19 há 2 desafios: escape vacinal de variantes e as limitadas terapias. Estes 2 desafios serão enfocados determinando-se quais áreas do genoma de SARS-CoV-2 são sujeitas às pressões seletivas vacinais para aprimorar o design de vacinas e pela investigação da patogênese de lesões vasculares e possíveis alvos terapêuticos, com modelo de COVID-19 em hamster já estabelecido pelos proponentes, gerando conhecimento inédito na área e com direta aplicação clínica e preventiva.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Marcia de Sá Guimarães - Coordenador / HEINEMANN, MARCOS BRYAN - Integrante / BRANDÃO, PAULO EDUARDO - Integrante / Lilian Rose Marques de Sá - Integrante / Denise Moraes da Fonseca - Integrante. Financiador(es): Universidade de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Marcia de Sá Guimarães.
    5. 2020-2022. Avaliação de hamsters sírios (Mesocricetus auratus) como modelo experimental de infecção e doença por SARS-CoV-2
      Descrição: O SARS-CoV-2, ou Coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave 2, é uma zoonose emergente identificada na China no final de 2019 responsável por causar uma pneumonia atípica. Em apenas dois meses o vírus atingiu todos os continentes, exceto a Antártica, sendo detectado em indivíduos presentes em 187 países/regiões. A pandemia tem tido efeitos catastróficos na população, sistemas de saúde, bem-estar social e econômico. Quatro medidas são priorizadas para contê-la: distanciamento social, diagnóstico, tratamento e vacinas. As duas primeiras medidas já estão em efeito em diversos países do mundo, enquanto se buscam formas efetivas de tratamento e candidatos vacinais. Porém, para que moléculas candidatas de tratamento e prevenção possam ser avaliadas, torna-se necessário o desenvolvimento de um modelo animal de SARS-CoV-2. Um modelo animal ideal deve ser suscetível à infecção pelo vírus e desenvolver uma doença que mimetize o quadro observado em pacientes humanos com COVID-19 (i.e. a doença causada pelo SARS-CoV-2, denominada coronavirus disease 19). Devido à especificidade hospedeira dos coronavirus conferida pela interação viral com o receptor da célula alvo, diversas limitações existem na utilização dos modelos tradicionais de camundongos, uma vez que estes animais são resistentes à infecção por SARS-CoV-2. A utilização de camundongos transgênicos ou imunossuprimidos para facilitar a infecção viral não representaria a fisiologia normal, prejudicando o estabelecimento de um modelo fiel de infecção e doença, principalmente na busca por candidatos vacinais. Adicionalmente, por ser um vírus de biocontenção de nível 3, o desenvolvimento de modelos animais de SARS-CoV-2 é ainda mais dificultado. Por esses motivos, é necessário prospectar espécies animais de fácil manejo e contenção que possuam maior similaridade da sequência proteica do receptor de SARS-CoV-2 com a sequência do receptor ortólogo em humanos. Predições por bioinformática e evidências experimentais anteriores com o SARS-CoV-1 indicam que os primatas não humanos, ferrets, gatos e hamsters são suscetíveis à infecção por SARS-CoV-2. Dentre estas opções, o hamster parece o modelo mais promissor, dado o pequeno tamanho e fácil manejo. Nas últimas semanas, pesquisadores publicaram estudos utilizando o modelo, relatando que o hamster sírio desenvolve uma doença de manifestações clínicas, patológicas e imunológicas semelhante à COVID-19 em humanos, trazendo maiores evidências de que este modelo é eficiente. Assim, o objetivo desta proposta é avaliar o hamster sírio (Mesocricetus auratus) como modelo de infecção e doença por um isolado nacional de SARS-CoV-2 utilizando parâmetros clínicos, hematológicos, histopatológicos e de replicação viral. Uma vez estabelecido, este modelo animal terá grande impacto no avanço das pesquisas com SARS-CoV-2 no Brasil, uma vez que poderá ser utilizado em ensaios pré-clinicos de candidatos vacinais, estudos de patogênese e tratamento. Simultaneamente a este projeto, estamos em busca de outras fontes de financiamento para avaliação de candidatos vacinais no modelo de hamster que será desenvolvido como parte deste projeto. Estes candidatos vacinais estão sendo elaborados por pesquisadores colaboradores desta proposta.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Ana Marcia de Sá Guimarães - Coordenador / Paulo E. Brandão - Integrante / Andrea Pires dos Santos - Integrante / HEINEMANN, MARCOS BRYAN - Integrante / Antônio Francisco de Souza - Integrante / Maria Regina D'Império Lima - Integrante / Taiana T. Silva-Pereira - Integrante / Edison Luis Durigon - Integrante / Denise Morais da Fonseca - Integrante / Cristiane Guzzo - Integrante / Lilian Rose Marques de Sá - Integrante / Danielle Durigon - Integrante / Carsten Wrenger - Integrante / Claudio Romero Farias Marinho - Integrante / Suresh Mittal - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Marcia de Sá Guimarães.
    6. 2020-Atual. Architecture, function, and gene regulation of human granulomas of autopsied patients co-infected with tuberculosis and HIV-1
      Descrição: Projeto de pesquisa em cooperação internacional entre Purdue University, ICB/USP and SVOC/FMUSP. Financiando por Ralph W. and Grace M. Showalter Research Trust, Purdue University.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Ana Marcia de Sá Guimarães - Integrante / Santos, A. P. - Coordenador / Andrea Kasinski - Integrante / Amaro Nunes Duarte Neto - Integrante. Financiador(es): Ralph W. and Grace M. Showalter Research Trust - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Marcia de Sá Guimarães.
    7. 2017-2022. Genome-wide analysis of Mycobacterium tuberculosis complex virulence and adaption to wild animal species
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Marcia de Sá Guimarães - Coordenador / José Soares Ferreira Neto - Integrante / ZIMPEL, CRISTINA KRAEMER - Integrante / HEINEMANN, MARCOS BRYAN - Integrante. Financiador(es): Morris Animal Foundation - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Marcia de Sá Guimarães.
    8. 2017-Atual. Biologia sistêmica e comparativa do complexo Mycobacterium tuberculosis: efeitos da variabilidade genética no fenótipo bacteriano.
      Descrição: FAPESP, Jovem Pesquisador.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ana Marcia de Sá Guimarães - Coordenador / Lucas M. Marques - Integrante / Maria Regina D'Império Lima - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Marcia de Sá Guimarães.
    9. 2015-2016. Sequenciamento, Anotação e Análise do genoma completo de Mycobacterium bovis cepa SP38
      Descrição: Mycobacterium bovis é mundialmente conhecido por causar tuberculose bovina, uma doença de notificação obrigatória pela OIE (World Organisation for Animal Health), responsável por grandes perdas econômicas na pecuária. É uma enfermidade de caráter infecto-contagiosa, transmitida por aerossóis, contato físico, consumo de leite não pasteurizado e carne in natura e pode acometer diversos animais domésticos e silvestres além de seres humanos. No Brasil, a última avaliação do programa nacional de controle e erradicação da brucelose e tuberculose animal (PNCEBT) indicou uma baixa, mas heterogênea, prevalência de tuberculose bovina (~1,3%). Por outro lado, a prevalência da infecção por M. bovis em humanos é desconhecida. Para melhor compreender a manutenção da bactéria nas diversas populações e a transmissão envolvendo animais domésticos, selvagens e seres humanos é necessário compreender o metabolismo e mecanismos de patogenicidade e virulência de isolados nacionais de M. bovis. O presente estudo tem como objetivo seqüenciar e anotar o genoma completo da cepa nacional de M. bovis SP38 isolada do pulmão de um bovino infectado e compará-la à cepas internacionais de M. bovis depositadas em bancos de dados públicos. Espera-se que as informações obtidas nesse trabalho contribuam para o programa de controle e erradicação da doença.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ana Marcia de Sá Guimarães - Integrante / Paulo Brandão - Coordenador / ZIMPEL, CRISTINA KRAEMER - Integrante / HEINEMANN, MARCOS BRYAN - Integrante / FERREIRA NETO, JOSÉ SOARES - Integrante. Financiador(es): CAPES-CNPQ, Programa Jovens Talentos, Ciências Sem Fronteiras - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Marcia de Sá Guimarães.
    10. 2013-2016. Estudo comparativo da relação patógeno-hospedeiro de Mycobacterium bovis e M. tuberculosis durante infecção de macrófagos humanos utilizando sequenciamento de RNA.
      Descrição: A tuberculose humana é a segunda causa de mortalidade por agentes infecciosos no mundo, resultando em aproximadamente duas milhões de mortes anualmente. Embora Mycobacterium tuberculosis (Mtb) seja o principal agente causador, M. bovis (Mb), causador da tuberculose bovina, é responsável por pelo menos 2% dos casos da doença em humanos. A sequência nucleotídica desses microrganismos é 99.9% idêntica, com apenas algumas regiões de deleções (RD) de 2 a 12.7 Kb em Mb. Entretanto, mesmo com essa grande similaridade, Mb e Mtb possuem tropismos distintos por hospedeiros e variações em persistência populacional, em virulência e fenotípicas. Mais especificamente, Mtb é altamente adaptado a população humana, enquanto que Mb possui uma predileção menos restrita por hospedeiros, sendo isolado de vários mamíferos, incluindo humanos, mas com mais frequência de bovinos. Desta forma, acredita-se que polimorfismos únicos de sequência, RD e variações em expressões gênicas sejam responsáveis por as diferenças observadas entre as duas espécies. Assim, o objetivo desse projeto é comparar a relação patógeno-hospedeiro da infecção por Mb e Mtb em macrófagos humanos por meio de sequenciamento de RNA do patógeno e das células hospedeiras a fim de explicar as variações entre as espécies. Espera-se que genes ortólogos de Mtb e Mb e genes contidos em RDs de Mtb sejam diferencialmente expressos durante a infecção in vitro de macrófagos humanos. Por outro lado, a análise da resposta transcricional desses macrófagos poderá elucidar diferenças na resposta imune hospedeira frente a infecção por Mtb e Mb. Genes identificados poderão servir de alvos para o futuro desenvolvimento de intervenções terapêuticas e vacinais para o combate da tuberculose; e o entendimento da resposta imune hospedeira poderá contribuir para o estabelecimento de tais medidas de controle e prevenção.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Marcia de Sá Guimarães - Integrante / Rodrigo Pires dos Santos - Integrante / Paulo Eduardo Brandão - Coordenador / Joanne B. Messick - Integrante / Andrea P dos Santos - Integrante / Naila Cannes do Nascimento - Integrante / José Soares Ferreira Neto - Integrante / Sidnei Miyoshi Sakamoto - Integrante. Financiador(es): CAPES-CNPQ, Programa Jovens Talentos, Ciências Sem Fronteiras - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Marcia de Sá Guimarães.
    11. 2011-2012. ?Candidatus Mycoplasma haemolamae? genome sequencing, annotation, and analysis
      Descrição: The annotation and analysis of the complete genome of CMhl will have considerable impact on our understanding of how this hemotropic mycoplasma (hemoplasma) causes disease and provide new insights into its evolution and metabolism. Sequencing of CMhl is particularly important given our inability to culture this and other hemoplasmas in vitro. The impact of our understanding of their biology might be best compared to sequencing the genomes of Tropheryma whipple (Renesto P et al., 2003) and Treponema pallidum (Norris SJ et al., 2001), fastidious bacterial pathogens for which in vitro growth had not been possible. The sequenced genomes of these organisms were analyzed to identify specific metabolic deficiencies, which allowed for the design of culture media to support their continuous in vitro growth. Thus, the analysis of gene function and construction of metabolic pathways is likely to yield important information about what components or nutrients are required for in vitro cultivation of CMhl and which genes are important targets for diagnostic investigation and vaccine development.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Ana Marcia de Sá Guimarães - Integrante / Joanne Belle Messick - Coordenador / Santos, Andrea Pires - Integrante / Janice E. Sojka - Integrante.
      Membro: Ana Marcia de Sá Guimarães.
    12. 2011-2011. Hemotrophic mycoplasmas in Florida Panthers (Puma concolor)
      Descrição: The aim of this project is to evaluate the prevalence of the three feline hemotrophic mycoplasmas (M. haemofelis, 'Candidatus M. haemominutum', 'Candidatus M. turicensis' in free-ranging Florida panthers (Puma concolor). More than 200 samples collected over a period of 8 years will be analyzed. This project is part of the Merial Summer Scholars Fellowship Program of the Purdue Veterinary student Jamie Blickensderfer.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ana Marcia de Sá Guimarães - Integrante / Messick, Joanne B. - Coordenador / Santos, A. P. - Integrante. Financiador(es): Merial Saúde Animal - Bolsa.
      Membro: Ana Marcia de Sá Guimarães.
    13. 2010-2013. Genome-wide Analysis of Mycoplasma haemofelis Pathogenesis, Evolution and Metabolism
      Descrição: About 25% of all cats that are anemic and/or acutely ill have a M. haemofelis infection. In cats, this parasite has been widely studied due to its role as a primary pathogen, cofactor in the pathogenesis of retroviral and other diseases, and its propensity to establish chronic infections despite antibiotic treatment. There is molecular evidence suggesting that M. haemofelis and its relatives (formerly Haemobartonella and Eperythrozoon) define a new clad of mycoplasmas, which unlike other mycoplasmas, have a unique tropism for the red blood cell of their vertebrate host. These parasites, given the trivial name hemoplasmas, are most closely related to members of the M. pneumoniae group. Our laboratory group recently successfully sequenced and have a draft assembly of the entire genome of M. haemofelis. A long-term goal for sequencing M. haemofelis is to identify genes involved in virulence and survival, helping to pave the way for diagnostic testing, vaccine development and treatment strategies. The overall objectives of our proposal are to annotate and analyze the genomic sequence of M. haemofelis, to understand how it causes disease and provide new insights into the evolution of these hemoplasmas. Furthermore, information about the biochemical pathways used by M. haemofelis will provide valuable clues about culture conditions needed to support hemoplasma growth in vitro, which to date has not been achieved. We look forward to never infecting another cat to harvest parasites for experimental studies. It is anticipated that the findings of these studies will dramatically alter our understanding of M. haemofelis.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ana Marcia de Sá Guimarães - Integrante / Joanne Belle Messick - Coordenador / Santos, Andrea P. - Integrante. Financiador(es): Morris Animal Foundation - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Marcia de Sá Guimarães.
    14. 2010-2012. Sequencing and annotation of the Mycoplasma suis genome
      Descrição: Mycoplasma suis is the causative agent of eperythrozoonosis in domestic and wild pigs. Although sufficient information is available to describe the clinical significance of this pathogen to the swine medicine, host-pathogen interactions, transmission, virulence and survival factors are virtually unknown. In addition, genes that are unique to hemoplasmas, giving them the ability to parasitize red blood cells, haven't been described. This study aim to use a whole genome sequencing and analysis approach to determine the M. suis virulence and pathogenicity mechanisms as well as biochemical pathways that may lead to its further cultivation in vitro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ana Marcia de Sá Guimarães - Integrante / Joanne Belle Messick - Coordenador / Santos, Andrea P. - Integrante / Phillip San Miguel - Integrante. Financiador(es): National Animal Disease Center-USDA-ARS - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Marcia de Sá Guimarães.
    15. 2010-2011. Evaluation of monetary income and human age as predictors of the number of pets in a city
      Descrição: This study aim to investigate monetary income and age as predictors for the number of cats and dogs in Pinhais, PR. Data generated in a census performed by the city hall will be used to evaluate if monetary income and age in households can be used to predict and/or are correlated to the number of pets. This project is part of the Scientific Initiation Program of Camila Marinelli at Universidade Federal do Paraná.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Ana Marcia de Sá Guimarães - Integrante / Alexander Welker Biondo - Coordenador / Ahmed Mohamed - Integrante / Camila Marinelli - Integrante.
      Membro: Ana Marcia de Sá Guimarães.
    16. 2010-2010. Hemotrophic mycoplasmas in Brazilian captive and free-ranging cervids: prevalence and molecular characterization
      Descrição: Brazilian cervids have never been tested for hemoplasma infection. This project aimed to evaluate and molecularly characterize hemotrophic mycoplasmas in Brazilian captive and free-ranging cervids.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Ana Marcia de Sá Guimarães - Integrante / Alexander Welker Biondo - Coordenador / Joanne Belle Messick - Integrante / Wanderlei Moraes - Integrante / Leonilda Correa Santos - Integrante / Vieira, Rafael F.C. - Integrante / Cubas, Z.S. - Integrante / Ana Laura Grazziottin - Integrante / Santos, Andrea Pires - Integrante / Filho, Ivan Roque de Barros - Integrante / José Maurício Barbanti Duarte - Integrante.
      Membro: Ana Marcia de Sá Guimarães.
    17. 2008-2012. Expressional immunoreactive antigens of Mycoplasma suis and development of an immunoassay.
      Descrição: The acute eperythrozoonosis has an adverse economic impact on commercial swine herds; however, the consequences of the chronic disease are still unkown due to the absence of sensitive diagnostic tests. The observation of the parasite on stained blood smears identifies only few animals in the acute phase of the disease and can result in false positives because of staining artifacts. Nowadays, PCR is the most commonly used diagnostic test for hemoplasma infection. This technique accurately detects acutely ill pigs and those with relapsing illness; however, we have recently demonstrated that it also fails to identify significant numbers of chronically infected animals (GUIMARAES et al., 2007). In addition, the PCR assay requires specialized equipment and highly trained personnel; making difficult to establish it in a herd diagnostic routine. Serological tests are preferred because of the improved sensitivity and reproducibility; however, assays already developed have not gained wide acceptance, largely because the source of antigen is not readily available. Since hemoplasmas do not grow in vitro, developing of a serological test with a reliable and renewable source of antigen includes the detection of genes coding for immunoreactive antigens, cloning them into expression vectors, and recovering immunoreactive proteins. Using molecular techniques it will be possible to produce large quantities of M. suis recombinant antigens. This would be a source of M. suis antigens that is convenient, renewable, and once purified, can be standardized for use in a immunoassay using the Luminex technology. Furthermore, a M. suis genomic library associated to its genes evaluation and development of recombinant antigens may provide crucial information about M. suis pathogenicity and vaccine potential.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ana Marcia de Sá Guimarães - Integrante / Joanne Belle Messick - Coordenador / Andrea Pires dos Santos - Integrante. Financiador(es): National Animal Disease Center-USDA-ARS - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Marcia de Sá Guimarães.
    18. 2008-2010. Detection of Mycoplasma suis in peccaries (Tayassu tajacu and Tayassu pecari)
      Descrição: Mycoplasma suis is the causative agent of eperythrozoonosis in domestic pigs. Although mycoplasma-like organisms have been observed attached to erythrocytes in blood smears of peccaries in Texas, USA, hemotrophic mycoplasmas have never been molecularly evaluated in these animals. Thus, the objective of this study was to detect M. suis in Brazilian captive peccaries maintained at Refúgio Bela Vista, Foz Iguaçu, by means of a conventional and a real-time PCR.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Marcia de Sá Guimarães - Integrante / Alexander Welker Biondo - Integrante / Joanne Belle Messick - Integrante / Odilon Vidotto - Integrante / Zalmir S Cubas - Integrante / Leonilda Correa Santos - Integrante / Molento, Marcelo B. - Coordenador / Moraes, Wanderlei - Integrante / Javorouski, Manoel L. - Integrante / Luciene Popp - Integrante / Santos, Andrea Pires - Integrante.
      Membro: Ana Marcia de Sá Guimarães.
    19. 2008-2010. Development of a TaqMan PCR for the detection of Mycoplasma suis in pigs
      Descrição: The aim of this study is to develop a highly sensitive and specific TaqMan PCR for the detection of M. suis in infected pigs. This assay will be used to evaluate the M. suis prevalence in commercial pig herds as well as to serve as a quantitative tool for future attempts to cultivate this microorganism. This project is part of the PhD studies of Ana Guimaraes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Ana Marcia de Sá Guimarães - Integrante / Joanne Belle Messick - Coordenador / Rosangela Poletto - Integrante / Ramesh Vemulapalli - Integrante / J N Marchant-Forde - Integrante / Santos, Andrea Pires - Integrante.
      Membro: Ana Marcia de Sá Guimarães.
    20. 2006-2008. Detection of mycoplasmas, bartonellas and feline leukemia virus in small neotropical felids maintained in captivity at Refúgio Bela Vista, Foz do Iguaçu
      Descrição: This study aim to investigate mucosal/hemotrophic mycoplasmas, bartonellas and FeLV in small neotropical felids. Total blood samples and oropharinx and conjunctival swabs will be collected from 57 neotropical felids (1 Leopardus geoffroyi, 17 L. wiedii, 22 L. tigrinus, 14 L. pardalis and 3 Puma yagouaroundi) maintained in captivity at Refúgio Bela Vista, Foz do Iguaçu. Clinical data, hemogram and clinical history of these animals will be available. Clinical materials obtained from oropharinx and conjunctiva will be cultured in specific media for Mycoplasma spp isolation. DNA of blood and swabs will be extracted using a commercially available kit and a boiling method, respectively. DNA samples from swabs will be subjected to a PCR for the detection of Mollicutes and M. felis; the latter will be developed by our laboratory. DNA samples from blood will subjected to a PCR for detection of Mycoplasma haemofelis (Mhf), ?Candidatus M. haemominutum? (CMhm), feline leukemia virus (FeLV) proviral DNA , and Bartonella spp. The association between hematological alterations and bartonella infection will be evaluated and a risk factor analysis will be performed. This project is part of the Master studies of Ana Guimaraes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . Integrantes: Ana Marcia de Sá Guimarães - Integrante / Alexander Welker Biondo - Integrante / Mauricio Yamaguti - Integrante / Jorge Timenetsky - Coordenador / Wanderlei Moraes - Integrante / Zalmir S Cubas - Integrante / Leonilda Correa Santos - Integrante / Renata Lopes Neto - Integrante / Marques, L.M. - Integrante / Oliveira, Rosângela C - Integrante.
      Membro: Ana Marcia de Sá Guimarães.
    21. 2005-2005. Exploratory study of Mycoplasma suis in four commercial pig farms from South Brazil
      Descrição: The aim of this study is to evaluate the prevalence of Mycoplasma suis infection in sows and piglets from commercial swine farms from South Brazil. Whole blood samples will be collected from these animals in four commercial pig herds in Santa Catarina, Brazil. DNA will be extracted using a commercial kit and samples subjected to a conventional M. suis PCR followed by a probe-specific Southern Blot detection of M. suis from the gel.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ana Marcia de Sá Guimarães - Integrante / Alexander Welker Biondo - Integrante / Anne Caroline de Lara - Integrante / Messick, Joanne Belle - Coordenador.
      Membro: Ana Marcia de Sá Guimarães.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (15)
    1. Prêmio CAPES de Tese - Medicina Veterinária - Orientadora da Pesquisadora Cristina K. Zimpel, CAPES.. 2023.
      Membro: Ana Marcia de Sá Guimarães.
    2. Top Downloaded Paper, Microorganisms.. 2020.
      Membro: Ana Marcia de Sá Guimarães.
    3. Moção honrosa da atuação do Projeto Biocientista Mirim junto ao Projeto Rondon em Taquarivaí, SP, Câmara de Vereadores de Taquarivaí.. 2018.
      Membro: Ana Marcia de Sá Guimarães.
    4. President's Volunteer Service Award, The White House, Washington.. 2014.
      Membro: Ana Marcia de Sá Guimarães.
    5. Outstanding student poster, American Society for Microbiology, General Meeting, Denver, CO, USA.. 2013.
      Membro: Ana Marcia de Sá Guimarães.
    6. Phi Zeta Graduate Student Research Award, Omicron Chapter of the Phi Zeta Society.. 2012.
      Membro: Ana Marcia de Sá Guimarães.
    7. ASM Student Travel Award, American Society for Microbiology.. 2012.
      Membro: Ana Marcia de Sá Guimarães.
    8. FEMS Young Scientist Grant, Federation of European Microbiological Societies.. 2012.
      Membro: Ana Marcia de Sá Guimarães.
    9. Bilsland Fellowship, Purdue University.. 2012.
      Membro: Ana Marcia de Sá Guimarães.
    10. One-Brick-Higher Award for Service to the Community, Purdue University Presidential Forum.. 2012.
      Membro: Ana Marcia de Sá Guimarães.
    11. Member of the Phi Zeta Honor Society of Veterinary Medicine, School of Veterinary Medicine - Purdue University.. 2011.
      Membro: Ana Marcia de Sá Guimarães.
    12. Honorable mention/Distinction for Scientific Contribution, Laboratory of Mycoplasmas, Universidade de São Paulo.. 2011.
      Membro: Ana Marcia de Sá Guimarães.
    13. Premio Impacto Cientifico FMVZ-USP 2009/2010, pelo artigo de mestrado publicado em 2010 (Veterinary Microbiology)., Faculdade de Medicina Veterinaria e Zootecnia da Universidade de Sao Paulo.. 2010.
      Membro: Ana Marcia de Sá Guimarães.
    14. 1 lugar no XIII Evento de Iniciação Cientíica da Universidade Federal do Paraná., Universidade Fedral do Paraná.. 2005.
      Membro: Ana Marcia de Sá Guimarães.
    15. 2º Lugar no XII Evento de Iniciação Científica UFPR, Universidade Federal do Paraná.. 2004.
      Membro: Ana Marcia de Sá Guimarães.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (41)
    1. ASM Microbe 2023. The transcriptional landscape of Mycobacterium africanum L6. 2023. (Congresso).
    2. M bovis 2022. Global distribution and evolution of Mycobacterium bovis lineages. 2022. (Congresso).
    3. Reunião Anual da FeSBE 2021. Insights from the Golden Syrian hamster model of infection and disease by SARS-CoV-2. 2021. (Congresso).
    4. Keystone Symposium - Tuberculosis: Mechanisms, Pathogenesis and Treatment.Genome sequencing of Mycobacterium pinnipedii strains: complete genetic characterization and evidence of superinfection in a South American sea lion (Otaria flavescens).. 2019. (Simpósio).
    5. Keystone Symposium - Tuberculosis: Translating Scientific Findings for Clinical and Public Health Impact.Mycobacterium bovis lineages: not a host but a geographical association. 2018. (Simpósio).
    6. ASM Microbe 2017. Characterization and purificatio of recombinant antigenic proteins of Mycoplasma agalactiae. 2017. (Congresso).
    7. I Workshop in Microbial Molecular Biology. 2017. (Oficina).
    8. CRWAD Conference.Complete genome sequencing and analysis of the red blood cell pathogen of llamas and alpacas, ?Candidatus Mycoplasma haemolamae?. 2014. (Encontro).
    9. 113th General Meetig of the American Society for Microbiology. Comparative Genomics and Phylogenomics of Hemotrophic Mycoplasmas. 2013. (Congresso).
    10. 27th Congresso de Microbiologia. Módulo de Micoplasmas. 2013. (Congresso).
    11. 112th General Meeting of the American Society for Microbiology. Mycoplasma suis antigels: from discovery to a multiplex microbead immunoassay. 2012. (Congresso).
    12. 19th Congress of the International Organisation for Mycoplasmology. The Mycoplasma genus: have the hemoplasmas crossed the li?. 2012. (Congresso).
    13. Phi Zeta Honor Society Meeting.Mycoplasma suis antigens: from discovery to the development of a multiplex microbead immunoassay. 2012. (Encontro).
    14. 111th General Meeting of the American Society for Microbiology. Mycoplasma suis: the Genome of an Uncultivable Hemotropic Bacteria. 2011. (Congresso).
    15. 18th Annual Midwest Microbial Pathogenesis Conference. 2011. (Congresso).
    16. Phi Zeta Honor Society Meeting.Complete Genome Sequence of Mycoplasma suis and Insights into Its Biology and Adaption to an Erythrocyte Niche. 2011. (Encontro).
    17. ACVP/ASVCP Combined Annual Meeting. A Genomic Survey for Putative Virulence Factors of Mycoplasma suis. 2010. (Congresso).
    18. Phi Zeta Honor Society Meeting.A quantitative TaqMan PCR assay for the detection of Mycoplasma suis. 2010. (Encontro).
    19. 2008 ACVP/ASVCP Combined Annual Meeting. PCR detection of Bartonella spp in the blood of a captive Brazilian jaguar. 2008. (Congresso).
    20. Fulbright Enrichment Seminar. 2008. (Seminário).
    21. Curso de Doenças Infecciosas de Felinos Domésticos e Selvagens Neotropicias. 2007. (Simpósio).
    22. Avesui. 2006. (Congresso).
    23. Congresso Latino Americano de Suinocultura. 2006. (Congresso).
    24. Curso de Biologia Molecular do Laboratório Central do Estado do Paraná.Biologia Molecular de Micoplasmas. 2006. (Outra).
    25. I Curso de Emergência em Felinos. 2005. (Outra).
    26. II Fórum de Zoonoses. 2005. (Outra).
    27. I Simpósio da Pós Graduação da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. 2005. (Simpósio).
    28. Aula magna por Dr. Murray E. Fowler ?Host, Agent, Environment and Infectious Disease Diagnosis?. 2004. (Outra).
    29. Curso de Extensão Universitária;Hemogasometria, hemoparasitoses e Neosporose aplicada a Medicina veterinária.. 2004. (Outra).
    30. III Seminário Internacional de Aves e Suínos; AveSui 2004. 2004. (Seminário).
    31. AveSui 2003 - II Simpósio Internacional de Mercado, Produção e Qualidade da Carne Suína.. 2003. (Simpósio).
    32. I Curso de Vídeo Cirurgia Colo Retal ? Teórico Prático.. 2003. (Outra).
    33. MED VET 2003 - Semana Acadêmica de Medicina Veterinária da PUCPR - Módulo de Animais Selvagens. 2003. (Outra).
    34. XI Congresso da Abraves ? Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos.. 2003. (Congresso).
    35. Conbremev ? 1º Congresso Brasileiro de Especialidades em Medicina Veterinária - I Encontro Abraves PR. 2002. (Congresso).
    36. Curso de Sanidade Suína. 2002. (Outra).
    37. I Congresso Latino Americano de Suinocultura, 3º Congresso de Suinocultura do MERCOSUL e 9º Congresso da Alvec (Associação Latina de Veterinários Especialistas em Suínos).. 2002. (Congresso).
    38. MEDVET 2002 ? Semana Acadêmica de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Módulo de Aves e Suínos. 2002. (Outra).
    39. V Seminário Internacional da Suinocultura - Agroceres PIC e Nutrição Animal. 2002. (Seminário).
    40. 1º Simpósio de Ciências Veterinárias e Atualização em Oncologia ? UFPR.. 2001. (Simpósio).
    41. X Congresso da Abraves. 2001. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. GUIMARÃES, A. M. S.; FURLAN, R.. Workshop de Difusão Científica e Metodologias Alternativas de Ensino da Biociência para o Ensino Fundamental e Médio: conectando a universidade à escola. 2018. Outro
    2. GUIMARAES, A. M. S.. XX Semana Acadêmica de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná. 2003. (Outro).. . 0.
    3. GUIMARAES, A. M. S.; BIONDO, A. W. ; Prosser, CS. I Curso de Atualização em Pequenos Animais - Prof Helio Autran de Moraes - Universidade de Wisconsin. 2003. Outro
    4. GUIMARAES, A. M. S.; BIONDO, A. W. ; Prosser, CS. II Curso de Atualização em Pequenos Animais Prof. Charles Wiedmeyer, DSc (Universidade de Missouri, Columbia). 2003. Outro
    5. Prosser, CS ; GUIMARAES, A. M. S.. Palestra Odontologia em Animais de Companhia - Cárie e Doença Periodontal - Rodrigo Okar. 2003. Outro
    6. BIONDO, A. W. ; GUIMARAES, A. M. S.. Palestra Rodococose e Mormo Equino e Abortamentos Infecciosos- Marcio Garcia. 2003. Outro
    7. GUIMARAES, A. M. S.. XIX Semana Acadêmica de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná e 30 Anos do Hospital Veterinário- Módulo de Sanidade Suína. 2002. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Ana Marcia de Sá Guimarães ⇔ Robson Francisco de Souza (2.0)
      1. ZIMPEL, CRISTINA KRAEMER ; PATANÉ, JOSÉ SALVATORE L. ; GUEDES, AURELIANO COELHO PROENÇA ; de Souza, Robson F. ; SILVA-PEREIRA, TAIANA T. ; CAMARGO, NAILA C. SOLER ; DE SOUZA FILHO, ANTÔNIO F. ; IKUTA, CÁSSIA Y. ; NETO, JOSÉ SOARES FERREIRA ; SETUBAL, JOÃO CARLOS ; HEINEMANN, MARCOS BRYAN ; GUIMARAES, ANA MARCIA SA. Global Distribution and Evolution of Mycobacterium bovis Lineages. Frontiers in Microbiology. v. 509125, p. 1-12, 2020. Qualis: A1
      2. ZIMPEL, CRISTINA KRAEMER ; BRANDÃO, PAULO E. ; DE SOUZA FILHO, ANTÔNIO F. ; de Souza, Robson F. ; IKUTA, CÁSSIA Y. ; FERREIRA NETO, JOSÉ SOARES ; CAMARGO, NAILA C. SOLER ; HEINEMANN, MARCOS BRYAN ; GUIMARÃES, ANA M. S.. Complete Genome Sequencing of Mycobacterium bovis SP38 and Comparative Genomics of Mycobacterium bovis and M. tuberculosis Strains. Frontiers in Microbiology. v. 8, p. 2389, 2017. Qualis: A1

    • Ana Marcia de Sá Guimarães ⇔ Joao Carlos Setubal (1.0)
      1. ZIMPEL, CRISTINA KRAEMER ; PATANÉ, JOSÉ SALVATORE L. ; GUEDES, AURELIANO COELHO PROENÇA ; de Souza, Robson F. ; SILVA-PEREIRA, TAIANA T. ; CAMARGO, NAILA C. SOLER ; DE SOUZA FILHO, ANTÔNIO F. ; IKUTA, CÁSSIA Y. ; NETO, JOSÉ SOARES FERREIRA ; SETUBAL, JOÃO CARLOS ; HEINEMANN, MARCOS BRYAN ; GUIMARAES, ANA MARCIA SA. Global Distribution and Evolution of Mycobacterium bovis Lineages. Frontiers in Microbiology. v. 509125, p. 1-12, 2020. Qualis: A1




(*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2024
Data de processamento: 05/12/2024 01:27:53